Quais são as três principais estruturas dentro da psicopatologia e explique cada uma delas?

Perguntado por: Cristiano Melo de Borges  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Cada uma dessas estruturas: neurose, psicose e perversão, possui, segundo Freud, um mecanismo de defesa específico. Esse mecanismo de defesa nada mais é do que uma forma inconsciente que a mente do indivíduo encontra para lidar com o sofrimento que advém do Complexo de Édipo.

Quais são as três principais estruturas dentro da psicopatologia?

São elas: Psicose, Neurose e Perversão. Vimos também que uma vez definida a personalidade dentro de uma das estruturas, ela nunca mudará, podendo apenas variar o grau de intensidade dos sintomas específicos de cada uma.

Quais as 3 estruturas do desenvolvimento psicológico a partir da Psicanálise?

A relação entre os três conceitos de estruturas psíquicas

Portanto, estes três componentes (id, ego e superego) compõem o modelo de estruturas psíquicas. Se o tema abordado for de estruturas clínicas, então a Psicanálise afirma a existência de três delas: a neurose, a psicose e a perversão.

Quais os principais aspectos das estruturas psicótica?

A estrutura psicótica se caracteriza por ser a mais regredida, com frustrações precoces ocorridas na fase oral ou na fase anal de rejeição, a partir da consideração de um desenvolvimento psicossexual (FREUD, 1905/1987).

Quais são as estruturas clínicas possíveis?

As três grandes Estruturas Clínicas caracterizam-se por: Neurose, Psicose e Perversão, sendo que cada qual representa um modo peculiar de funcionamento que repercute nas relações que o mesmo estabelece com o contexto social em que está inserido.

Neurose x Psicose x Perversão - Entenda as estruturas clínicas

33 questões relacionadas encontradas

O que são estruturas clínicas?

As estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão) são importantes balizadores para a prática do psicanalista, desde que as apreendamos como formas do sujeito se apresentar (bem como seus impasses e dilemas) e não somente como modelos rígidos ou tipos de subjetividade.

Quais são as três estruturas da personalidade?

Sendo eles: o id, ego e superego. O id é o elemento mais primitivo da personalidade, sendo este o sistema original com o qual já nascemos.

Como se caracteriza a personalidade psicótica?

Em comum, as anomalias que se caracterizam como psicose têm entre seus sintomas delírios, alucinações, catatonia, desorganização do pensamento, abulia e agitações de caráter. A pessoa que sofre de delírios, por exemplo, inventa histórias que não condizem com a realidade, sem que tenha consciência disso.

Como se caracteriza a personalidade Psicotica?

Durante um episódio psicótico, os pensamentos e percepções de uma pessoa são perturbados e o indivíduo pode ter dificuldade em entender o que é real e o que não é. Os sintomas da psicose incluem delírios (falsas crenças) e alucinações (ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem).

O que é uma personalidade psicótica?

O que é psicose? A psicose é uma estrutura da personalidade que prejudica a percepção e o pensamento da pessoa, afetando sua capacidade de julgamento. Diferentemente do neurótico, o psicótico não reconhece as regras ou mesmo que as reconheça se sente indiferente a elas, nem respeita as normas estabelecidas.

Quais são as fases do desenvolvimento segundo a psicanálise?

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:
  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Qual a estrutura da psicanálise?

Para os estruturalistas o conceito de estrutura está ligado à ideia de totalidade. Para a psicanálise, o real tem como estatuto o impossível e se inscreve na estrutura sob a forma de furo no imaginário e falta no simbólico.

O que é estrutura para psicanálise?

O termo estrutura e a expressão estruturas clínicas surgiram em psicanálise a posteriori, mais precisamente, datam do início do ensino de Lacan. Desde Freud, damos importância ao diagnóstico diferencial, porque sabemos que ele serve de orientação para a condução da análise, sendo fundamental à direção do tratamento.

Quais são os tipos de perversão?

Alguns comportamentos considerados como perversões
  • exibicionismo;
  • fetichismo;
  • necrofilia;
  • zoofilia;
  • voyeurismo;
  • sadismo;
  • masoquismo. entre outros.

Como se divide a psicose?

A psicose se divide em Paranoia, Autismo e Esquizofrenia. A perversão não possui subdivisões. Ela, no entanto, possui várias formas de manifestação.

Qual a diferença entre neurótico e psicótico?

Em essência, a principal diferença entre neurose e psicose é a forma em que elas afetam a saúde mental. O comportamento neurótico pode estar naturalmente presente em qualquer pessoa, ligado a uma personalidade desenvolvida. O comportamento psicótico pode ir e vir como resultado de várias influências.

O que é um psicótico na psicanálise?

Na psicanálise, a psicose corresponde a um funcionamento psíquico que obedece a um princípio de rejeição primordial, que corresponde ao termo alemão Verwerfung. A rejeição primordial consiste na expulsão de idéias ou pensamentos próprios, os quais passam a ser tratados como estranhos ou não acontecidos.

Qual é a personalidade de um psicopata?

O que é psicopatia? Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um distúrbio, de difícil diagnóstico, caracterizado por falta de empatia em relação ao outro e desprezo pelas obrigações sociais.

Como identificar um surto psicótico?

Outros sintomas comuns do surto psicótico são: confusão mental, ansiedade, agressividade, dificuldade de comunicação, isolamento social, perda da noção de tempo e espaço, comportamento catatônico — ficar parado sem qualquer reação — e rápidas oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva.

Qual a diferença entre um psicopata é um psicótico?

Além disso, a psicopatia consiste em uma desordem de personalidade, enquanto a psicose é uma desordem psíquica que não diz respeito ao âmbito da personalidade, mas, sim, à perda de contato com a realidade.

Como conviver com uma pessoa psicótica?

Orientações básicas
  1. Não critique ou culpabilize a pessoa pelo que está acontecendo.
  2. Não argumente contra o que está sendo relatado.
  3. Não leve para o pessoal o que lhe está sendo dito. ...
  4. Não confronte diretamente a pessoa. ...
  5. Não fale que a pessoa está psicótica. ...
  6. Não menospreze ou faça brincadeiras com a situação.

O que é um psicopata neurótico?

Dizemos em psicanálise que o neurótico é aquele que busca o objeto perdido no mundo (este objeto pode ser a perda da placenta no útero materno, por exemplo) e que o psicótico é o que tem esse objeto no bolso, o que aparece no desencadeamento do sentimento de perseguição, de grandeza até a falta de interesse pelo outro.

O que é a estrutura de personalidade?

A estrutura da personalidade representa as bases constantes (elementos psíquicos fundamentais) sobre as quais se estabelece o funcionamento psíquico de um sujeito.

Quais são os componentes da personalidade?

Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.

Quais são as características de personalidade?

As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.

Artigo anterior
Qual é o estado menos populoso da região Nordeste?
Artigo seguinte
O que doar de higiene pessoal?