Quais são os 3 principais movimentos que as placas tectônicas realizam e suas consequências?

Perguntado por: Alexandra Joana Leite  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

O manto em convecção gera movimento das placas tectônicas, que pode ser de 3 tipos: convergentes, divergentes ou transformantes. Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.

Quais são os três principais movimentos de placas tectônicas?

Os movimentos das placas tectônicas
  • → Movimento de convergência.
  • → Movimento de afastamento.
  • → Movimento de colisão e soerguimento.
  • → Movimento de deslizamento.

Quais são os movimentos das placas tectônicas e suas consequências?

Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões. ... Nessa área, os terremotos – e, consequentemente, os tsunamis – são frequentes e intensos.

O que são placas tectônicas e seus movimentos?

Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.

O que acontece quando as placas se movimentam?

As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.

As PLACAS TECTONICAS e os seus PRINCIPAIS movimentos

23 questões relacionadas encontradas

Por que se movem as placas?

O sistema de movimentação das placas tectônicas é ocasionado pela convecção que ocorre no manto e a energia é proveniente do calor interno da Terra, e as placas têm um papel ativo nesse processo.

É verdade que as placas tectônicas estão em constante movimento?

As placas tectônicas estão em constante movimento umas em relação às outras. Essa movimentação ocorre devido às forças provenientes do interior da Terra, especialmente em altas temperaturas.

Quais são as placas tectônicas divergentes?

Um limite divergente ocorre com o afastamento de placas tectônicas que se movem em sentidos opostos, sendo assim, há adição de material magmático à crosta terrestre neste ponto. ... Um de vários exemplos de limite de placas divergentes é o encontro entre a placa Sul-americana e a placa Africana no meio do Oceano Atlântico.

O que são as placas convergentes?

A convergência de placas ocorre quando duas placas se deslocam na direção uma da outra, acabando por colidir. As colisões podem ocorrer entre uma placa oceânica e uma placa continental, entre duas placas oceânicas, entre duas continentais, e entre uma placa mista e uma placa continental.

O que é uma placa divergente?

As placas divergentes são placas que se deslocam afastando-se uma da outra. A litosfera está dividida em sete grandes placas e outras mais pequenas. As placas deslocam-se cada uma com direção diferente da sua placa adjacente. As placas divergentes tanto se encontram nas zonas oceânicas como nas continentais.

O que é movimento de placa conservativo?

O movimento conservativo ocorre em áreas de falhas, onde as placas deslizam uma em relação à outra, vertical ou horizontalmente e de forma paralela, sem divergência ou convergência. A fricção causada por esses limites gera a chamada zona de terremotos.

Quais são os fenômenos naturais provocados pelos movimentos das placas tectônicas?

A movimentação das placas resulta na formação das montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

Qual a teoria da tectónica de placas?

A teoria da tectónica de placas parte do pressuposto de que a camada mais superficial da Terra está fragmentada numa dúzia ou mais de grandes e pequenas placas que se movem relativamente umas às outras, sobre um material viscoso, mais quente.

Quais os tipos de Tectonismos que existem?

Movimentos do tectonismo: convergente, divergente e transformante. Existem três tipos principais de movimentos do tectonismo, que serão explicados a seguir.

Quais são os elementos básicos da teoria de placas tectônicas?

Na teoria da tectónica de placas, a parte mais exterior da Terra é composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto.

Quais placas são convergentes?

2 – Placas convergentes 1

É o caso do choque entre uma placa oceânica e (mais densa) e outra, continental. Quando essas placas se comprimem, elas acabam dando origem a cadeias montanhosas. Os Andes, por exemplo, nasceram do choque entre duas dessas placas, a oceânica de Nazca e a continental Sul-Americana.

É um exemplo de limite convergente o contato entre as placas?

O principal exemplo deste limite é o Oceano Atlântico, com a Dorsal Meso-Atlântica. Os limites são convergentes quando as placas colidem, com a mais densa mergulhando sobre a outra, ocorrendo uma fusão parcial da crosta que mergulhou (a área da placa diminui).

O que é convergente geografia?

Na Geografia, convergente é o nome do movimento que os limites das placas tectônicas fazem quando se movem uma em direção a outra.

Qual o conceito de limite divergente?

Zona de afastamento das placas tectónicas. Os limites divergentes situam-se em zonas de rifte das dorsais oceânicas, onde o magma ascende à superfície através de erupções efusivas e mistas, formando nova litosfera.

É verdade que os terremotos tem mais chance de ocorrer em locais distantes das bordas das placas tectônicas?

A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas (“tectônica” tem origem na palavra “construção” em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos. ... A zona ao redor do epicentro é normalmente a mais afetada por um abalo sísmico.

Como se formam as placas tectônicas?

Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas.

O que faz com que os continentes se movimentam?

Os continentes se movimentam porque eles estão em cima de uma camada chamada litosfera, que flutua livremente sobre uma camada quase líquida chamada de manto.

Qual é a causa do movimento dos continentes?

As placas tectônicas são grandes blocos que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma. Este, por possuir consistência fluida, possibilita o deslizamento dos continentes, que continuam se movendo até hoje.

Qual foi a grande descoberta que permitiu confirmará teoria da tectónica de placas?

Boa parte dos 70 trabalhos apresentados lá eram sobre expansão do solo marinho. A narrativa mais coerente que explicaria as placas tectônicas estava prestes a ser descoberta - o artigo de McKenzie foi publicado em dezembro daquele ano.

Quais são as forças motoras da tectónica de placas?

Força motriz de movimento de placas é o mecanismo físico que causa movimento de placas tectônicas. Existem duas forças importantes: tração por peso da placa em subducção, que se encontra na fossa oceânica (slab-pull) e empurrão por expansão de cadeia meso-oceânica (ridge-push).

Artigo anterior
Como se diz Povo em tupi-guarani?
Artigo seguinte
Quantos dias de atestado de óbito do avô?