Quais são os 5 tipos de aterramento?

Perguntado por: David Castro Leal  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

Quais os tipos de aterramento de acordo com a NBR 5410?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais são os tipos de aterramento existentes?

Existem diversos tipos de aterramento de acordo com a norma NBR-5410, tais como:
  • Esquema TN: ...
  • Esquema TN-S: ...
  • Esquema TN-C: ...
  • Esquema TN-C-S. ...
  • Esquema TT: ...
  • Esquema IT: ...
  • Os objetivos para existir o cabo de terra, são:

Qual o sistema de aterramento mais utilizado?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

O que a NBR 5410 fala sobre aterramento?

O aterramento de massas e elementos condutores estranhos à instalação elétrica que fazem parte da residência, conforme prescrição da norma ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão. ... Uma “coisa” é o aterramento do condutor neutro no padrão de entrada e outra “coisa” é o aterramento das massas da instalação.

Tipos de aterramentos elétricos!

38 questões relacionadas encontradas

O que diz a norma 5410?

A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.

Qual norma fala sobre aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

Qual esquema de aterramento utilizar?

Dependendo da maneira como um sistema é aterrado e qual é o dispositivo de proteção utilizado, os esquemas de aterramento em baixa tensão são classificados pela NBR-5410 em três tipos: Esquema TN. Esquema TT. Esquema IT.

Como pode ser o aterramento?

O aterramento pode ser: Funcional: ligação através de um dos condutores do sistema neutro. Proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

O que define o esquema de aterramento?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. Possui como objetivos: ... C – neutro e proteção em um único condutor (PEN).

Quais são os tipos de eletrodos de aterramento?

Resumindo: o eletrodo de aterramento do subsistema de aterramento pode ser composto de cabos e hastes. O cabo é um eletrodo horizontal, que a Norma chama de eletrodo não cravado e as hastes são eletrodos verticais, que a Norma chama de eletrodo cravado.

O que é esquema TN-S?

Esquema TN-S:

O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos, sendo o neutro aterrado logo na entrada e levado até a carga, em paralelo um outro condutor PE é utilizado como terra e é conectado à carcaça dos equipamentos.

Qual é o valor considerado bom para a impedância de um aterramento?

O NFPA e IEEE recomendam um valor de resistência de terra de 5 ohms ou menos, enquanto a NEC afirmou que "Certifique-se de que a impedância do sistema à terra é inferior a 5 ohms especificados no NEC 50,56. Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos.

Quais são os esquemas de aterramento em média tensão?

Esquema de aterramento – TT, TN e IT. A NBR 5410 prescreve que três esquemas de aterramento são possíveis, o esquema TN, o TT e o IT. Cada um desses esquemas tem suas características, e os dispositivos que adotamos para podermos realizar o seccionamento automático da alimentação.

O que é um aterramento para que serve?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

Qual a finalidade de um aterramento e como funciona?

O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Quais os materiais para fazer um aterramento?

Aterramento, peças para montagem.
  • Cordoalha flexível: A cordoalha é um material fabricado em malha trançada em cobre estanhado. ...
  • Hastes de aterramento: São comumente identificados como eletrodos verticais.

Como preparar o solo para aterramento?

Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!

Qual melhor tipo de aterramento residencial?

Tipo de aterramento TT com neutro aterrado

Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.

O que a NR10 fala sobre aterramento?

Tendo em vista que os projetos devem prever condições para a adoção de aterramento temporário, assim como conter a configuração do seu esquema. ... Lembrando que a instalação do aterramento temporário é uma das etapas do processo de desenergização do circuito.

O que é aterramento na NR10?

Aterramento Elétrico: Protege a sua integridade física

Um dos principais objetivos do sistema de aterramento elétrico é garantir a segurança das pessoas que interagem com a energia elétrica de forma doméstica ou profissional. Além disso, ele é discutido na NBR 5410 e também na Norma Regulamentadora NR10.

Qual é a diferença entre aterramento e Equipotêncialização?

Diferente do aterramento, onde os elementos condutores obrigatoriamente precisam ter contato direto com a terra, a equipotencialização não envolve a ligação direta com a terra. O mais importante em qualquer ligação é que os elementos condutores, as massas e a terra estejam o mais próximo possível de um mesmo potencial.

Qual campo de aplicação da NBR 5410?

A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). Ela funciona como uma guia para os profissionais de elétrica e é usada em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.

Qual a NBR 5410 mais atual?

O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

Artigo anterior
O que é javascript e para que serve?
Artigo seguinte
O que significa não obstante?