Quais são as vias de administração de injetáveis?
Perguntado por: Anna Irina Vaz Barros | Última atualização: 15. April 2022Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)
- Subcutânea (sob a pele)
- Intramuscular (no músculo)
- Intravenosa (na veia)
- Intratecal (ao redor da medula espinhal)
Quais são as 5 vias medicamentosas?
- Via oral. ...
- Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
- Via sublingual. ...
- Via retal. ...
- Via ocular. ...
- Via otológica. ...
- Via cutânea. ...
- Via transdérmica.
Quantas são as vias de administração?
A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.
Qual a diferença da via endovenosa e intravenosa?
Os EV são conquistados diretamente em batalhas, mas também podem ser atribuídos com itens específicos, servindo para elevar individualmente os seis pontos de força que definem um Pokémon. Já os IV determinam o quão alto pode ser o número máximo de uma determinada qualidade do monstrinho.
Onde é a via subcutânea?
Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.
Vias de Administração Intradérmica, Subcutânea e Intramuscular
Quais são as vacinas subcutâneas?
Vacinas pela via subcutânea (SC)
Aplica-se geralmente na face externa superior do braço (região do tríceps, em adultos) ou face anterior da coxa, em bebês ou crianças. Vacinas aplicadas por essa via incluem a febre amarela, varicela (catapora), tríplice viral (SRC) e a tetraviral (SRC-V).
Qual a diferença entre intramuscular e subcutânea?
Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)
O que é uma via endovenosa?
Na via de administração endovenosa (EV), o medicamento é injetado na veia, diretamente na circulação sanguínea do paciente.
O que é uma via intravenosa?
Intravenosa (IV) ou endovenosa (EV):A administração intravenosa ou endovenosa é efetuada introduzindo o medicamento diretamente na veia, na corrente sanguínea. Por estas vias se administram na maioria das vezes preparações aquosas, em menor caso as suspensões aquosas ou emulsões de óleo em água.
O que significa via EV?
A via endovenosa é aquela em que o medicamento é administrado na veia do paciente ou em um acesso via diversos tipos de equipo.
Quais são as vias de administração de um fármaco?
- As principais vias de absorção de fármacos.
- Via oral. ...
- Via sublingual. ...
- Via retal. ...
- Via respiratória. ...
- Vias tópica e transdérmica. ...
- Vias ocular, nasal e auricular. ...
- Via epidural.
Qual a via de administração mais rápida?
1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.
O que é via parenteral direta e indireta?
VIA PARENTERAL INDIRETA
Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.
Quais são as vias de administração parenteral?
Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).
O que é a interação medicamentosa?
Um dos principais riscos da automedicação é a chamada interação medicamentosa, nome ao efeito negativo que o corpo sofre por conta da mistura entre diferentes medicamentos.
Quais são os tipos de formas farmacêuticas?
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.
Como fazer uma intravenosa?
Inserindo a agulha e injetando. Insira a seringa na veia a um ângulo de 45º em relação ao braço. Pegue a agulha da proteção esterilizada e coloque a ponta dela cuidadosamente na veia em que será aplicada.
Como se faz uma via venosa?
Esticar a pele com o polegar da mão não dominante, logo abaixo do local da punção, para manter a veia estável; AGULHA: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.
Como aplicar uma injeção intravenosa?
A intravenosa deve considerar a anatomia dos vasos e a distribuição das veias. Para se certificar basta puxar o êmbolo da injeção antes de aplicar o medicamento. Se isso provoca a mistura de sangue com o medicamento, indica que a agulha está dentro do vaso e o medicamento pode ser aplicado.
Qual a vantagem da via endovenosa?
A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
Onde é o intramuscular?
A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa, e serve para administrar vacinas ou remédios como o Voltaren ou o Benzetacil, por exemplo.
O que é uma vacina intramuscular?
Intramuscular: neste caso, a vacina é aplicada no tecido muscular, com volume máximo de 5 mL. As regiões devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa (região ventroglútea) e o músculo deltoide (braço) são os locais mais recomendados.
Qual a via de administração intramuscular?
A Via Intramuscular (IM) é a via de administração de medicamentos diretamente no tecido muscular, depois da via endovenosa, este meio é a de mais rápida absorção, por isso o seu largo emprego. Por esta via, pode administrar medicamentos que seriam irritantes ao trato digestivo ou ao tecido subcutâneo.
Para que serve a vacina contra BCG?
A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Quais são as vacinas administradas por via oral?
No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite. Os demais são administrados pela via parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa.
Qual a importância do controle de qualidade?
Quanto tempo de exercício para queimar 1000 calorias?