Quais são os componentes de um motor?

Perguntado por: Margarida Teixeira de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

Por isso, é fundamental conhecer os principais componentes do motor de um carro, de modo a tentar entender tudo que pode dar errado com ele.
  • O Alternador. ...
  • Os Anéis de Segmento do Pistão. ...
  • A Bateria. ...
  • O Cabeçote. ...
  • Os cilindros. ...
  • Os pistões. ...
  • O Solenoide de partida. ...
  • As válvulas.

Quais são as 3 partes do motor?

Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 2.

Como é formado o motor?

Dentro do motor existe um mecanismo chamado cilindro, dentro dele estão posicionados: vela, bico injetor de combustível e pistão. A vela é responsável por gerar faíscas dentro do cilindro e dar ignição no combustível liberado pelo bico injetor.

Quais são as quatro partes do motor?

Quais as partes básicas do motor de um carro?
  • Válvulas. As válvulas de admissão e escape abrem no momento adequado para deixar ar e combustível entrarem e sair. ...
  • Anéis do pistão. Os anéis de pistão proporcionam uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e o bordo interior do cilindro. ...
  • Biela. ...
  • Virabrequim. ...
  • Cárter.

Como se divide o motor de carro?

É dividida em três partes: cabeça, corpo e pé, sendo que a cabeça está ligada ao pistão por meio do pino e o pé está ligado ao virabrequim mediante um material antifricção chamado de bronzina.

Conheça as principais partes do motor de um carro

44 questões relacionadas encontradas

Quais as principais partes do carro?

Para te ajudar, vamos explicar neste post o funcionamento de cinco das principais peças do carro.
...
As principais peças do carro que você precisa conhecer!
  • Velas de ignição. ...
  • Filtro de óleo. ...
  • Pistão. ...
  • Caixa de câmbio. ...
  • Suspensão.

Como é que o motor funciona?

A rigor, o motor a combustão funciona, como o nome sugere, com explosões. Elas ocorrem dentro dos cilindros e transformam o combustível líquido em energia cinética que move as rodas. Para essas explosões ocorrem, é necessário combustível, oxigênio e eletricidade.

Qual é a função do motor?

A função principal do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro. Dentro de cada cilindro – carros de passeios normalmente têm quatro ou seis – estão os pistões.

Como é o funcionamento de um motor?

O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados. O motor que normalmente equipa os automóveis é o motor de explosão ou de combustão de quatro tempos.

Quais são as partes de um motor a combustão?

As partes essenciais de um motor a combustão são: vela de ignição, válvula de admissão, câmara de combustão, mola da válvula, válvula de escape, água de refrigeração, bloco de cilindros, biela, cárter, pistão, virabrequim e pistão.

O que é o bloco cárter e pistão?

O bloco do motor ou bloco de cilindros é uma peça fundida em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna bem como os suportes de apoio da cambota (virabrequim). O produto da área do pistão pelo curso do mesmo determina a cilindrada do motor.

Como ocorre a combustão no motor dos automóveis?

Uma mistura de ar e vapor de gasolina entra pela válvula para ser “aspirada” para dentro da câmara de combustão, que está a baixa pressão. O pistão chega ao ponto morto inferior, e a válvula de admissão fecha, completando o primeiro tempo do motor.

Como é o funcionamento de um motor a gasolina?

O princípio é o mesmo: dentro do cilindro, entra ar e combustível. Uma faísca queima o produto e o ar que estiver misturado ali explode, movimentando o pistão. Para que isso aconteça com gasolina, tem que haver uma parte dela para 14 de ar. Já com o álcool, é uma parte para apenas nove.

Como funciona um motor de dois tempos?

Motor 2 tempos:

No primeiro tempo, o pistão sobe e comprimi a mistura no cilindro produzindo rarefação no cárter. Depois disso, acontece a ignição e a combustão da mistura. No segundo tempo, os gases da combustão se expandem e fazem o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter.

Qual é a definição de motores?

1. Que dá movimento. 2. [ Anatomia ] Que transmite movimento.

Qual a função de um motor de combustão?

O motor de combustão interna, também conhecido como motor a explosão, é uma máquina térmica que tem como função converter energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. Os tipos de motor de combustão interna mais utilizados são o motor a gasolina e o motor a diesel.

Qual é a função de um motor de arranque?

O motor de partida transforma a energia elétrica que recebe da bateria em energia mecânica para girar o motor a combustão e vencer a resistência ao movimento – causada pela compressão dos cilindros, atrito (que é ainda maior com o motor frio) e o peso das peças internas, como pistões, bielas e virabrequim.

Como funciona um motor de 3 tempos?

Um ciclo de três tempos é obtido com a utilização de dois pistões compartilhando um mesmo cilindro. ... O pistão c-e é conectado ao virabrequim através de duas bielas, da mesma forma que em um motor convencional. O pistão e-a é montado acima do pistão de c-e e é conectado a uma base através de uma haste.

Como funcionam os motores gasolina diesel 2 e 4 tempos?

Primeiro tempo – Compressão e Admissão: o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo rarefação no cárter. Logo após acontece a ignição e a combustão da mistura. Segundo tempo – Escape e Transferência de calor: os gases da combustão se expandem e o pistão desce, comprimindo a mistura no cárter.

Quais são os 4 tempos de um motor?

Os quatro tempos do ciclo Otto
  • Primeiro tempo - Admissão.
  • Segundo tempo - Compressão.
  • Terceiro tempo - Explosão/Combustão.
  • Quarto tempo - Exaustão.

Quais as diferenças entre o motor a álcool e a gasolina?

Com o uso da gasolina, a combustão no motor é incompleta e feita por velas. Com o diesel, a combustão também é incompleta, mas acontece por compressão. Ao contrário destes dois, com o álcool, a combustão é completa, feita através de alta taxa de compressão que gera gás carbônico e água.

Como funciona o motor de combustão de um veículo e o que a termodinâmica tem a ver com isso?

No caso do motor de combustão interna, calor liberado na explosão da mistura 'combustível + ar' expande os gases resultantes da combustão. Parte desse calor é, portanto, utilizado para realizar trabalho sobre o pistão, cujo movimento é transmitido para as rodas do carro, fazendo-o se movimentar.

Como é feita a combustão da gasolina?

A combustão ocorre quando o combustível (substância de potencial energético) é oxidado pela ação do comburente (geralmente ar atmosférico ou gás oxigênio), produzindo energia na forma de calor.

O que é o bloco do carro?

O bloco do motor é o componente central do motor. Nele está integrado o acionamento por manivela completo com pistões, cilindros e bielas. Nos motores para veículo utilitário também frequentemente os eixos de comando.

Qual material é feito bloco do motor?

Os blocos de motor são fabricados com o ferro fundido vermicular perlítico EN-GJV-450 ou EN-GJV-500. Em virtude do seu potencial de grafitização mais elevado, em comparação com o ferro fundido cinzento, o vermicular é ligado com cobre e um pouco de estanho, caso necessário.

Artigo anterior
O que um estoquista precisa ter?
Artigo seguinte
Quais são os números ordinais?