Quais são os atributos de Deus segundo o Espiritismo?

Perguntado por: Mónica Mendes Matias  |  Última atualização: 30. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

Os atributos de Deus no espiritismo são qualidades e características que são atribuídas a Deus, como amor, sabedoria, justiça, bondade, misericórdia, entre outros. Esses atributos são considerados essenciais para a compreensão da natureza divina e são fundamentais para a prática e vivência do espiritismo.

Quais são os atributos do espírito doutrina espírita?

É dotado de razão, consciência, livre-arbítrio e responsabilidade.

Quais os atributos da divindade?

Podemos assim dizer que Deus é a SUPREMA e SOBERANA INTELIGÊNCIA, ETERNO, IMUTÁVEL, IMATERIAL, ONIPOTENTE, SOBERANAMENTE JUSTO e BOM, INFINITAMENTE PERFEITO e ÚNICO.

O que é Deus para os espíritas?

Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.

O que é Deus segundo o Livro dos Espíritos?

Deus, segundo a Revelação Espírita, é a inteligência suprema do Universo, a causa primária de todas as coisas; é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

Cosme Massi • Os Atributos de Deus

22 questões relacionadas encontradas

Onde está Deus no espiritismo?

A existência de Deus

A Doutrina Espírita, para chegar à crença na existência de Deus, parte do pressuposto de que não existe efeito sem causa. Dessa forma, Deus é o criador de todas as coisas, a inteligência suprema, causa primária de todos os fenômenos, de todas as existências, de todos os efeitos.

Onde podemos encontrar Deus Segundo o espiritismo?

Deus não está restrito a uma pessoa, por mais evoluída que seja, como Jesus. Deus não está no céu. Deus, segundo a Revelação Espírita, é a inteligência suprema do Universo, a causa primária de todas as coisas; é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

O que os espíritas acreditam sobre Jesus?

O espírita acredita que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença espírita.

Como foi o nascimento de Jesus segundo o espiritismo?

Tanto Mateus como Lucas registram que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo num tempo quando José estava noivo de Maria, mas antes de ter tido relações com ela. (Mt 1:18; Lc 1:27, 35). Lucas registra a revelação recebida por Maria por intermédio de um anjo. Mateus registra a revelação dada a José.

Quem os espiritismo adoram?

Para o espiritismo, os santos são espíritos iluminados a serviço do mestre Jesus. O espiritismo é contra a adoração e a devoção desses espíritos da forma que a Igreja Católica impõe, porém, reconhece a luz de alguns chamados santos.

Quais são as três pessoas da divindade?

As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza". Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é. A Trindade é a crença de que Deus é um Deus em três pessoas: o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo.Na imagem, o Escudo da Trindade.

O que você entende por divindade?

1 Teol Qualquer ser ou ente considerado divino. 2 Teol Qualidade, natureza ou essência daquilo que é divino. 3 Teol Nas religiões politeístas, qualquer elemento que é objeto de culto ou adoração por ser considerado divino (deuses, elementos da natureza etc.).

Quais são os três pilares da doutrina espírita?

A Doutrina Espírita apresenta-se sob três pilares: ciência, filosofia e religião. O primeiro estuda os aspectos científicos de assuntos como mediunidade, reencarnação e sobre a própria existência do Espírito. A parte filosófica é encarregada de estabelecer as relações com o universo, as leis morais.

Quais são os cinco pilares da doutrina espírita?

Os cinco pilares do espiritismo
  • Existência de Deus. Deus existe. ...
  • Imortalidade da Alma. Antes de sermos seres humanos, filhos de nossos pais, somos, na verdade, espíritos, filhos de Deus. ...
  • Pluralidade das Existências. ...
  • Pluralidade dos Mundos Habitados. ...
  • Comunicabilidade dos Espíritos.

Qual a diferença entre alma e espírito Segundo o Espiritismo?

Segundo ele alma é o espírito encarnado, e espírito é a alma desencarnada. Para Kardec, pois, os dois vocábulos têm o mesmo significado, com diferenças apenas de momento e local, ou seja, de tempo e espaço!

Quem foi Maria mãe de Jesus segundo o Espiritismo?

Portanto, para os espíritas, Maria foi casada com José e, ambos foram os pais de Jesus, sendo dignos de respeito e reverência, e considerados espíritos evoluídos. Interessante ressaltar que, para os espíritas, a figura de José como pai de Jesus é resgatada e valorizada.

O que significa Yeshua no espiritismo?

Qual o significado de Yeshua? Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

O que é o Natal para os espíritas?

Natal é tempo de celebração, união entre os povos e também de reforma íntima, conforme os ensinamentos do Cristo: do caminho da caridade, da resignação e do amor ao próximo.

Porque o espiritismo não é uma religião?

Estabelece também com clareza que entende o Cristianismo como sendo a sua referência maior de moral e religião. Ele complementa ainda, dizendo que o Espiritismo não é religião porque não possui cultos, templos, ritos ou ministros: O Espiritismo não é, pois, uma religião.

Qual é a verdadeira missão dos espíritas?

Os espíritas, incumbidos da missão de restabelecer o cristianismo na Terra, são os que mais necessitam de compreender esse problema.

O que diz o espiritismo sobre a morte de Jesus?

Jesus, o Cristo, morreu no sentido literal em que todos os homens morrem. Passou por uma dissolução física pela qual seu espírito imortal se separou do corpo de carne e ossos, e o corpo tornouse verdadeiramente morto.

Quem é o criador dos espíritos?

Kardec criou o termo espiritismo em 1857 e o definiu como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos".

Qual é o nome do livro sagrado do espiritismo?

O interesse por esses fenômenos aprofundou seu interesse pelo mundo dos desencarnados, dando origem à obra “O Livro dos Espíritos”. O livro, que hoje fundamenta os ensinamentos do espiritismo, foi o primeiro passo de uma vida inteiramente dedicada ao conhecimento e à explicação dos fenômenos espíritas.

Quem é o criador de Deus?

A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.

Artigo anterior
O que diz a OMS sobre o sedentarismo na pandemia?
Artigo seguinte
Qual é a definição do termo extinção?