Quais são os atos que compreendem o procedimento ordinário?
Perguntado por: Carolina Helena Rodrigues Andrade | Última atualização: 7. März 2022Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)
- oferecimento da denúncia ou queixa. Recebimento ou rejeição pelo juiz;
- citação do réu;
- resposta à acusação;
- absolvição sumária (art. 397, CPP);
- audiência de instrução e julgamento.
Quais atos compõe o procedimento comum ordinário?
- 1 – Recebimento da denúncia ou queixa. ...
- 2 – Absolvição Sumária (julgamento antecipado da lide) ...
- 3 – Citação e Interrogatório. ...
- 4 – Audiência de Instrução e Julgamento. ...
- 5 – Relatório. ...
- 6 – Ação Civil. ...
- 1 – OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. ...
- 2 – CITAÇÃO DO RÉU.
O que é um procedimento ordinário?
Procedimento ordinário
Procedimento será ordinário quando a pena máxima em abstrato do crime cometido for maior ou igual a 4 anos. Este procedimento se inicia com a denúncia do réu (ação penal pública), ou com a queixa-crime (ação penal privada). Neste procedimento as partes poderão arrolar até 8 testemunhas.
Quais crimes seguem o procedimento ordinário?
394, § 1º, CPP): – Ordinário – aplicável para os crimes com pena máxima igual ou superior a 04 anos. – Sumário – aplicável para os crimes com pena máxima inferior a 04 anos. – Sumaríssimo – aplicável para os crimes de menor potencial ofensivo da Lei 9.099/95 (pena máxima não superior a 02 anos) ou contravenções penais.
Qual a sequência de atos em ordem da audiência de instrução e julgamento do procedimento ordinário?
Neste momento será analisado de forma separada cada ato do procedimento/rito comum ordinário, iniciando-se pela: denúncia/queixa, rejeição liminar, resposta à acusação, absolvição sumária e, finalmente a Audiência de Instrução e Julgamento.
Dicas para Advogados Iniciantes - O que é ATO ORDINÁTÓRIO ? (PROCESSO CIVIL)
Qual a sequência de atos em ordem da audiência de instrução e julgamento do procedimento sumaríssimo?
Portanto, necessariamente nesta ordem ocorrerá os atos: Oitiva da vítima; Oitiva das testemunhas de acusação; Oitiva das testemunhas de defesa; esclarecimentos periciais, se houver necessidade; acareação de pessoas e coisas e por fim, a oitiva do Réu.
Quais são as fases do procedimento comum ordinário?
O procedimento comum, no atualíssimo processo civil brasileiro, pode ser dividido em cinco fases: postulatória, ordinatória, instrutória, decisória e liquidatária.
Quais crimes seguem o procedimento sumário?
Conforme estabelece o artigo 394, §1º, inciso II, do CPP, o procedimento sumário será adotado quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.
Qual a diferença entre procedimento ordinário e sumário?
Caracteriza-se o rito sumário (Art. 275 CPC) pela concentração procedimental dos atos. A diferença estabelecida entre o rito ordinário e o rito sumário é que os atos deste são mais concentrados e o processo é mais célere.
Quais são os momentos possíveis de requisição de produção de prova no procedimento ordinário?
São divididas em três momentos: momento do requerimento, pelo autor é realizado na petição inicial, e pelo réu é realizado na contestação; momento do deferimento, realizado na fase saneadora; e por fim, o momento da produção, em regra realizado na audiência de instrução e julgamento, exceto quando for prova de fora ...
Qual a diferença entre procedimento comum e ordinário?
As diferenças do procedimento comum sumário com o procedimento comum ordinário são: - A audiência deve ser realizada no prazo máximo de 30 dias. (No rito ordinário o prazo é de 60 dias). - O número máximo de testemunhas é de cinco (art.
O que é procedimento comum ordinário CPC?
É o rito que se aplica a todas as causas para as quais a lei processual não haja instituído um rito próprio ou específico. No CPC/1973, o procedimento comum se subdividia em dois ritos diferentes: o ordinário e o sumário. Nota-se que a lei atual não regulou o procedimento sumário.
Qual a diferença entre rito ordinário e Sumarissimo trabalhista?
O rito sumaríssimo e do rito ordinário são tipos de procedimentos adotados no processo para julgar processos. O primeiro caso, rito sumaríssimo, é utilizado quando o valor da causa não exceda 40 vezes o salário mínimo vigente, caso contrário será utilizado o rito ordinário.
Quanto ao rito comum ordinário é correto afirmar?
5a Questão (Ref.: 201604110676) Pontos: 0,1 / 0,1 Quanto ao procedimento comum ordinário disciplinado no Código de Processo Penal, é CORRETO afirmar que: na instrução deverão ser inquiridas, no mínimo, oito testemunhas arroladas pela acusação e oito pela defesa.
Como se classifica o procedimento comum?
O procedimento comum classifica-se em ordinário, sumário e sumaríssimo.
Quantas fases tem o procedimento comum?
O Procedimento Comum no Novo CPC é composto por 4 fases: Postulatória, Saneatória, Instrutória e Decisória. 2- A Fase Postulatória é aquela em que as partes mais agem. O autor expõe sua causa de pedir e o réu peticiona sua contestação.
O que é um procedimento sumário?
O procedimento sumário tem como finalidade propiciar maior celeridade à solução de determinadas causas, seja em razão do valor envolvido, seja em razão da pouca complexidade da matéria. O legislador criou dispositivos que tornaram esse procedimento mais simplificado e concentrado, quando comparado com o rito ordinário.
O que é procedimento sumário e ordinário no CPC?
O CPC atual, indo no sentido da fungibilidade, acabou com a dicotomia entre procedimento ordinário e procedimento sumário, dado que previu apenas um único procedimento comum, que é flexível e pode ser adaptado pelo juiz e pelas partes quando o processo versar sobre direitos que admitam transação (art. 190).
O que é um rito sumário?
Rito sumário é o procedimento previsto na Lei nº 5584/70, para ações cujo valor da causa não exceda a 2 salários mínimos (art. 2º, §§ 3º e 4º). Também é conhecido como rito de alçada. ... 5.584, de 26.06.1970 foi recepcionado pela CF/1988, sendo lícita a fixação do valor da alçada com base no salário mínimo.
Quais infrações são processadas pelo procedimento ordinário sumário e sumaríssimo?
O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo: I – ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; II – sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena ...
Quais são as hipóteses de absolvição sumária?
Portando, são hipóteses de absolvição sumária do artigo 397 do Código de Processo Penal: a) existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; b) existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; c) quando o fato narrado evidentemente não constituir crime; d) ...
É cabível condenação sumária no Processo Penal?
No processo penal é possível que o acusado seja absolvido sumariamente da acusação com fundamento no artigo 397, incisos I a IV do Código de Processo Penal; também existe a hipótese de absolvição sumária do artigo 415 incisos I a IV, na hipótese de processos de competência do Tribunal do Juri e, por fim, a do artigo ...
Quais as 4 fases do processo?
Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de “fase de cumprimento de sentença.” Na fase postulatória, o autor apresenta o seu pedido, o que ele faz na petição inicial.
Quais são as fases de um processo?
- Petição inicial. ...
- Citação. ...
- Réplica. ...
- Fase probatória. ...
- Sentença. ...
- Recursos. ...
- Cumprimento de sentença.
Quais são as ações de procedimento comum?
- Propositura da demanda. O processo civil tem início com a propositura da ação. ...
- Vícios na petição inicial. ...
- Marcação de audiência de conciliação. ...
- Oferecimento da contestação e contagem de prazo. ...
- Réplica. ...
- Saneamento e Instrução. ...
- Sentença.
Quanto tempo dura o rota vírus?
Qual a tensão admissível do aço 1020?