Quais são os conceitos de uma teoria materialista?

Perguntado por: Hélder Cláudio Costa Maia  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

Para quem não está familiarizado com o assunto, a concepção materialista afirma que a matéria é essencial para a formação do ser humano, dos fenômenos naturais, sociais, históricos, mentais, culturais e de todas as coisas. Nesse sentido, a matéria precede o pensamento.

O que é a teoria materialista?

O materialismo é uma concepção filosófica que admite a origem e a existência humana a partir de uma condição concreta: a matéria. É uma corrente que acredita nas circunstâncias concretas e materiais como principal meio de explicação da realidade e seus fenômenos sociais, históricos e mentais.

Quais conceitos da teoria de Marx?

Para Marx, entre as classes de cada sociedade há uma luta constante por interesses opostos, na sociedade capitalista, a divisão social ocorreu devido a apropriação dos meios de produção para um grupo de pessoas (burgueses) e outro grupo explorado devido à sua capacidade e força de trabalho (proletariado).

Quais as principais características do materialismo?

Uma das principais características do materialismo é sua busca pela explicação dos fenômenos da realidade a partir de condições estritamente concretas e materiais, donde se pode compreender de modo racional as fontes que geram as dinâmicas sociais, históricas, psicológicas, epistemológicas, etc.

Quais são os conceitos do materialismo dialético?

O que é Materialismo dialético:

Trata-se de uma teoria filosófica cujo conceito defende que a realidade da sociedade é definida por meios materiais com base em estudos que podem ser realizados, por exemplo, no âmbito da economia, da geografia, das ciências, etc.

Karl Marx: O que é Materialismo Histórico e Dialético?

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os três princípios do materialismo dialético?

Os princípios fundamentais do materialismo dialético são quatro: (1) a história da filosofia, que aparece como uma sucessão de doutrinas filosóficas contraditórias, dissimula um processo em que se enfrentam o princípio idealista e o princípio materialista; (2) o ser determina a consciência e não inversamente; (3) toda ...

Quais são as três fases da dialética?

Os três momentos da dialética hegeliana são: Tese, antítese e síntese. C) Tese: afirmação de um conteúdo; antíte- se: negação da tese; síntese: negação da negação ou uma nova afirmação.

Quais são as principais características do materialismo histórico e dialético?

O método materialista histórico-dialético caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, isto é, trata-se de descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade.

Quais são os tipos de materialismo?

Embora seja materialista toda a doutrina que afirma ser a matéria a única causa das coisas, há diferentes tipos de materialismo, sendo de destacar o materialismo histórico e o materialismo dialético.

Quais são as características e principais autores da corrente filosófica materialismo dialético?

O materialismo dialético é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história. Essa teoria faz parte do marxismo socialista, criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

Quais são os principais conceitos de Max Weber?

Sociologia
  • Ação Social para Max Weber. Talvez o conceito mais importante da teoria weberiana seja o de “ação social”, que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da Sociologia. ...
  • Tipos de ações sociais. ...
  • Racionalização do mundo social. ...
  • Tipos de racionalidade. ...
  • Tipos ideais.

Quais são os principais conceitos da sociologia de Max Weber?

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

O que é a teoria personalista?

A teoria personalista atribui às pessoas a responsabilidade para cada conta. Isso significa que uma pessoa era responsável por cada conta. As contas nessa teoria contábil são classificadas em contas dos agentes consignatários, agentes correspondentes e Contas dos proprietários.

O que significa dizer que Marx era materialista?

Marx é materialista porque extrai das relações de trabalho a existência do social. Segundo ele, a sociedade só existe a partir das relações materiais de produção.

Quais são os filósofos materialistas?

Apesar disso, no que se refere à concepção primeira da ideia de materialismo, considera-se os estoicos, Lucrécio, Epicuro, Leucipo e Demócrito como os primeiros filósofos materialistas.

O quê é materialismo e o que ele constitui?

Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.

O quê é materialismo moderno?

Nele, Marx delineia as linhas gerais de sua crítica ao materialismo antigo, reducionista, não dialético, embora curto, é um dos textos fundadores do materialismo dialético fundado por Marx e Engels. ...

Qual a diferença entre materialismo histórico e dialético?

O materialismo dialético é a concepção filosófica do Partido marxista-leninista. ... O materialismo histórico é a aplicação dos princípios do materialismo dialético ao estudo da vida social, aos fenômenos da vida da sociedade, ao estudo desta e de sua história.

O que é e quais as características do materialismo histórico dialético e sua relação com a produção do espaço?

O materialismo dialético é um conceito desenvolvido pelos sociólogos e filósofos Karl Marx e Friedrich Engels. A partir dele, é possível desenvolver análises acerca das relações estabelecidas entre grupos de indivíduos e suas conexões com os processos de mudanças sociais.

Quais as principais ideias do materialismo histórico?

O materialismo histórico é uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade.

Quantas fases tem a dialética?

b) Duas fases, por isso o nome "dialética".

Quais os principais processos da dialética?

A dialética hegeliana é composta de três elementos - tese, antítese e síntese.
  1. Tese. A tese é a afirmação inicial, a proposição que se apresenta.
  2. Antítese. A antítese é a refutação ou negação da tese. ...
  3. Síntese. A síntese é composta a partir da convergência lógica (lógica dialética) entre a tese e sua antítese.

Quais são os elementos constitutivos da dialética?

Elas são as relações: 1) individual-particular-geral; 2) causa- efeito; 3) necessidade-causalidade; 4) essência-aparência; 5) conteúdo-forma; 6) possibilidade-realidade.

O que é o método dialético de Marx?

O método em Marx é um movimento dialético que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência e, por isso, teoria, método e concreto social constituem uma unidade metodológica. Palavras-chave: Método marxiano.

O que é tese antítese e síntese?

A tese é a afirmação. A antítese é a negação da tese. A síntese é a negação da antítese ou negação da negação. ... Tanto “agora” como “dia” tornam-se assim a antítese, ou seja, contrários ao que antes era afirmado.

Artigo anterior
Quanto tempo a máquina de lavar fica de molho?
Artigo seguinte
Qual óleo atende a especificação VW 501 01?