Quais são os alunos com necessidades educativas especiais?

Perguntado por: João Ivo de Oliveira  |  Última atualização: 12. März 2022
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O termo Necessidades Educacionais EspeciaisNEE é aplicado a todas aquelas crianças, jovens ou adultos cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

Quais são os tipos de necessidades educativas especiais?

  • as dificuldades de aprendizagem específicas;
  • os problemas de comunicação;
  • a deficiência intelectual (deficiência mental);
  • as perturbações emocionais e de comportamento;
  • a multideficiência;
  • a deficiência auditiva;
  • a deficiência físico-motora;
  • os problemas de saúde;

São considerados educandos com necessidades educacionais especiais?

São considerados como educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações e dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos e os que apresentarem altas habilidades ou superdotação.

Quais são as pessoas com necessidades especiais?

Portadores de NecessidadesEspeciais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 10% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.

Qual a diferença entre PNE e PcD?

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.

Necessidades educacionais especiais

17 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre PcD e PNE?

PcD é a abreviação para “Pessoa com Deficiência”, já PNE significa “Pessoa com Necessidade Especial”. ... A Constituição Brasileira de 1988 alterou a expressão para “pessoa portadora de deficiência”.

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

São considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos com necessidades educacionais especiais?

§ 1º São considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais aqueles que comprovem que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao desenvolvimento de competências e valores para: ...

O que são pessoas com necessidades educacionais especiais?

Ao mesmo tempo, as necessidades especiais são caracterizadas como manifestações decorrentes de dificuldades de aprendizagem, de limitações no processo de desenvolvimento com comprometimento do desempenho escolar, de dificuldades de comunicação e sinalização, de altas habilidades ou superlotação.

O que são necessidades educacionais específicas?

O conceito necessidade educacional específica considera que os alunos precisam de educação especial quando possuem dificuldade de aprendizagem que precisam de uma medida educacional específica uma vez que a legislação espanhola estabelece um sistema único de ensino eliminando as primeiras concepções de educação ...

O que é o portador de necessidades especiais?

As necessidades especiais dizem respeito a um conjunto de fatores, de risco ou de ordem intelectual, emocional e física, que podem afetar a capacidade de um indivíduo em atingir o seu potencial máximo.

Qual o termo correto portador de necessidades especiais?

Qual o termo correto: portador de deficiência, pessoa com deficiência ou portador de necessidades especiais? O termo usado atualmente é “pessoa com deficiência”. As pessoas não portam uma deficiência porque não é algo que possa ser portado ou carregado ocasionalmente, como um documento de identidade ou um guarda-chuva.

Qual artigo assegura que os sistemas de ensino deverão atender aos educandos com necessidades educacionais especiais?

Art. 2º Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos..

O que diz a Resolução 2 2001?

RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. ... 1º A presente Resolução institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quais são os pilares da educação inclusiva?

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser. Entender que a educação é direito, e como direito é comum a todos.

Quais são os princípios da inclusão social?

Os princípios da inclusão social e da dignidade da pessoa humana são consagrados na CF objetivando uma qualidade de vida superior para todos e impondo o amplo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia, à convivência familiar e comunitária, aos direitos da personalidade e às prestações públicas de qualidade, ...

O que é PNE em concurso público?

Os portadores de necessidades especiais tem um direito assegurado pela Constituição de 1988 (artigo 37, inciso VIII), pela Lei 7.853/1999 e pelos Decretos 5.296/2004 e 3.298/1999 que é a reserva de vagas nos concursos públicos. ... Não era intenção dos legisladores criar um óbice ao usufruto deste direito constitucional.

O que é PNE em apartamento?

PNE é uma sigla utilizada para os portadores de necessidades especiais, também conhecidos como pessoas com mobilidade reduzida.

Qual artigo define o atendimento educacional especializado?

No seu Art. 3°, são definidos os 4 (quatro) objetivos do Atendimento Educacional Especializado: I – prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.

Quais os artigos da Lei LDB 9394 96 são em relação à educação especial?

Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Quais são os artigos da Lei nº 9394 96 que tratam da educação especial?

A Educação Especial na Lei 9.394/96

O autor analisa a Educação Especial no âmbito da Lei 9.394/96. ... No § 1º, do artigo 58, da LDB, o legislador diz que "haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial".

Qual termo correto para autistas?

Portanto, o termo correto é Transtorno do Espectro Autista. JAMAIS use expressões como “mal-educado”, “sem educação”, “birrento” quando vir uma criança e/ou adolescente apresentando um comportamento que você desconhece.

O que são necessidades específicas?

Pessoas com necessidades específicas são aquelas que possuem condições que alteram de forma permanente as funções consideradas normais para o ser humano. Existem alguns tipos de necessidades específicas, que podem afetar aspectos motores, sensoriais ou intelectuais.

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