Quais são os animais poríferos?

Perguntado por: Lucas Frederico Coelho Pereira  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

O que são poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Onde se encontram os poríferos?

Mas em qual ambiente podemos encontrar os poríferos? Os poríferos são aquáticos, ou seja, vivem na água, sendo a maioria de vida marinha, presentes em águas costeiras, rasas e quentes. Eles necessitam deste ambiente, pois são animais filtradores, necessitando da água para carrear seu alimento, oxigênio e minerais.

Por que eles tem o nome de poríferos?

Poríferos (do latim: porus — poro — e ferre — possuidor) são animais que apresentam um corpo rico em poros. Esses poros garantem a entrada da água pelo corpo do animal, sendo essa uma característica importante, pois é da água que retiram as partículas orgânicas necessárias para a sua nutrição.

Por que se diz que os poríferos são animais filtradores?

Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.

PORÍFEROS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

34 questões relacionadas encontradas

Quais animais são filtradores?

É por isso que neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre os animais filtradores: características e exemplo.
...
Entre os peixes filtradores, encontramos por exemplo:
  • Tubarão-baleia (Rhincodon typus).
  • Tubarão-elefante (Cetorhinus maximus).
  • Tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios).
  • Menhaden (Brevoortia tyrannus).

O que é que os animais filtradores?

Enquadramento. Os organismos filtradores são um sub-grupo dos organismos que se alimentam de pequenas partículas de matéria orgânica (os micrófagos), os quais para além de ingerirem pequenas partículas orgânicas suspensas na água também capturam uma grande diversidade de organismos planctónicos em suspensão.

Porque os poríferos recebem também o nome de esponja?

As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio). ... A função das espículas é dar sustentação ao corpo da esponja.

Qual é o habitat dos cnidários?

Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.

Qual o lugar do mundo se encontra o maior número de poríferos do planeta e por quê?

HONOLULU - Pesquisadores no Havaí estão impressionados por uma criatura do mar que eles descobriram no verão passado: uma esponja do mar, a maior já descoberta no mundo.

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas?

a) As esponjas são animais aquáticos vivendo principalmente no mar, mas existem espécies na água doce. As esponjas apresentam células conhe - cidas por porócitos que apresentam canalículos que comunicam o meio externo com a cavidade interna (Átrio).

O que são poríferos e suas características?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Quais as características dos poríferos e dos cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Quais são os exemplos de cnidários?

Animais que fazem parte do grupo dos cnidários
  • hidras;
  • obelias;
  • caravelas;
  • águas-vivas;
  • corais;
  • anêmonas.

Qual é o habitat dos nematóides?

Os nematelmintos apresentam, geralmente, vida livre, sendo encontrados em ambientes aquáticos (tanto de água doce, quanto salgada), ou em ambientes terrestres úmidos. Podem, também, se alojar no interior de outros organismos, atuando como parasitas.

Qual é o habitat natural dos equinodermos?

Os equinodermos são um grupo de animais que vivem no ambiente marinho e apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto) formado por placas calcárias, o qual porta, comumente, espinhos ou tubérculos salientes.

Qual é a locomoção dos cnidários?

Apresentam sistema nervoso difuso e os produtos do metabolismo são eliminados pela boca. A locomoção ocorre através de jatos de água nas medusas e alguns pólipos locomovem-se arrastando-se lentamente ou através de cambalhotas.

O que as esponjas representam em termos evolutivos?

PORÍFEROS - Esponjas

Tem mais depois da publicidade ;) Ainda que, sob certos aspectos, as esponjas sejam consideradas mais evoluídas que os protitas aceculares, representam, sem dúvida, o mais simples de todos os filos ou grupos animais.

Porque as esponjas do mar são considerados animais?

A classificação no reino animal só se deu no séc. XVIII, depois dos poríferos terem sua fisiologia estudada e reconhecida como sendo a de um animal. ... A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.

Quais são os peixes filtradores?

Peixes filtradores / planctófagos

Praticamente todas as espécies na fase de pós-larvas se alimentam de plâncton; entretanto, a tilápia-nilótica, a carpa-cabeça-grande e a carpa-prateada permanecem planctófagas na vida adulta.

O que é um animal Sessil?

Nesse cenário, os animais sésseis são aqueles estacionários em oposição ao movimento (móvel). Alguns desses animais também prendem os animais vivos, por exemplo, anêmonas anexadas a si mesmas às conchas (emprestadas) de caranguejos eremitas e cracas que se ligam a baleias.

São animais fixos e alimentam-se por filtração?

As esponjas são animais que vivem no ambiente marinho e na água doce, alimentando-se por filtração.

Como é a filtração das esponjas?

O sistema de filtração nos poríferos ocorre com a entrada de água, através dos óstios ou poros formados pelos porócitos, que vai em direção à cavidade interna ou átrio do animal, e saindo pela abertura superior ou ósculo.

Quais são as características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Artigo anterior
O que é um princípio ativo de uma aspirina?
Artigo seguinte
Como funciona uma micro câmera?