Quais são os benefícios do brócolis?

Perguntado por: Diana Yara Miranda de Esteves  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

Para que o brócolis é bom?

O brócolis é um vegetal que fornece muitos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir o colesterol, melhorar a digestão, evitar a prisão de ventre, aumentar as defesas do organismo e prevenir doenças cardiovasculares.

Qual a melhor forma de comer brócolis?

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante 20 minutos para evitar a perda de vitamina C.

Quais são os benefícios do brócolis e da couve-flor?

Eles apresentam muitos benefícios para a saúde e são considerados alimentos funcionais. Esses vegetais são ricos em fibras, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio) e vitaminas (E, K e C), além de apresentarem baixo teor calórico e serem fontes de luteína, betacaroteno, quercetina e antioxidantes.

Quais as vitaminas que tem o brócolis?

Os brócolis pertencem à família dos crucíferos, juntamente com a couve-flor, o repolho, o agrião e a couve. O alimento é bastante nutritivo, sendo uma boa fonte de fibras e proteínas, além de ter ferro, potássio, cálcio e magnésio. E também possui vitaminas A, C, E e K.

Esta é a MELHOR FRUTA para limpar os vasos sanguíneos

36 questões relacionadas encontradas

É melhor comer brócolis cru ou cozido?

Brócolis cozido ou cru? Proporciona maiores benefícios à saúde quando ingerido cru. Um estudo descobriu que os níveis sanguíneos do composto sulforafano, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer, foram cerca de 30% mais altos nos indivíduos quando eles comeram brócolis cru em comparação ao cozido.

É bom comer brócolis todos os dias?

Seu alto conteúdo de vitaminas A, B, C, E e K fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e previne as doenças vasculares. O brócolis também tem uma quantidade de fibras suficiente para evitar doenças do cólon. Por isso não deve faltar em nosso cardápio semanal. É definitivamente um exemplo de alimento saudável”.

Qual a parte mais nutritiva do brócolis?

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

O que é melhor couve ou brócolis?

Para a especialista, os dois alimentos são ótimos para quem deseja emagrecer, já que carregam poucas calorias. Além disso, têm fibras, substâncias que contribuem para a saciedade e a manutenção da glicemia – quesito em que os brócolis levam vantagem.

O que o couve-flor faz no corpo?

A couve-flor conta com diversos nutrientes dignos de um prato principal. Como ela é rica em antioxidantes (moléculas capazes de proteger as células contra radicais livres), seu consumo ajuda na redução de inflamações e melhora a imunidade.

Quantas vezes por semana devemos comer brócolis?

De acordo com a nutricionista Andressa Fontes, estudos sugerem que o consumo de brássicas atua na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente CA de estômago, cólon, pulmões e mama. Os benefícios protetores associados ao brócolis já podem ser observados com o consumo em pelo menos uma vez por semana.

Pode comer brócolis à noite?

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono.

Como cozinhar o brócolis para não perder os nutrientes?

Deixar o brócolis na água fervente por 3 minutos é suficiente para cozinhá-lo sem perda significativa de nutrientes. Além disso, procure cortar o vegetal pouco tempo antes da preparação.

Qual a parte do brócolis que se come?

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Quando não consumir o brócolis?

Flores amareladas. Um dos primeiros sinais de que o brócolis não está mais fresco e já iniciou o seu processo de empodrecimento é quando o topo começa a ficar amarelado.

Pode comer brócolis com beterraba?

A vantagem de ter uma horta é que você pode comer até as folhas dos brócolis e da beterraba. Aliás, os talos da beterraba refogados ficam uma delícia.

Pode comer os talos do brócolis?

Muito saboroso e extremamente saudável, o brócolis é um dos ingredientes mais versáteis na cozinha. Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista Renata Guirau.

Para que o repolho é bom?

Colocar o repolho na sua dieta rotineira ainda vai trazer outros benefícios:
  • Previne o câncer, especialmente o de intestino.
  • Combate o surgimento de catarata nos olhos.
  • Previne o surgimento da doença de Alzheimer.
  • Alivia dores musculares.
  • Combate o diabetes.
  • Ajuda no bom funcionamento do coração.

Quais os benefícios do brócolis para quem malha?

O brócolis traz benefícios muito importantes para quem faz musculação e deveria ser um alimento “obrigatório” em uma dieta para hipertrofia ou queima de gordura. Brócolis é rico em fibras: Rico tanto em fibras solúveis como insolúveis.

O que tem mais proteína brócolis ou carne?

Qual desses possui mais proteína? É óbvio que é a carne. Mas há algum tempo e ainda hoje, divulgam a informação de que em 100 calorias de carne temos entre 6,5 e 8 gramas de proteína e em 100 calorias de brócolis temos 11,1 gramas de proteína, concluindo que o brócolis teria mais proteína que a carne.

Pode comer o brócolis cru?

Mesmo que esses métodos sejam bem comuns, cozinhar o brócolis diminui o valor nutricional e a textura crocante dele. Para absorver todos os nutrientes que o brócolis tem a oferecer, que tal comê-lo cru? Você pode mergulhar os floretes em um molho cremoso caseiro ou fazer uma salada bem colorida para um almoço rápido.

Quais os 2 tipos de brócolis?

O brócolis é uma variedade de Brassica oleracea e é uma planta herbácea, de caule longo e ereto, com folhas de nervuras pouco salientes e pedúnculos compridos. No Brasil, cultivam-se dois tipos de brócolis: o ramoso e o de cabeça.

Quem tem diabetes pode comer brócolis?

O brócolis ainda contém um composto denominado sulforafano, que desempenha um papel significativo no controle da resistência à insulina e nos níveis de glicose no sangue. Um estudo conduzido com indivíduos diabéticos revelou que esse composto químico reduziu os níveis de glicose sanguínea em mais de 10%.

Como fazer a higienização do brócolis?

A hortaliça in natura pode ser lavada em água corrente e/ou deixada de molho em água com um pouco de vinagre por cerca de 30 minutos. Depois disso, pode ser preparada e consumida da forma que for desejada.

Quem tem problema de tireoide pode comer brócolis?

Já os alimentos como o brócolis, nabo e o repolho devem ser consumidos com moderação, pois contêm glicosinolatos, que são compostos que podem diminuir a produção de hormônios na tireoide, prejudicando o funcionamento da glândula.

Artigo anterior
Como consultar dados da carteira de trabalho?
Artigo seguinte
Como acabar com a pochete?