Quais são os 3 tipos de aterramento?

Perguntado por: João David Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais os 3 tipos de aterramento usados para segurança em residências qualidade de energia e proteção em procedimentos?

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

O que é aterramento TT e TN?

Em um aterramento no esquema TT um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado. Por sua vez, todas as partes metálicas expostas do sistema, além de todas aquelas estranhas à instalação são ligadas a um ou mais de um eletrodo de aterramento da alimentação.

Quais os sistemas de aterramento?

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída ...

Qual o aterramento mais usado?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Tipos de aterramentos elétricos!

40 questões relacionadas encontradas

Qual é o melhor sistema de aterramento?

Tipo de aterramento TT com neutro aterrado

Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.

Como escolher o tipo de aterramento?

Não é possível determinar qual esquema de aterramento é melhor para ser utilizado, cada um possui sua singularidade, dessa forma é necessário analisar cada situação, como onde será utilizado e o que a norma exige para cada situação.

Quais são os tipos de eletrodos de aterramento?

Resumindo: o eletrodo de aterramento do subsistema de aterramento pode ser composto de cabos e hastes. O cabo é um eletrodo horizontal, que a Norma chama de eletrodo não cravado e as hastes são eletrodos verticais, que a Norma chama de eletrodo cravado.

Qual a função de um sistema de aterramento?

Os objetivos principais do aterramento são: ▪ Obter uma resistência de aterramento a mais baixa possível, para correntes de falta a terra; ... Proporcionar um caminho de escoamento para terra de descargas atmosféricas; ▪ Usar a terra como retorno de corrente no sistema MRT.

Quais são os tipos de SPDA?

Tipos de SPDA
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
  • SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
  • SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

O que significa TT no aterramento?

Você não sabe o que é um aterramento TT ? Nesse artigo vou te ensinar o que significa esse aterramento e como é o seu esquema de ligação. Aterramento TT é um esquema de ligação que tem o ponto de terra da entrada de energia (medição) independente do terra do Quadro Geral da instalação.

Qual a diferença entre os padrões de aterramento TT e It?

O sistema de aterramento IT é bem semelhante ao tipo de aterramento TT, porém o aterramento da fonte é feito através de uma impedância com um valor elevado. Com isso vai limitar a corrente, não permitindo que a primeira falta desligue o sistema.

Quais os 5 tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

O que significa aterrar e quais os tipos usados?

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) , aterrar é colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial da terra. Assim, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial; a terra, que tem o potencial próximo de zero.

Quais os 3 dispositivos relacionados corretos de seccionamento?

Seccionamento. O seccionamento é o ato de promover a descontinuidade elétrica total, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado (chave seccionadora, interruptor, disjuntor), acionado por meios manuais ou automáticos.

Quais são as três principias funções de um aterramento elétrico?

Podemos pontuar o objetivo do aterramento em três: Proteção da integridade física do homem. Facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção. Descarregar cargas eletrostáticas de carcaças de objetos e equipamentos.

Quais benefícios se obter do sistema de aterramento?

Os aterramentos oferecem muitos benefícios aos usuários e patrimônios, aumentando a segurança das instalações elétricas, facilitando o funcionamento dos dispositivos de proteção das máquinas, equipamentos, eletrônicos e eletrodomésticos, evitando curtos-circuitos e possíveis acidentes.

Quais são os tipos de eletrodos de aterramento admitidos pela ABNT NBR 5410?

De acordo com a ABNT NBR 5410/2004 (Norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão), os eletrodos de aterramento podem ser: as ferragens da fundação, elementos metálicos condutivos especialmente previstos e imersos nas fundações, malhas metálicas enterradas nos níveis da fundação, ou ainda um anel metálico circundando ...

Qual a diferença entre a NBR 5410 e NBR 14039?

ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalação deste tipo.

Qual a NR que fala de aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

Qual tipo de aterramento devo escolher TN-C ou TN CS?

Esquema TN-S, o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos. Esquema TN-C-S, em parte do qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor. Esquema TN-C, no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor, na totalidade do esquema (PEN).

O que a NBR 5410 diz sobre aterramento?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

Como criar um aterramento eficiente?

Então, para se ter um sistema de aterramento elétrico eficiente e seguro se faz necessário a instalação de um Dispositivo Diferencial Residual (DR). Seguindo essas dicas de como fazer aterramento de acordo com a norma NBR 5410 e fazendo uso adequado dos disjuntores trará mais segurança pra sua instalação.

Como funciona o sistema TN?

O esquema TN possui variações para uma melhor aplicabilidade. Nesse esquema, a fonte de alimentação é diretamente aterrada como no esquema TT. Na instalação, todas as partes metálicas expostas e as partes metálicas não pertencentes à instalação são ligadas ao condutor neutro através de condutores de proteção.

Artigo anterior
Como faço para reiniciar a internet?
Artigo seguinte
Qual o objetivo do MRUV?