Quais são as três partes do cheque?

Perguntado por: Liliana Matias Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

No cheque temos três partes envolvidas: a) o emitente, passador ou sacador que é o titular de conta-corrente junto a um banco (instituição financeira); b) o sacado que é o banco (instituição financeira) que dispõe dos recursos do sacador e que está obrigado a cumprir a ordem do emitente, dentro dos limites de seus ...

Quais são as partes do cheque?

Cheques - Informações gerais: Partes envolvidas
  • Emitente (emissor ou sacador): aquele que emite o cheque;
  • Beneficiário: pessoa que recebe o cheque como pagamento; e.
  • Sacado: banco onde está depositado o dinheiro do emitente e que fará o pagamento do cheque ao beneficiário.

Quais são os tipos de cheques?

Tipo de Cheques
  • Cheque ao portador. É um cheque em que não é mencionada qualquer pessoa ou entidade beneficiária, pelo que é pagável ao apresentante.
  • Cheque nominativo. É um cheque em que é mencionado um determinado beneficiário.
  • Cheque Cruzado.

Quais são as principais características do cheque?

O cheque é um titulo formal, pois segue um modelo padronizado. a) A denominação, ''cheque'' inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido; b) A ordem incondicional de pagar quantia determinada; c) O nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado).

O que é cheque qual a sua estrutura Quais os principais tipos?

Um cheque é uma ordem de pagamento à vista de fundos na conta do emissor para o beneficiário, em termos simples é um documento que ordena ao banco para que pague a quantia nela preenchida à pessoa que quiser sacar, descontando o dinheiro da conta da pessoa que emitiu o cheque.

COMO PREENCHER UM CHEQUE CORRETAMENTE! Tutorial passo a passo pra você nunca mais errar!

24 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de cheque?

É uma ordem de pagamento à vista emitida pelo titular de conta bancária com provisão de fundos, que deverá ser sacada contra o banco.

O que é o cheque e como funciona?

O cheque nada mais é que uma ordem de pagamento para efetuar uma compra ou até mesmo realizar o pagamento para uma pessoa. Antes mesmo das contas bancárias se digitalizarem, era muito comum empregadores efetuarem o pagamento com o uso de cheque, que deveria ser compensado no banco.

Qual é o conceito de cheque Quais são as principais características e espécies de cheque como preencher uma folha de cheque fundamente as respostas das perguntas?

O cheque é um título abstrato e revela-se como uma mera declaração unilateral, que é realizada pelo emitente. Para Fran Martins, um cheque é visto “[...] como uma ordem de pagamento, à vista, dada a um banco ou instituição assemelhada, por alguém que tem fundos disponíveis no mesmo, em favor próprio ou de terceiro”.

Quais são as características do cheque Pós-datado?

O cheque pós datado, numa linguagem simples, nada mais é senão um cheque preenchido com data posterior àquela em que efetivamente foi emitido, com o objetivo de que sua apresentação e compensação se dêem em data posterior à data em que foi utilizado como pagamento.

Qual a diferença de cheque especial e cheque cruzado?

A única diferença do preenchimento do cheque cruzado para o normal é que o primeiro tem um cruzamento que o distingue. O cruzamento é feito desenhando duas retas paralelas, na diagonal, na frente do cheque. Há dois tipos dele: o cruzamento geral e o cruzamento especial.

Qual a diferença entre cheque visado e cruzado?

- Quando o sacado ( banco ) antes de pagar a importância devida atesta a existência de fundos , visando assim o cheque. ( é descontado o valor do cheque na conta do emitente , o banco faz um outro cheque do próprio banco chamado assim cheque visado e este é como dinheiro em espécie com garantia do próprio banco).

O que é tipo de cheque 5?

5. Cheque visado. Cheque visado é aquele para o qual o banco garante o pagamento.

O que quer dizer Rebloqueio de cheque?

Esclarecemos que o rebloqueio de depósitos efetuados em cheque, o Banco procede conforme a Circular Bacen 3532, Art. 15. Quando é decretada inoperância do Setor de Compensação, os bloqueios dos valores dos cheques depositados são acrescidos na quantidade de dias que durar a inoperância mais um dia útil.

Como preencher o verso do cheque?

O cheque deve estar cruzado, com a indicação de beneficiário (cheque nominal), e o número de agência e conta do beneficiário no verso.

Qual a diferença de cheque cruzado e nominal?

No cheque cruzado para receber o valor é necessário depositar o documento em uma conta. Já no nominal, o valor só é entregue ao titular do documento, ou seja, quem está com o nome no cheque. Um cheque cruzado também pode ser nominal. Nesse caso, o depósito deve ser feito em uma conta com o mesmo titular do cheque.

Qual a base jurídica do cheque Pós-datado?

3 A Natureza Jurídica do Cheque Pós-Datado

32 da lei 7.357/85, que regulamenta o cheque. Gladston Mamede29, explica que a pós-datação do cheque, isto é, a emissão com data posterior, é ato jurídico válido, apenas não tem o poder de impedir o pagamento do cheque se há apresentação em data anterior á constante no titulo.

Qual a diferença de cheque Pré-datado e Pós-datado?

1) Um leitor indaga se um cheque dado hoje, com data futura e para ser cobrado depois, é pré-datado ou pós-datado. 2) Maria Helena Diniz assim faz a distinção: I) Pré-datar é lançar data com antecipação; II) Pós-datar é colocar uma data futura para que só nela o documento seja apresentado.

O que diz a Súmula 370 do STJ?

O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

Como é feito o pagamento com cheque?

Um cheque é uma ordem de pagamento à vista. Ao passar um cheque, o emissor ordena que um banco faça o pagamento de uma quantia determinada a um beneficiário. Além de uma ordem de pagamento, o cheque também é considerado um título de crédito.

É possível pagar uma conta com cheque?

O cheque é uma ordem de pagamento a vista. Se decorrente do recebimento de transações entre a empresa e seus cliente e (principalmente) se endossados à ela, nada há em lei que a impeça de pagar suas contas com tais cheques.

Qual é a vantagem do cheque?

As principais vantagens são: segurança, a movimentação de grandes montantes e a possibilidade de manter um melhor registo dos movimentos.

Qual é a origem do cheque?

A origem do cheque

Segundo eles, as mesas usadas pelos banqueiros tinham a forma de um tabuleiro de xadrez, daí o seu nome. ... Os bancos ingleses adotaram a ideia e instituíram o uso do cheque entre 1759 e 1772, incluindo sua numeração em série, usada para evitar falsificações do documento.

Qual é a natureza jurídica do cheque?

No aspecto legal, o cheque também é considerado título de crédito pelo Banco Central do Brasil. E o atual Código de Processo Civil estabelece que o cheque tem natureza de título executivo extrajudicial.

Como se recebe um cheque administrativo?

Os cheques administrativos podem ser sim endossados, caso não tenham sido emitidos na modalidade “não à ordem”. Para isso, basta que se assine no verso do cheque, escrevendo o nome do terceiro que irá sacar ou depositar.

O que é um cheque administrativo?

O que é Cheque Administrativo? É um cheque emitido com seus valores preenchidos e o fundo já aprovado pelo banco ou correntista. Por já ter o saldo garantido, se torna mais seguro para quem o recebe.

Artigo anterior
Como é a pobreza na Coreia do Sul?
Artigo seguinte
O que gasta mais energia Wi-Fi ou 4G?