Quais são os 04 instrumentos da gestão de documentos?
Perguntado por: Cátia Pires Oliveira | Última atualização: 20. März 2022Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)
- Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade. ...
- Editais e listagens de descarte de documentos. ...
- Manual de tratamento de informações com restrição de acesso. ...
- Manual de redação.
O que é Instrumentos de gestão de documentos?
Os instrumentos de gestão de documentos são os sistemas e processos desenvolvidos e aplicados em todas as etapas envolvidas com a Gestão de Documentos (por exemplo a criação, classificação, uso e descarte). ... Padrões estabelecidos para estimular o aperfeiçoamento e a qualidade dos documentos.
Quais são as etapas da gestão de documentos?
A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.
Quais são os tipos de documentos que existem?
- Nota fiscal. Documento que oferece caráter legal a uma transação comercial. ...
- Fatura. Documento que resume a nota fiscal, citando seus principais dados: data de emissão, valor e data do vencimento, além dos dados do comprador e do vendedor.
- Duplicatas. ...
- Recibo. ...
- Vales. ...
- Nota promissória. ...
- Aval. ...
- Fiança.
Qual o princípio básico da gestão de documentos?
O princípio básico na Gestão de Documentos é o Princípio da Proveniência – que também é chamado de Princípio de Respeito aos Fundos -, que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações, ou seja, evitar o desmembramento da documentação que trata de determinado assunto (Exemplo ...
Instrumentos de gestão de documentos
Quais os 10 tipos de documentos existentes?
- Nota Fiscal. ...
- Faturas e guias. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licenças de funcionamento. ...
- Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
- Registros contábeis e fiscais. ...
- Controle de ponto. ...
- Folhas de pagamento.
Como é a classificação de documentos?
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?
- Alvará ...
- CNPJ. ...
- Inscrição estadual e municipal. ...
- Relação Anual de Informações Sociais. ...
- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
- Livros. ...
- Guias.
Quais as fases dos documentos?
Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente. Essas fases são definidas conforme fatores como frequência de consulta, nível de importância e vigência administrativa.
Como funciona a gestão de documentos?
Gestão de documentos é o nome dado ao conjunto de processos implementados por uma instituição com o objetivo de garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. ... Em termos práticos, a gestão documental é conduzida de acordo com a realidade de cada organização.
Como fazer a gestão de documentos?
- 1- Reserve um local para a guarda de documentos físicos. ...
- 2- Tenha uma rotina de digitalização. ...
- 3- Considere a temporalidade. ...
- 4- Construa uma política de uso dos documentos. ...
- 5- Realize backups com regularidade. ...
- 6- Utilize a tecnologia a seu favor.
O que é preservação de documentos?
A conservação de documentos tem como finalidade preservar as informações, assegurar a integridade física dos suportes e a qualidade do acesso às informações.
O que é o Plano de Classificação de documentos de arquivo?
Plano de Classificação de Documentos
é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo, indicando o código de classificação e relacionando todos os documentos de arquivo produzidos e recebidos por uma Instituição.
Quais são os arquivos permanentes?
Arquivo Permanente:
É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.
Quais as 3 fases do ciclo de vida dos documentos?
Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).
Qual as fases idade de um documento?
- Três idades do arquivo. ...
- Corrente (1ª idade) ...
- Intermediário (2ª idade) ...
- Permanente (3ª idade) ...
- Fases da gestão de documentos. ...
- Tabela de temporalidade. ...
- A destinação final dos documentos.
O que é ciclo documental?
A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.
Quais são os tipos de documentos administrativos?
Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
Quais são os principais tipos de documentos financeiros mais utilizados?
...
- Notas Fiscais. ...
- Dados e cópias de despesas diversas. ...
- Extratos bancários. ...
- Extratos de meios de pagamentos. ...
- Comprovantes de impostos e encargos trabalhistas pagos.
Quais os principais documentos de uma pessoa jurídica?
CNPJ; ▪ Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais; ▪ Documento de Identidade e CPF do(s) titular (es). CNPJ; Contrato de Constituição e suas alterações se houver, registrados na Junta Comercial.
Como é feita a classificação e ordenação de documentos?
Ordenação Geográfica: disposição de acordo com as unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros e outras). Ordenação Temática: disposição de acordo com temas ou assuntos. Ordenação Numérica: disposição de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos.
Quais são os métodos de classificação?
Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...
Como classificar os documentos na contabilidade?
Classificar os documentos conforme o assunto e por ordem alfabética. Todos os documentos devem ser identificados e separados de acordo com sua natureza (contábil, fiscal ou trabalhista/previdenciária) e, em seguida, organizados alfabeticamente.
Quais os tipos de documentos técnicos?
- Educação. ...
- TI (Tecnologia da Informação) ...
- Medicina. ...
- Documentação de API. ...
- Guias de Usuário. ...
- Manuais de manutenção. ...
- Manuais de Instrução.
Quais são os documentos de identificação?
- RG.
- CNH.
- Passaporte.
- Carteira de Trabalho.
- Certificado de Dispensa de Incorporação ("Certificado de Reservista")
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