Quais são as verbas contratuais?

Perguntado por: Isaac Matheus Matos  |  Última atualização: 3. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (10 avaliações)

Entre as verbas rescisórias principais, estão: saldo de salário, salário-família, aviso-prévio (trabalhado ou indenizado), férias proporcionais ou vencidas e multa do FGTS.

Quais os 5 tipos de rescisão contratual?

Veja abaixo os nove principais tipos e entenda quais são as obrigações a serem cumpridas pelo empregador em cada uma delas:
  • Demissão sem justa causa. ...
  • Demissão por justa causa. ...
  • Rescisão indireta. ...
  • Pedido de demissão. ...
  • Rescisão por acordo entre as partes. ...
  • Rescisão por culpa recíproca. ...
  • Rescisão por término de contrato temporário.

Quais são todas as verbas trabalhistas?

Quais são as verbas rescisórias?
  • saldo de salários;
  • aviso-prévio;
  • férias vencidas;
  • férias proporcionais;
  • acréscimo de ⅓ de férias;
  • salário proporcional;
  • indenização de 40% dos depósitos do FGTS;
  • indenização por rescisão antecipada do contrato por prazo determinado;

Quais são as verbas salariais?

Nesse sentido, as verbas remuneratórias são: Salário. Adicionais de insalubridade e periculosidade. Horas extras e noturnas.

Quais são as verbas contratuais e rescisórias?

Ao fim do contrato, independentemente do motivo, o colaborador terá direito a verbas de rescisão, que variam quanto à motivação da saída. Entre as verbas rescisórias principais, estão: saldo de salário, salário-família, aviso-prévio (trabalhado ou indenizado), férias proporcionais ou vencidas e multa do FGTS.

Modalidades de rescisão do contrato de trabalho e verbas devidas

23 questões relacionadas encontradas

O que é pagamento das verbas?

As verbas rescisórias são os valores devidos ao trabalhador quando ocorre o término do contrato de trabalho, seja por iniciativa da empresa ou do colaborador. Em geral, essas compensações têm o objetivo de assegurar que o trabalhador seja ressarcido de forma justa pelo tempo de serviço prestado à empresa.

O que são as verbas indenizatórias?

Explicando de maneira bem simples, as verbas indenizatórias se referem ao pagamento de uma quantia que visa compensar um dano (moral — desvio de função ou assédio no trabalho, por exemplo — ou material) ou desvantagem que o trabalhador teve ao exercer suas atividades na empresa.

Quais verbas não integram o salário?

Habitação, energia elétrica, veículo e cigarro.

Qual a diferença de verbas indenizatórias e verbas salariais?

Sendo assim, a principal diferença entre as verbas remuneratórias e indenizatórias é que as remuneratórias têm caráter de pagamento pelo trabalho realizado, enquanto as indenizatórias são voltadas para compensação ou benefício do trabalhador.

O que são verbas não salariais?

As verbas não salariais são recursos importantes para situações em que o empregado viaja a serviço, tem despesas em atividade externa ou para cobrir custos de deslocamento em função de uma mudança do local de trabalho.

O que não tem natureza salarial?

Assim, são exemplos de parcelas de natureza não salarial: as indenizações, reparatórias ou compensatórias, penalidades, ajuda de custo, diárias de viagem e verba de representação.

O que se recebe em rescisão de contrato?

13º salário proporcional; férias proporcionais acrescidas do ⅓ constitucional; recolhimento e saque do FGTS + 40% da multa; metade da remuneração a que teria direito até o final do contrato de experiência.

Qual o tipo de rescisão é mais vantajoso?

Ganhou-se mais uma modalidade, a rescisão consensual, neste caso, pode ser vantajoso tanto para empresa, quanto para o funcionário. Na rescisão consensual, o valor pago pela multa rescisória é de apenas metade do valor total do aviso prévio.

Qual a diferença de rescisão de contrato e demissão?

Entende-se como demissão o processo de rescisão do contrato de trabalho. Ou seja, quando o vínculo empregatício entre a organização e a pessoa é finalizado. A demissão pode acontecer de duas formas: ou através da iniciativa da própria pessoa colaboradora ou por iniciativa da empresa.

O que se recebe quando sai da empresa?

Saldo de salários, férias, 13º salário e aviso-prévio são valores pagos ao sair da empresa. Ser demitido (com ou sem justa causa) ou pedir demissão altera os direitos devidos na rescisão do contrato de trabalho. O pagamento das verbas rescisórias é o principal motivo de processos na Justiça trabalhista.

Quais são as verbas de caráter indenizatório?

Incluem 13º salário, comissões, bônus, gratificações, horas extras, entre outros. Essas verbas integram a base de cálculo para descontos e encargos sociais, como INSS e FGTS, e são tributadas pelo Imposto de Renda.

Quais verbas refletem no aviso prévio?

O aviso prévio trabalhado, que é considerado de natureza salarial, sofre incidência do INSS, IR-Fonte e recolhimento para o FGTS. Sobre o aviso prévio indenizado não há incidência do INSS e IR-Fonte, somente se realiza o recolhimento para o FGTS.

Quais verbas trabalhistas não incide INSS?

Ocorre a não incidência da contribuição quando as verbas são de caráter meramente indenizatório, não tendo natureza salarial, sendo eventuais, como por exemplo: (i) aviso prévio indenizado; (ii) terço constitucional de férias; (ii) férias indenizadas; e (iii) indenização pelos quinze dias que antecedem o auxílio- ...

O que tem natureza salarial?

Já falamos a respeito das parcelas que detêm natureza salarial, ou seja, integram o salário, quais sejam: comissões, gratificações, décimo terceiro salário, quebra de caixa, adicionais ao salário como o adicional de horas extras, noturno, de transferência, periculosidade e insalubridade.

Quais as verbas da rescisão indireta?

Todos os direitos do empregador em uma demissão sem justa causa, como seguro-desemprego, pagamento de horas trabalhadas, indenização do FGTS, entre outros, são mantidos por lei na rescisão indireta.

Qual é o valor do aviso prévio indenizado?

Para descobrir o valor do aviso-prévio indenizado, utilize a tabela acima considerando o tempo de serviço do funcionário. Portanto, R$ 133,33 (valor por dia trabalhado) x 51 (dias de aviso para sete anos de empresa) = R$ 6.799,99. Este é o valor do aviso-prévio indenizado.

Qual é o valor da rescisão de contrato?

Para cada mês trabalhado, o empregador deve pagar 1/12 do salário. Em um exemplo em que você demite um funcionário que trabalhou por 6 meses do ano, pague na rescisão metade do salário proporcional ao 13º salário.

Quem paga a multa de 40%?

Assim que o contrato de trabalho é rescindido, a empresa deve pagar todas as verbas rescisórias, inclusive a multa de 40%. Esse valor deve ser depositado pelo empregador na conta do FGTS em até 10 dias.

Artigo anterior
Por que fazer um retiro?
Artigo seguinte
Quais são os principais fatores ambientais que favorecem a região Nordeste como maior produtora de sal do Brasil?