Quais são os conhecimentos básicos que devem complementar a NR 10?

Perguntado por: Pedro Salvador de Pires  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 5/5 (28 avaliações)

Curso NR 10 Complementar (SEP)
  • Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP.
  • Organização do trabalho.
  • Aspectos comportamentais.
  • Condições impeditivas para serviços.
  • Riscos típicos no SEP e sua prevenção.
  • Técnicas de análise de Risco no SEP.
  • Procedimentos de trabalho – análise e discussão.
  • Técnicas de trabalho sob tensão.

Quais são as principais exigências da NR 10?

Alguns dos principais requisitos incluem a realização de inspeções periódicas nas instalações elétricas, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, a adoção de medidas de controle de riscos elétricos e a capacitação dos profissionais que trabalham com eletricidade.

Quais os cursos complementares para a NR 10?

NR - 10 Complementar (SEP) - Segurança no Sistema Elétrico de Potência
  • Curso de Acesso por Cordas - Anexo I - NR-35.
  • Resgate Técnico Industrial em Altura e/ou em Espaço Confinado - Nível Operacional - NBR 16710-1.
  • NR - 33 Curso Trabalhador Autorizado e Vigia.
  • NR - 35 - Curso de Trabalhos em Alturas.

Quais os pontos principais da NR 10?

Os principais pontos que podemos encontrar na NR 10, são:
  • Medidas de controle;
  • Medidas de proteção coletiva;
  • Medidas de proteção individual;
  • Segurança em projetos;
  • Segurança na construção, montagem, operação e manutenção;
  • Segurança em instalações elétricas desenergizadas;
  • Segurança em instalações elétricas energizadas;

O que a NR 10 exige?

A Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta, ou indiretamente, interajam em instalações elétricas ...

#SextouComNR – Tudo que você precisa saber sobre a NR-10 - Serviços em Eletricidade

25 questões relacionadas encontradas

Quanto à NR 10 é correto afirmar que?

qualquer engenheiro eletricista formado por uma instituição reconhecida pelo Sistema Oficial de Ensino será considerado um trabalhador capacitado e habilitado, ainda que não possua registro no competente conselho de classe.

Quais são os requisitos para trabalhar em atividades elétricas de acordo com a NR 10?

Além do oferecimento dos EPIS adequados para trabalhar com eletricidade, a empresa também só pode contratar trabalhadores devidamente certificados pelo curso de NR 10 básico. Essa exigência é necessária pois o curso de NR 10 é um treinamento que aborda os riscos presentes na atividade.

Qual o objetivo do treinamento de NR 10?

O grande objetivo do treinamento da NR10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas, com o intuito de implementar medidas preventivas e de controle, de modo a garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores, que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente.

Quais são as medidas de controle da NR 10?

Medidas de controle NR10: Proteção

Essa etapa foca na aplicação de dispositivos de segurança e equipamentos de proteção individual (EPIs). Alguns exemplos são o uso de barreiras isolantes, disjuntores, fusíveis, luvas isolantes, óculos de segurança, entre outros, para minimizar o impacto de possíveis acidentes.

Qual é a importância da NR 10 em um ambiente de trabalho?

O principal propósito da NR-10 é resguardar a segurança dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com instalações elétricas.

Como é feito o curso nr-10?

O treinamento da NR 10 deve ter uma carga horária mínima de 40 horas e contemplar três áreas de conhecimento: elétrica, segurança e médica. Sendo que um profissional legalmente habilitado deve ministrar cada área.

Quantas horas dura o curso nr-10?

A NR 10 prevê que o treinamento Básico deve possuir, no mínimo, 40 horas de conteúdo programático. Já o de Reciclagem deve ter a carga horária e o conteúdo de acordo com a necessidade que o motivou, conforme vimos no levantamento do item anterior.

Qual a carga horária da NR 10?

O curso básico da NR-10 tem a carga horária mínima de 40 horas, com uma programação de assuntos de natureza multiprofissional (Equipamentos de proteção coletiva e individual, Proteção e combate a incêndios, Primeiros socorros, Análise e antecipação de riscos, Norma técnicas, Medidas de proteção disponíveis, entre ...

O que fala à NR 10 sobre sinalização de segurança?

Curso NR 10 Sinalização de Segurança

A sinalização de segurança consiste num procedimento padronizado destinado a orientar, alertar,avisar e advertir as pessoas quanto aos riscos ou condições de perigo existentes, proibições de ingresso ou acesso e cuidados e identificação dos circuitos ou parte dele.

Quais são os 4 principais riscos em eletricidade?

O choque elétrico, mecanismos e efeitos; Arcos elétricos; queimaduras e quedas; Campos eletromagnéticos.

Quais as 4 ações para controle dos riscos?

Prevenção; Controles de engenharia; Controles por meio de procedimentos organizacionais; Equipamentos de Proteção Individual.

Qual é o foco principal da NR 10?

O principal objetivo da norma regulamentadora NR 10 é minimizar os riscos associados ao uso de energia elétrica para promover segurança e saúde aos colaboradores que trabalham com eletricidade.

Qual o principal foco da NR 10?

Garantir a proteção de trabalhadores que atuam em contato com serviços e instalações elétricas é o principal objetivo da norma regulamentadora 10 e do curso de NR-10. Isso porque os trabalhadores que atuam nessa área estão sob risco de choques, queimaduras, explosões, perda de consciência e até mesmo quedas.

Por que foi criada a NR 10?

Devido ao grande risco de acidentes de trabalho e de danos ao patrimônio, a NR 10 foi criada em junho de 1978. Ao seguirem todos os pontos determinados pela norma regulamentadora, as indústrias reduzem de maneira considerável os riscos de explosões e outros acidentes graves.

O que é a NR 10 e qual é a sua importância?

A NR 10, Norma Regulamentadora que dispõe sobre “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”, existe no ordenamento jurídico brasileiro desde 1978, quando editada pela portaria nº 3.214, e foi reformulada em 2004 pela portaria nº 598.

Onde a NR 10 não se aplica?

10.14.6 Esta NR não é aplicável a instalações elétricas alimentadas por extra-baixa tensão. Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. Área Classificada: local com potencialidade de ocorrência de atmosfera explosiva.

Quais as 4 áreas da energia elétrica prevista a aplicação da NR 10?

Montagem de projeto elétrico; Manutenção ou reparos das instalações elétricas; Fases de geração de energia elétrica; Transmissão de energia elétrica, entre outros.

Quais são as 3 faixas de tensão e seus valores de acordo com a NR 10 previstas no trabalho com eletricidade?

Neste ponto, a tensão está entre 50 volts e 1.000 volts para corrente alternada e entre 120 volts e 1.500 volts para corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

O que é alta tensão para a NR 10?

Para a NR10, tensões superiores a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, seja entre fases ou entre fase e terra, configuram Alta Tensão (AT).

Quais são os tipos de isolamento de acordo com a NR 10?

Tipos de isolações:

Ex: Isolação com fita isolante. Suplementar: destinada a assegurar a proteção contra choques elétricos no caso de falha da isolação básica. Ex: Isolamento com fita isolante complementada por mangueira isolante. Dupla: composta por isolação básica e suplementar.

Artigo anterior
Qual a composição da argila verde?
Artigo seguinte
Quais são as cidades do interior de SP?