Quais são as três instâncias psíquicas?

Perguntado por: Nelson Nelson Nogueira  |  Última atualização: 29. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

Na Primeira Tópica, a teoria apresenta a existência de três instâncias psíquicas, quais sejam: 1) o inconsciente; 2) o pré-consciente; e 3) o consciente.

Quais são as instâncias psíquicas?

O id, o ego e o superego são instâncias psíquicas da mente humana e a maneira como elas se desenvolvem é decisiva para a formação da personalidade.

Quais são os 3 pontos de vista do funcionamento psíquico?

A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO

Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

Quais são os três aparelho psíquico?

O aparelho psíquico se divide em três: id, ego, superego.

Quais são as três instâncias da personalidade proposta por Freud?

Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em "O ego e o id", de 1923, e consiste em uma divisão da mente em três instâncias psíquicas: o id, o ego e o superego2.

PSICANÁLISE - Uma Explicação Simples e Rápida Sobre ID, EGO e SUPEREGO

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os três fatores determinantes da personalidade?

Isso significa que a personalidade inclui todos os fatores físicos, biológicos e socioculturais, unindo tendências que nascem com a pessoa e experiências adquiridas ao longo de sua vida.

O que é alter ego e superego?

O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação. Segurando a onda dos elementos mais radicais dessas influências, o resultado pode ser um indivíduo em paz consigo mesmo – ainda que, às vezes, sua mente tenha de recorrer a escudos e disfarces para chegar lá.

Como Freud divide a psique?

De acordo com o pensamento de Freud, o id, o ego e o superego são as três partes estruturantes da mente humana. Na metapsicologia freudiana, essas três estruturas fazem parte da segunda divisão topográfica da mente. Elas transitam entre os níveis consciente e inconsciente.

Qual é a função do ID ego e superego?

O Id é a fonte de nossa energia psíquica, e representa a nossa libido. O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.

Qual a diferença entre 1ª e 2ª tópica freudiana?

Ao elaborar a primeira tópica, Freud estabelece a distinção entre duas formas de uso do termo inconsciente: a descritiva e a dinâmica. A segunda tópica é o resultado de uma revisão teórica das elaborações efetuadas até então.

O que é a psique para Freud?

O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

Quais são as três parte da vida psíquica conforme a segunda teoria de Freud discorra sobre?

Na Primeira Tópica, a teoria apresenta a existência de três instâncias psíquicas, quais sejam: 1) o inconsciente; 2) o pré-consciente; e 3) o consciente. O inconsciente é constituído pelos conteúdos que não são acessados pelas instâncias pré-consciente e consciente.

O que é superego exemplo?

Por exemplo, se você ceder aos impulsos do ID, o superego é o que fará com que você sinta culpa ou até vergonha por suas ações. O superego pode ajudá-lo a se sentir bem com seu comportamento quando reprime seus impulsos mais primitivos.

Quando o superego é dominante?

Quando o superego é dominante? Já um superego dominante gera um indivíduo moralista, paralisado pelos impedimentos que sua mente impõe a vida toda.

O que é a palavra Parapraxia?

A parapraxia pode se manifestar de diversas formas, como na troca de um nome numa conversa, no esquecimento de algo que normalmente não seria esquecido, como por exemplo a chave do carro, em um tropeço ou em derrubar um objeto, ou, ainda, ao trocar uma palavra capaz de mudar o sentido de uma frase.

Qual é o papel do superego?

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia.

Qual a função das 3 estruturas da personalidade?

Qual a função das três estruturas id, ego e superego da personalidade? O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação.

Quem fala sobre ID ego e superego?

Em 1923, Sigmund Freud, pai da psicanálise, desenvolveu a chamada Teoria da Personalidade. Com ela, o pensador buscou organizar o aparelho psíquico em três estruturas: Id, Ego e Superego.

O que Freud conclui do ID ego e superego?

Seriam eles o id, um conjunto de tendências de instintos descoordenadas; o ego sendo uma porção realista e organizada e, por sua vez, o superego desempenhando um papel crítico e moral. O médico percebeu que o homem era movido por diversas forças instintivas, geradas por impulsos naturais.

Qual a frase mais famosa de Freud?

As melhores frases de Freud
  • Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida. ...
  • Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil. ...
  • A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

Quais são as 4 ideias de Freud?

é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Como chama outra personalidade?

1 alter ego, outro eu, personalidade alternativa, segunda personalidade, eu inconsciente, identidade secreta, identidade oculta.

Qual a função do Id na mente humana?

A única função do id é a busca do prazer, por isso, a todo momento ele procura diminuir as tensões buscando promover a satisfação de necessidades básicas do ser humano.

Quem tem alter ego?

Em psicologia, uma pessoa dotada de alter ego é alguém que leva uma vida dupla. O termo passou a ser comumente usado no século XIX quando o transtorno dissociativo de identidade foi descrito por psicólogos. Na literatura, alter ego é um personagem usado intencionalmente pelo autor para apresentar suas próprias ideias.

Artigo anterior
Qual o lastro da libra?
Artigo seguinte
Quais bancos não consultam o Serasa?