Quais são os 3 marcos do PPP?

Perguntado por: Ângela Ribeiro Coelho  |  Última atualização: 29. April 2022
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PPP é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos:
  • MARCO SITUACIONAL.
  • MARCO.
  • CONCEITUAL.
  • MARCO OPERACIONAL.
  • O PPP pressupõe:

Quais são os três momentos para a construção do PPP?

Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.

Quais são as partes do PPP?

Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional).

Quais são as 3 etapas do planejamento escolar?

De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.

Quais os tipos e as etapas do planejamento escolar?

Quais são os tipos de planejamento escolar?
  • Planejamento participativo. ...
  • Planejamento estratégico. ...
  • Analise dados recentes com planejamentos anteriores. ...
  • Insira no planejamento metas realizáveis. ...
  • Reavalie o que já foi feito. ...
  • Concilie o planejamento com o interesse da comunidade. ...
  • Faça uma avaliação dos resultados.

2. PPP (As três dimensões)

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases do planejamento de aula?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

O que não pode faltar no PPP da escola?

É essencial que, no documento, seja explicado como o ensino está acontecendo na escola. Para tanto, dados internos, como taxas de reprovação, médias de notas e quantidade de alunos, devem ser citados. Tais dados podem também ser comparados com estatísticas mais amplas, municipais ou regionais.

Como deve ser o processo de construção do PPP?

O processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola é dinâmico, exige esforço coletivo e comprometimento. Não é apenas a elaboração de um documento escrito; deve ser legitimado na ação. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta.

Quais são os princípios do PPP Segundo Ilma Passos Veiga?

De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério.

Como construir um projeto político pedagógico passo a passo?

Como desenvolver um Projeto Político Pedagógico para a sua escola...
  1. Envolva toda a comunidade escolar na construção do PPP. ...
  2. Utilize linguagem simples. ...
  3. Faça uma análise realista. ...
  4. Sonhe. ...
  5. Respeite as diretrizes legais. ...
  6. Elabore um Projeto Político Pedagógico concreto. ...
  7. Defina as prioridades. ...
  8. Disponibilize o documento.

Qual a definição que Veiga faz sobre o projeto político pedagógico?

O projeto político-pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa- se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da ...

Qual significado apontado por Ilma Passos Veiga para conceituar PPP?

O PPP, em tese, deve ser uma construção democrática e comprometida com uma escola de qualidade e para todos, em que a formação humana tem um caráter público e democrático (VEIGA; ARAÚJO, 2007).

Quem é Veiga na pedagogia?

Biografia da autora:

É professora Titular Emérita e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília. ... Atualmente é membro da Comissão de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de Pedagogia da Secretaria de Educação Superior, do Ministério de Educação.

Como o processo de elaboração do PPP deve ser conduzido dentro da escola?

Quem deve elaborá-lo e como deve ser conduzido o processo? A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor.

O que toda a construção de um PPP requer?

Para que se possa construir um PPP é necessário que se inicie focado nos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do trabalho docente.

O que não pode faltar na elaboração de um projeto?

Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
  • Definição do tema;
  • Definição do objetivo geral;
  • Definição dos objetivos específicos;
  • Justificativa;
  • Metodologia;
  • Atividades;
  • Acompanhamento, avaliação e disseminação;
  • Definição do título do projeto;

Quais tópicos importantes não podem faltar na elaboração dos aprofundamentos curriculares?

Conheça os oito pontos que não podem faltar numa discussão sobre educação integral e currículo.
  1. Integrar diferentes áreas do conhecimento. ...
  2. Problematizar a hierarquização das disciplinas. ...
  3. Trabalhar em espaços de planejamento conjunto, com estímulo à formação dos professores.

Qual a importância das etapas do planejamento de ensino?

Em primeiro lugar, o planejamento serve para questionar e precisar o que será ensinado e por quais motivos. Assim, ele esboça as intenções da instituição de ensino, explicitando o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo contemplado no plano.

O que é planejamento escolar para Libâneo?

De acordo com Libâneo (1994) o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em fase dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

São exemplos de inovação regulatória?

São exemplos de inovação regulatória: I - Projeto Mais Educação ( implementado pelo MEC) II - Recreio dançante ( implementado pela supervisão escolar) III - Proinfo (Implementado pelo MEC) IV - Projeto Escola Aberta ( implementado pelo MEC) A) Somente as alternativas I, IV. B)

Quem foi Vasconcellos Celso dos Santos?

Pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista e professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, Celso Vasconcellos é responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, prestando assessoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas.

Como o projeto político pedagógico articulado com o princípio da autonomia da escola passa a ser concebido?

O PPP, na medida que se entrelaça com a autonomia da escola, deve ser entendido como: um documento elaborado pela supervisão escolar, a ser aplicado pela equipe de cada escola. um documento elaborado pelo Ministério da Educação. um documento que a escola elabora levando em conta sua realidade e necessidades.

É um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica administrativa e financeira?

 Gestão democrática é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.

Vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas?

Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

Quais são as principais características do PPP?

Dessa forma, o Projeto Político Pedagógico deve ser completo e flexível, abordando os seguintes aspectos:
  • Missão;
  • Clientela;
  • Dados sobre a aprendizagem;
  • Relação com a família;
  • Recursos;
  • Diretrizes pedagógicas;
  • Plano de ação.

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