Quais são as três responsabilidades que possui o servidor público?

Perguntado por: Hugo Ricardo Marques  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

O servidor público é passível de três tipos de responsabilidade: civil, penal e administrativa.

Quais são as responsabilidades do servidor público?

A responsabilidade civil do servidor público consiste no ressarcimento dos prejuízos causados à Administração Pública ou a terceiros em decorrência de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, no exercício de suas atribuições (art. 122 da Lei nº 8.112/90 e art. 37, § 6º, da Constituição Federal).

Como se dá a responsabilidade civil do servidor público?

Responsabilidade Civil do Estado

Quando o agente público causa dano a terceiro no exercício da função, em um primeiro momento, a administração pública será a responsável pela reparação. Para tanto, não será exigida a comprovação de culpa ou dolo. Surge, assim, a chamada responsabilidade objetiva.

Quais os tipos de responsabilidade que existem?

Com isso, verificou-se que a responsabilidade civil tem várias formas e espécies, tais como: subjetiva, objetiva, pré-contratual, contratual, pós-contratual e extracontratual.

De quem é a responsabilidade do serviço público?

A Constituição Federal de 88 estabelece, no parágrafo 6º do artigo 37, a responsabilidade das pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviços públicos diante dos danos que seus agentes causarem a terceiros.

Aula 32 Lei 8 112 - Responsabilidade do servidor; Penalidades

45 questões relacionadas encontradas

De quem será a responsabilidade pela ausência de prestação da concessionária ou da Administração Pública?

É assente na doutrina que a responsabilidade das concessionárias de serviço público é objetiva e decorre do mesmo comando constitucional aplicável ao Estado (art. 37, §6° da Constituição Federal). Esse é o texto constitucional: “Art.

Qual a responsabilidade do poder concedente e da concessionária de serviço público?

[5] Artigo 25 da Lei 8.987/95: “Incumbe à concessionária a execução do serviço concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuízos causados ao poder concedente, aos usuários ou a terceiros, sem que a fiscalização exercida pelo órgão competente exclua ou atenue essa responsabilização.”

Quais são as três formas de responsabilização?

Para gerar responsabilidade do Estado, devem surgir três elementos: a conduta administrativa, o dano e o nexo causal.

O que é responsabilidade subsidiária e solidária?

“A responsabilidade solidária é aquela em que o credor, ele pode exigir de um ou de todos os devedores ao mesmo tempo a completude da obrigação devida, do débito devido. A responsabilidade subsidiária é aquela que o ordenamento jurídico impõe ao credor o respeito ao benefício de ordem dos devedores.

O que é responsabilidade exemplo?

Ser responsável significa ter a capacidade de cumprir com os seus compromissos. A responsabilidade não está relacionada apenas com o campo profissional, por exemplo, qualquer trabalhador deve cumprir sua jornada de trabalho de forma eficiente.

Quanto à responsabilidade do servidor público é correto afirmar que?

Sobre a responsabilidade do servidor público é correto afirmar que: I. a responsabilidade administrativa resulta de atos ou omissões praticados no desempenho do cargo ou função.

O que é a responsabilidade civil do Estado?

A responsabilidade civil do Estado é a que impõe à Fazenda Pública a obrigação de compor o dano causado à terceiros por omissão ou por atos de seus agentes públicos, no desempenho de suas atribuições ou a pretexto de exercê-las.

Quanto à responsabilidade civil do Estado é correto afirmar?

É correto afirmar sobre a responsabilidade civil do Estado. O Estado somente será responsabilizado civilmente quando comprovada a sua culpa no evento que causou um dano a terceiro. A responsabilidade civil do Estado independe da demonstração de culpa ou dolo do agente público.

O que é responsabilidade funcional?

"Responsabilidade funcional é assumir tudo aquilo que você faz. É estar certo de que as decisões tomadas te levarão aos melhores resultados."

O que é responsabilidade sêxtupla dos servidores públicos?

”Configura a chamada Responsabilidade sêxtupla dos servidores públicos, a possibilidade de o funcionário ser responsabilizado não apenas nas esferas civil, penal e administrativa, mas também no âmbito político, por crimes de responsabilidade; em casos de improbidade administrativa; em processos de controle, perante ...

O que é responsabilidade objetiva e subjetiva do Estado?

Isso porque os servidores públicos têm o que chamamos de responsabilidade subjetiva (só respondem se agiram com dolo ou culpa), enquanto o Estado tem a responsabilidade objetiva (responde pelo fato ter ocorrido, não importando se seus servidores tomaram todo o cuidado possível para prevenir o dano).

O que se entende por responsabilidade subsidiária?

A responsabilidade subsidiária tem caráter acessório ou suplementar. Há uma ordem a ser observada para cobrar a dívida, na qual o devedor subsidiário só pode se acionado após a dívida não ter sido totalmente adimplida pelo devedor principal.

Quando ocorre a responsabilidade subsidiária?

Por isso, entende-se que a responsabilidade subsidiária ocorre quando esse devedor principal não paga suas obrigações. Sendo assim, outras empresas, que podem ser ligadas ao mesmo grupo ou fazem parte do mesmo conglomerado, são acionadas pela Justiça do Trabalho para o pagamento da dívida trabalhista.

O que é uma obrigação subsidiária?

Obrigação subsidiária é aquela que só pode ser cobrada quando a obrigação originária não é cumprida pelo devedor principal. Consiste na faculdade, imposta pela lei, de exigir o adimplemento da prestação, em caso de inexistência ou insuficiência dos bens do devedor originário, acionando o devedor subsequente.

Quais os três requisitos para responsabilização civil do Estado em caso de ação danosa?

A responsabilidade civil do Estado está inserida na teoria da responsabilidade civil objetiva, e possui por elementos: a conduta estatal, o dano, e o nexo de causalidade entre a conduta e o dano, não há necessidade de comprovação de dolo ou culpa.

Quais são as ações de responsabilidade civil?

Quais são os tipos de responsabilidade civil? Em síntese, a responsabilidade civil é classificada pela doutrina tanto em função da culpa (responsabilidade objetiva e subjetiva), como também em função da natureza (responsabilidade contratual e extracontratual).

Quais são as três características da responsabilidade civil do incapaz?

a) que haja um facto ilícito; b) que esse facto tenha causado danos a alguém; c) que o facto tenha sido praticado em condições de ser considerado culposo, reprovável, se nas mesmas condições tivesse sido praticado por pessoa imputável; d) que haja entre o facto e o dano o necessário nexo de causalidade; e) que a ...

O que é uma empresa concessionária de serviço público?

Por outro lado, a concessionária de serviço público é uma empresa de direito privado, que concorreu e ganhou uma licitação para prestar determinado serviço público por tempo determinado.

O que é responsabilidade solidária do Estado?

Uma importante mudança ocorreu com a promulgação da Constituição de 1934, que passou a aceitar a responsabilidade solidária do Estado, ou seja, este poderá responder juntamente com o funcionário causador do dano, conforme se vê: Art.

Qual a teoria que rege a responsabilidade civil da empresa frente aos usuários do serviço à luz da atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal?

A norma prevista no §6º, artigo 37, da CF de 1988 consagra a Teoria da Responsabilidade Objetiva.

Artigo anterior
Como trabalhar o letramento?
Artigo seguinte
Quais são os cuidados que devemos ter após aplicação de botox?