Quais são os 3 tipos de adicionais de salário?

Perguntado por: Marco Jorge de Baptista  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Vejamos os tipos de Adicionais Salariais:
  • Hora Extra: 50% ou 100% de acréscimo. ...
  • Noturno: 20% de acréscimo. ...
  • Periculosidade: 30%, atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador ao perigo.
  • Insalubridade: 10%, 20% ou 40% de acréscimo. ...
  • Transferência: 25% de acréscimo.

Quais são os adicionais ao salário?

  • Como identificar? Os adicionais são descritos na folha de pagamento do colaborador. ...
  • Hora extra. ...
  • Hora extra noturna. ...
  • Adicional noturno. ...
  • Periculosidade e insalubridade. ...
  • Férias. ...
  • Adicional por tempo de serviço. ...
  • Adicional de transferência.

Quais são os 03 adicionais previstos em lei?

Esses fatores compreendem o adicional noturno, de periculosidade e insalubridade.

Quais são os adicionais legais?

Os adicionais são valores que devem ser acrescidos ao salário do trabalhador em situações especiais, como hora extra, insalubridade, periculosidade e outros, sendo regulamentados pela CLT.

Quais são os adicionais na folha de pagamento?

O adicional é de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

Saiba como funcionam os diferentes tipos de adicionais aplicáveis ao salário

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de adicionais?

Vejamos os tipos de Adicionais Salariais:
  • Hora Extra: 50% ou 100% de acréscimo. ...
  • Noturno: 20% de acréscimo. ...
  • Periculosidade: 30%, atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador ao perigo.
  • Insalubridade: 10%, 20% ou 40% de acréscimo. ...
  • Transferência: 25% de acréscimo.

Quais são os adicionais que o empregado tem direito?

As horas extras e de sobreviso são os exemplos mais conhecidos de adicionais. Outras situações, porém, também justificam o pagamento da complementação e, dessas, as mais comuns são o trabalho perigoso, o insalubre e o noturno.

O que pode ser descontado em folha de pagamento?

Os descontos em folha de pagamento são todos os valores deduzidos do salário bruto do colaborador CLT. Eles podem ser facultativos ou obrigatórios.

Qual é o valor máximo de porcentagem que um trabalhador recebe por insalubridade?

A NR-15 define que existem 3 graus de insalubridade e que cada nível dá direito a um percentual de compensação diferente. Para atividades insalubres em grau mínimo, o trabalhador tem direito ao adicional de 10%; em grau médio a 20%; e em grau máximo tem direito ao adicional de 40%.

Como entender o meu holerite?

O que deve constar?
  1. Nome completo.
  2. Cargo.
  3. Salário pago ao funcionário.
  4. O valor precisa estar dividido entre o valor bruto (total recebido) e o líquido (valor restante após os descontos).
  5. Bônus concedidos aos empregados.
  6. Descontos do INSS e do Imposto de Renda.
  7. Contribuição sindical, caso exista.

Quais são os 3 tipos de adicionais de insalubridade?

O valor do adicional de insalubridade varia de acordo com o grau de risco a que o trabalhador está exposto. Existem três graus de insalubridade: mínimo (10%), médio (20%) e máximo (40%). O valor do adicional é calculado com base no salário mínimo ou no salário base da categoria, dependendo da legislação aplicável.

Pode acumular dois adicionais?

Acúmulo de adicionais é vedado pela Constituição, decide TST

Com esse entendimento, a 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a impossibilidade de um mecânico de uma companhia ferroviária receber os dois benefícios.

O que é o quinquenio na folha de pagamento?

Essa prática refere-se a um benefício concedido aos colaboradores que completam cinco anos de serviço contínuo na mesma empresa. No entanto, a aplicação do quinquênio não se restringe apenas aos servidores públicos, podendo ser uma alternativa viável também para as instituições privadas.

O que são gratificações e adicionais?

Enquanto o adicional significa recompensa ao tempo de serviço (ex facto temporis) ou retribuição pelo desempenho de atribuições especiais ou condições inerentes ao cargo (ex facto officii), a gratificação constitui recompensa pelo desempenho de serviços comuns em condições anormais ou adversas (condições diferenciadas ...

O que é adicionais de remuneração?

Segundo a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), o Adicional Salarial ou Complemento Salarial é um acréscimo temporário somado ao salário do colaborador que exerce por algum motivo, suas funções fora da normalidade.

O que é complemento do salário?

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) prevê que o complemento salarial, também conhecido como adicional salarial, é um acréscimo temporário ao salário do trabalhador que exerce suas atividades em condições “fora da normalidade”.

Quem tem direito a 20% de insalubridade?

Os profissionais que recebem 40% de auxílio insalubridade são aqueles que no dia a dia de trabalho têm contato com alguns tipos de agentes biológicos. Tem direito a 20% de insalubridade quem atua em ambientes com ruído. Os 10% de adicional são pagos a pessoas colaboradoras que atuam com certos agentes químicos.

Quanto vale 1 ano de insalubridade para aposentadoria?

Será feita a média de 100% dos seus salários de contribuição desde 1994; Desse valor, você vai receber 60% + 2% ao ano que exceder 20 anos de atividade especial para os homens e que exceder 15 anos de atividade especial para as mulheres.

Quem tem direito a 30% de insalubridade?

193 da CLT, o trabalho realizado em ambientes periculosos assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

O que a empresa não pode descontar do funcionário?

Segundo Constituição Federal, no Artigo 462, da Consolidação das Leis do Trabalho, "ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo".

Quanto é o desconto do INSS e FGTS?

O FGTS é depositado mensalmente pelos empregadores em uma conta destinada aos fundos de cada funcionário. O INSS é descontado diretamente da fonte e segue uma tabela que vai de 7,5% a 14% de desconto sobre o salário do trabalhador. Já o IR é cobrado diretamente do contracheque pelo Receita Federal.

Quem deve pagar o INSS do empregado?

O INSS é descontado diretamente da folha de pagamento dos trabalhadores, ocorrendo uma dedução progressiva mensalmente e automática. O valor é retido pelo empregador e encaminhado à Previdência Social.

Quanto ganho por hora extra?

Ou seja, o pagamento da hora extra será o valor da hora normal + 50% do valor da hora normal de trabalho. As empresas e os seus colaboradores devem entrar em um acordo quanto ao valor dessas horas extras, e essa informação deve constar no contrato de trabalho ou retificada por meio de um aditivo contratual.

Para que serve o adicional de insalubridade?

Insalubridade refere-se a condições de trabalho que podem ser prejudiciais à saúde dos trabalhadores, devido à exposição a agentes nocivos físicos, químicos ou biológicos.

O que é penosidade?

E, por fim, a penosidade se trata de atividades que são desgastantes ou incômodas ao colaborador. Outro ponto de divergência entre os adicionais, é que as atividades insalubres ou periculosas possuem determinação na lei e normas regulamentadoras.

Artigo anterior
Quem saiu do Dreamcatcher?
Artigo seguinte
Quais os efeitos colaterais do Almeida Prado 46?