Quais são as vacinas subcutâneas?

Perguntado por: Renata Benedita de Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

Vacinas pela via subcutânea (SC)
Aplica-se geralmente na face externa superior do braço (região do tríceps, em adultos) ou face anterior da coxa, em bebês ou crianças. Vacinas aplicadas por essa via incluem a febre amarela, varicela (catapora), tríplice viral (SRC) e a tetraviral (SRC-V).

Qual das vacinas a seguir deve ser administrada por via subcutânea?

VIA SUBCUTÂNEA (SC)

O volume máximo a ser introduzido por esta via é de 1,5ml. Vacinas, como a contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola (Tríplice Viral) tem indicação específica desta via.

Quais as vacinas administrada via oral?

No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite. Os demais são administrados pela via parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa.

Onde é aplicada a vacina subcutânea?

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.

Para que serve a vacina contra BCG?

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Administração de Medicação via Subcutânea | Sua Saúde na Rede

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as vacinas mais conhecidas?

  • Varíola. A primeira vacina de que se tem registro surgiu no final do século 18, para combater a varíola. ...
  • Febre Amarela. ...
  • DTP (difteria, tétano e coqueluche) ...
  • Poliomielite. ...
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ...
  • Meningite. ...
  • BCG. ...
  • Influenza.

Quais são as vacinas mais importantes?

Febre amarela

A vacina, importante para quem quer garantir a saúde da família, só é contraindicada para gestantes, idosos, crianças com menos de 9 meses de idade e pessoas com grave alergia a ovo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas imunizadas com a dose fracionada estão protegidas por 8 anos.

Quais vacinas estão sendo aplicadas no Brasil?

Nas vacinas de duas doses, a efetividade contra hospitalização e morte no mesmo período é de 82,2% com a Coronavac, 90,8% com a AstraZeneca e 87,7% com a Pfizer. Na Janssen, de apenas uma dose, é de 59,2%. A infecção por Sars-CoV-2 induz respostas robustas das células T e B, relacionadas à imunidade.

Porque a vacina BCG deixa uma cicatriz?

Por que a Vacina BCG deixa marca? A pequena cicatriz que se forma no braço direito é uma reação natural do corpo à bactéria Mycobacterium bovis. Esse é o microrganismo que causa a tuberculose e que está presente de forma controlada na vacina para gerar a imunização.

Qual a idade para tomar a vacina BCG?

A BCG é uma vacina indicada contra a tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento, estando incluída no calendário básico de vacinação da criança.

O que acontece com quem não tomou a vacina BCG?

Para quem não tomou a vacina e já é adulto, não se recomendada esta vacinação. Segundo o Manual de Vacinação do Ministério da Saúde do Brasil a vacina BCG tem duas indicações: crianças até 5 anos (devem ser vacinadas o mais cedo possível); contatos intra domiciliares de pacientes com hanseníase.

Qual vacina é aplicada na coxa?

Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae b. É aplicada por via intramuscular no músculo lateral da coxa.

Qual a posição do bisel da agulha para aplicar injeção subcutânea?

Para fazer a injeção subcutânea, pinçar o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.

Qual a diferença entre intramuscular e subcutânea?

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Quais são os tipos de vacinas que existem?

Atualmente, o desenvolvimento das vacinas se concentra em cinco diferentes tecnologias: Vacinas de vírus inativados (“mortos”) ou atenuados (“enfraquecidos”): métodos tradicionais, que utilizam o próprio vírus para estimular o corpo a produzir a resposta imunológica.

Quais vacinas podem ser tomadas juntas?

Veja abaixo alguns exemplos de vacinas combinadas:
  • Hexavalente: Difteria, Tétano, Coqueluche acelular, Haemophilus influenzae tipo b, pólio inativada e Hepatite B;
  • Pentavalente: Difteria, Tétano, Coqueluche acelular, Haemophilus influenzae tipo b e pólio inativada;
  • Tríplice viral: Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Qual é a vacina da gripe?

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída em 2022, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e já está sendo produzida pelo Butantan em suas fábricas.

Qual a via de administração da vacina rota vírus?

Diferentemente da maioria das vacinas, a Vacina de Rotavírus Humano Vivo Atenuado é administrada por via ORAL com a ajuda de um aplicador, semelhante a uma seringa previamente cheia com um diluente, o qual está projetado para uma administração via oral, logo após a reconstituição da vacina liofilizada.

Qual a via de administração da vacina influenza?

Administrar preferencialmente por via intramuscular, podendo também ser administrada por via subcutânea profunda (alternativa). Como para todas as vacinas injetáveis, supervisão e tratamento médico apropriado devem estar prontamente disponíveis em caso de um evento anafilático após a administração da vacina.

Onde se aplica a vacina?

A escolha da região das Vacinas Covid-19 é a região do deltóide direito ou esquerdo. Essa escolha se dará frente ao ofício do usuário. Por exemplo, se o usuário utiliza muito o braço esquerdo ou direito, realizar a vacina no braço de menor utilização cotidiana.

Porque algumas pessoas não ficam com a marca da vacina BCG?

O PNI (Programa Nacional de Imunizações) passou a seguir o posicionamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) de não revacinar as crianças que não desenvolveram cicatriz vacinal, independente do tempo transcorrido após a vacinação. A OMS afirma que a ausência da cicatriz não é indicativo de falta de proteção.

Quando a BCG não fez marca?

Portanto, se você vacinou o seu filho com a BCG e a marquinha não apareceu, pode ficar tranquila. O efeito ocorreu e seu bebê está protegido contra a tuberculose. Essa ausência da cicatriz nada mais é do que uma resposta incomum do organismo, o que não significa que a vacina não foi eficaz.

Por que a marca da vacina que tomamos quando somos Récem-nascidos fica na pele para sempre?

A marca no braço da vacina BCG

Essa cicatriz acontece devido a reação do corpo a bactéria Mycobacterium bovis, que contém o vírus da doença, só que de forma anulada e inofensiva. Assim que a vacina é aplicada, o corpo humano começa a desenvolver uma série de reações para se proteger desse bactéria.

Quais as vacinas aprovadas pela Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac em crianças de seis a 17 anos nesta quinta (20). A vacina contra Covid-19 do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac já é usada no país em pessoas acima de 18 anos.

Qual a tecnologia da vacina da Pfizer?

Assim, em parceria com a BioNTech, a Pfizer desenvolveu uma vacina à base de mRNA para combater o vírus SARS-CoV-2, que foi aprovada por órgãos regulatórios em todo o mundo. A companhia também tem desenvolvido um antiviral para o tratamento da covid-19.

Artigo anterior
Quantos dias depois de tomar fluconazol posso ter relação?
Artigo seguinte
Qual passar primeiro acelerador ou protetor?