Quais são os benefícios que a natação promove para os portadores de necessidades especiais?

Perguntado por: Fábio Henrique Freitas de Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)

Esta modalidade proporciona muitos benefícios ao deficiente físico, como: diminuição de dores e espasmos musculares, fortalecimento dos músculos enfraquecidos e aumento da tolerância ao exercício, reeducação do músculo paralisado, melhoria da circulação sanguínea, do equilíbrio, da coordenação, da postura e da força.

Quais são os principais benefícios da natação?

Alguns dos benefícios da natação são:
  1. Mantém o coração mais saudável. ...
  2. Favorece o aumento da massa muscular. ...
  3. Protege as articulações. ...
  4. Contribui para um peso ideal. ...
  5. Melhora a postura e a flexibilidade.

Quais os benefícios da natação para as pessoas com deficiência?

RESULTADOS: Segundo o autor Souza (2009) a natação para deficientes tem fim terapêutico, recreativo ou competitivo, proporcionando benefícios físicos e fisiológicos, psicossociais, coordenação, resistência, flexibilidade, reeducar a musculatura, equilíbrio, autoestima e autoimagem.

Quais os benefícios que o esporte pode proporcionar aos portadores de necessidades especiais?

Benefícios do esporte adaptado para deficientes físicos
  • Reabilitação física, psicológica e social;
  • Ganho de autoconfiança;
  • Ganho de independência nas atividades diárias;
  • Criação de amizades;
  • Melhora no bem-estar e na qualidade de vida;
  • Prevenção de doenças;
  • Prevenção de ansiedade e depressão;
  • Dentre outros.

Qual a importância do esporte para os deficientes?

A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa.

Os benefícios da Natação para portadores de deficiência

42 questões relacionadas encontradas

Quais benefícios da prática de esportes adaptados para a vida dos estudantes com necessidade especiais?

Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência. A prática de exercícios também contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade.

O que é natação para deficientes?

Natação paralímpica é um exercício destinado a atletas de todos os tipos de deficiência, sendo que estão divididos em dois grupos: os portadores de deficiência visual e todos os outros. As regras são as mesmas da Federação Internacional de Natação, com adaptações, em especial às partidas, viradas e chegadas.

Como é possível a participação de deficientes físicos em atividades de natação?

Dependendo da deficiência, os atletas também podem solicitar o auxílio de alguém da equipe para dar apoio na borda da piscina ao entrar e sair da água. Durante as provas, os árbitros fiscalizam se os estilos estão sendo respeitados, o número de voltas e se a virada é executada corretamente.

Qual a principal adaptação na natação para pessoas com deficiência visual?

de acordo com a deficiência é permitido sair do bloco ou do interior da piscina. Nas provas dos deficientes visuais é permitido avisá-los da proximidade da virada ou da saída do bloco, mas não verbalmente. Os competidores B1 são obrigados a usar óculos opacos para competir.

Como funciona a natação para deficientes visuais?

As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. Os nadadores cegos recebem um aviso do tapper, por meio de um bastão com ponta de espuma quando estão se aproximando das bordas. A largada também pode ser feita na água, no caso de atletas de classes mais baixas, que não conseguem sair do bloco.

Como é feito a comunicação com os nadadores cegos?

Nas provas dos deficientes visuais é permitido avisá-los da proximidade da virada ou da saída do bloco, mas não verbalmente. Caso a prova na mesma raia sempre que a mesma esteja livre. Em caso contrário, o técnico pode indicar verbalmente que troque de raia.

Quais são as regras da natação adaptada?

A piscina paralímpica tem as mesmas medidas que a olímpica: 50m de comprimento e 25m de largura, com 8 raias para competição. As distâncias para as provas variam de 50m a 400m. Os nadadores competem nas provas de nado livre, costas, peito, borboleta, medley e revezamentos.

Quais são os tipos de natação para pessoas com deficiências?

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), existem três classes distintas: S (nado livre, costas e borboleta), SM (nado medley) e SB (nado peito). Depois disso, as provas são divididas de acordo com o comprometimento físico ou visual dos atletas ou praticantes.

Como e por quem é feita a classificação do nível de deficiência dos atletas da natação?

O atleta é submetido à equipe de classificação, que procederá a análise de resíduos musculares por meio de testes de força muscular; mobilidade articular e testes motores, todos realizados dentro da água. Vale a regra de que, quanto maior a deficiência, menor o número da classe.

Para qual tipo de deficiência física Destina-se a natação paraolímpica?

A natação paralímpica destina-se a indivíduos com deficiências físicas, visuais ou cognitivas. Dentre as primeiras, existe uma variedade: é possível tetraplegia, paraplegia, hemiplegia (comprometimento motor de um lado do corpo), nanismo, amputação, entre outras menos conhecidas.

Quais são os esportes para pessoas com deficiência?

Esportes para pessoa com deficiência
  • Basquete. A altura da tabela, as dimensões da quadra e as regras gerais são iguais às do basquete tradicional. ...
  • Atletismo. ...
  • Bocha. ...
  • Tênis de mesa. ...
  • Handebol. ...
  • Vôlei. ...
  • Hipismo. ...
  • Futebol de 5.

Qual a classificação da natação?

As provas da natação são todas classificadas pela letra S (swimming). Quando a prova for nado livre, costas ou borboleta a letra “S” vem sozinha; quando a prova for nado peito (breaststroke), ela será representada pelas letras “SB”; quando a prova for nado medley, ela será representada pelas letras “SM”.

Como é feita a natação?

Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. No nado crawl, o peito fica submerso, as batidas de pernas são alternadas, os braços são alternados simultaneamente. A força dos movimentos das pernas é de cima para baixo.

Quais os benefícios do esporte adaptado como fator de inclusão social para os alunos com deficiência?

Para Gorgatti (2005) além da melhora geral da aptidão física, o esporte adaptado auxilia em um enorme ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias, além de uma melhora do autoconceito e da autoestima.

Quais as categorias da natação paralímpica?

Os atletas competem nos quatro estilos: livre, costas, borboleta e peito em provas divididas nas categorias masculino e feminino. As distâncias das provas vão de 50 a 400 metros, além de revezamentos, e as series são dívidas de acordo com a classe funcional dos atletas.

O que é o Tapper?

Você sabe o que é tapper? É um bastão com uma espuma na ponta que auxilia os competidores com deficiência visual na natação. Durante a competição, ajudantes com este bastão ficam na ponta da piscina e tocam na cabeça do atleta para indicar que estão se aproximando da borda, evitando que batam na parede.

Quais são os 4 objetivos da Iniciacao do esporte adaptado?

Quatro categorias de objetivos foram desenvolvidas por Wheeler, Steadward, Legg, Hutzler, Campbell e Johnson (1999) em relação à iniciação ao esporte adaptado: reabilita- ção, oportunidade social, recrutamento e continuidade no esporte.

O que caracteriza o esporte adaptado?

Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. Para tanto regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas2.

Quais as adaptações necessárias para a prática da natação paralímpica por pessoas com deficiência visual?

As regras são as mesmas da Federação Internacional de Natação Amadora-FINA, com adaptações – em especial, com relação às largadas, viradas e chegadas. Os nadadores cegos recebem um aviso quando estão se aproximando das bordas da piscina, por meio de um bastão com ponta de espuma com o qual seus técnicos os tocam.

Qual a origem da natação adaptada?

A Natação Competitiva Adaptada

Em 1948, o médico Ludwig Guttmann iniciou o movimento dos esportes adaptados e fundou os Jogos de Stoke Mandiville, na Inglaterra. A primeira modalidade dos Jogos foi o arco e flecha, sendo mais tarde introduzidas outras modalidades, adaptações e regulamentações.

Artigo anterior
O que é considerado produto integral?
Artigo seguinte
Porque as pessoas inteligentes são preguiçosas?