Quais são os 3 adicionais previstos em lei?

Perguntado por: Mara Nicole Morais de Cunha  |  Última atualização: 20. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Esses fatores compreendem o adicional noturno, de periculosidade e insalubridade.

Quais são os 3 tipos de adicionais de salário?

Vejamos os tipos de Adicionais Salariais:
  • Hora Extra: 50% ou 100% de acréscimo. ...
  • Noturno: 20% de acréscimo. ...
  • Periculosidade: 30%, atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador ao perigo.
  • Insalubridade: 10%, 20% ou 40% de acréscimo. ...
  • Transferência: 25% de acréscimo.

O que são adicionais de salário?

É um valor que se soma à remuneração do trabalhador como complemento por este laborar em condições adversas.

Quais são os adicionais de insalubridade e periculosidade?

A periculosidade é definida nos artigos 193 a 196 da CLT e na NR nº 16 do MTE. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base. Note-se bem a diferença: enquanto o adicional de insalubridade (10 a 40%) é pago sobre o salário mínimo, o adicional de periculosidade (30%) é pago sobre o salário-base do empregado.

São considerados complementos salariais?

Alguns benefícios que são acordados em contrato, como vale-transporte, vale-refeição, convênio médico, vale-alimentação e outros benefícios, são considerados complementos da remuneração, que engloba honorários além do salário.

3 ADICIONAIS DESCONHECIDOS PREVISTOS NA CLT!

19 questões relacionadas encontradas

O que é adicional CLT?

Adicionais - são acréscimos pagos ao empregado em razão do maior desgaste na prestação de serviços.

O que é complemento de salário normativo?

Quando o Sindicato utiliza um salário normativo, para todos os colaboradores que receberem um valor menor que este em sua ficha financeira, será calculado o evento de "Complemento de salário normativo", pois entende-se que este é o valor mínimo que o colaborador deveria receber.

Quem tem direito a 40% de periculosidade?

O adicional de periculosidade, conforme artigo 193 da CLT, deve ser concedido a todos os colaboradores que estão expostos permanentemente a trabalhos: I – inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; II – roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.

Quem tem direito a 20% de insalubridade?

Os profissionais que recebem 40% de auxílio insalubridade são aqueles que no dia a dia de trabalho têm contato com alguns tipos de agentes biológicos. Tem direito a 20% de insalubridade quem atua em ambientes com ruído. Os 10% de adicional são pagos a pessoas colaboradoras que atuam com certos agentes químicos.

Quais profissões têm direito a 40% de insalubridade?

Quais as profissões que têm direito a 40% de insalubridade?
  • soldador;
  • metalúrgico;
  • minerador;
  • químico;
  • técnico em radiologia;
  • enfermeiro;
  • frentista.

Quais são os adicionais na folha de pagamento?

O adicional é de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

O que são adicionais legais?

Os adicionais estão previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e dizem respeito a valores acrescidos ao salário do trabalhador, em virtude de alguma situação ou fato que exponha o empregado a riscos ou desgastes relacionados à atividade laborativa.

O que são gratificações e adicionais?

Enquanto o adicional significa recompensa ao tempo de serviço (ex facto temporis) ou retribuição pelo desempenho de atribuições especiais ou condições inerentes ao cargo (ex facto officii), a gratificação constitui recompensa pelo desempenho de serviços comuns em condições anormais ou adversas (condições diferenciadas ...

Quais são os tipos de gratificações?

gratificações legais: são aquelas previstas em lei e fazem parte do salário; gratificações ajustadas: deixaram de compor o salário; prêmios: passaram a ser previstos em separado, ou seja, foram destacados das gratificações derivadas de outras causas, como eventos, exercício de função de chefia etc.

Quando a gratificação incorpora ao salário?

Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.

Quais são os adicionais de trabalho?

As horas extras e de sobreviso são os exemplos mais conhecidos de adicionais. Outras situações, porém, também justificam o pagamento da complementação e, dessas, as mais comuns são o trabalho perigoso, o insalubre e o noturno.

Qual a profissão mais insalubre?

Portanto, algumas profissões que podem ser caracterizadas como insalubres são:
  • Técnico em laboratórios e de radioatividade;
  • Operador de caldeiras;
  • Operador de raio-X;
  • Tintureiro e auxiliar de tinturaria;
  • Professor;
  • Torneiro mecânico;
  • Soldador;
  • Trabalhador de construção civil em obras acima de 8 andares.

Quanto vale 5 anos de insalubridade?

É comum ver as pessoas contando a cada 5 anos um acréscimo de 1 ano para mulher e 2 anos para homens, contudo, o correto é um fator de conversão de 1,2 para mulher e 1,4 para homem (embora o resultado seja o mesmo). Isso porque, a insalubridade acrescenta o tempo de trabalho em 40% para homens e 20% para mulheres.

Quem tem direito a 30% de insalubridade?

193 da CLT, o trabalho realizado em ambientes periculosos assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Quanto vale 5 anos de periculosidade?

Quanto vale 5 anos de periculosidade? De acordo com informações do INSS, a cada 5 anos de periculosidade, o homem ganha 2 anos, enquanto a mulher ganha mais 1 ano.

Quais são as 06 atividades que geram adicional de periculosidade?

O adicional de periculosidade na NR 16
  • Explosivos;
  • Inflamáveis;
  • Exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial;
  • Energia elétrica;
  • Motocicleta.

Quem tem direito a 50% de insalubridade?

Tem direito ao adicional de insalubridade todo trabalhador que exerce sua atividade em ambiente nocivo a saúde desde que tal exposição esteja prevista na NR 15 e que ultrapasse o limite de tolerância descrito na própria norma.

É obrigado a pagar o piso salarial?

A empresa é obrigada a pagar o piso salarial? Essa é uma pergunta muito comum por gestores de empresas. Então, a resposta é sim! As empresas precisam pagar o piso salarial estabelecido a partir de leis, acordos ou dissídios coletivos.

Qual o mínimo que um trabalhador pode receber?

Quais são os seus direitos trabalhistas? Todo trabalhador registrado em carteira tem direito a receber, no mínimo, o salário mínimo nacional, que em 2023 é de R$1.302,00. Além disso, é obrigação do…

Qual é a base de cálculo do adicional de insalubridade?

O artigo 192 da CLT determina que o cálculo do adicional de insalubridade é feito com base no salário-mínimo — ou seja, ele não é relacionado ao salário do trabalhador. Porém, o adicional pode ser calculado sobre o piso da categoria em casos determinados por convenção coletiva.

Artigo anterior
Como Capricórnio se vinga?
Artigo seguinte
Quem faz o projeto arquitetônico?