Quais são as três fases do Romantismo?

Perguntado por: Neuza Rafaela de Vicente  |  Última atualização: 19. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães, renomados escritores do século XIX.

Quais são as três gerações do Romantismo e suas características?

A primeira geração (1836-1853) é indianista e nacionalista. Já a segunda (1853-1870) é ultrarromântica e marcada pelo pessimismo. Enfim, a terceira geração (1870-1881) é caracterizada pela crítica sociopolítica e por uma visão menos idealizada da realidade.

O que foi a 3 fase do Romantismo no Brasil?

A terceira geração é também conhecida como “O condoreirismo”, os poetas dessa geração apresentam estilo grandioso ao tratarem de temas sociais, eram comprometidos com a causa abolicionista e republicana desenvolvendo, assim, a poesia social. Castro Alves é o poeta que mais se destaca.

Quais são as principais fases do Romantismo?

A poesia romântica é dividida em três fases: o indianismo possui caráter nacionalista, o ultrarromantismo está associado ao sofrimento amoroso e à morbidez, e o condoreirismo apresenta crítica sociopolítica. Já a prosa romântica é composta por romances indianistas, urbanos, regionalistas e históricos.

Quais as 3 fases do romantismo em Portugal?

Tópicos deste artigo
  • Primeira geração: nacionalismo e aspirações liberais (1825-1840)
  • Segunda geração: ultrarromantismo (1840-1860)
  • Terceira geração: renovação romântica (1860-1870)

Romantismo I - As três fases

37 questões relacionadas encontradas

Como se chama a primeira fase do Romantismo?

A primeira geração do Romantismo, também conhecida como indianista, foi um dos principais movimentos literários brasileiros do século XIX.

O que foi a fase do Romantismo?

O Romantismo foi um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX. O Romantismo foi um movimento que se voltou para os valores da burguesia. O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX.

Quais são as características da primeira fase do Romantismo?

O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro.

Onde surgiu a terceira geração do Romantismo?

Contexto histórico. A terceira geração do Romantismo acontece por volta de 1870 a 1880, período marcado pela frente abolicionista, da qual participaram muitos autores importantes. Também é lembrado pelo atrito entre o republicanismo e a monarquia vigente.

Qual o objetivo da 3 geração do Romantismo?

Dessa forma, podemos notar que a terceira geração do romantismo, da qual o poema acima faz parte, foi marcada por um imenso sentimento de liberdade e igualdade, uma vez que o poeta permite-se expressar seu sentimento de forma mais concreta, valorizando traços e características reais do ser amado.

O que foi a 2 geração do Romantismo no Brasil?

A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista.

Quem criou o Romantismo?

Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.

O que marcou a terceira geração?

A Terceira Geração do Romantismo no Brasil teve seu início na década 1870. Foi um período marcado por ideias que vieram a partir de uma visão crítica e mais aprofundada da realidade social da época. Nesse momento da literatura brasileira, a estrutura do pensamento eram as ideias abolicionistas, republicanas e liberais.

Onde se iniciou o Romantismo?

O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.

Porque o Romantismo acabou?

O romantismo sofreu um declínio geral durante este período, visto que foi ofuscado por novos movimentos culturais, sociais e políticos, muitos deles hostis às ilusões e preocupações percebidas dos românticos.

Quem fundou o Romantismo no Brasil?

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836.

Como foi a primeira fase do Romantismo no Brasil?

Esse período foi marcado por um forte sentimento de busca de identidade nacional, já que éramos um país recém-independente. Dessa forma, a primeira fase do Romantismo no Brasil apresentou como temas principais o amor impossível, o índio, a saudade da pátria, a natureza e a religiosidade.

Como identificar o Romantismo?

Romantismo: saiba tudo sobre esse assunto!
  1. Liberdade de criação e de expressão.
  2. Nacionalismo.
  3. Religiosidade.
  4. Valorização da natureza.
  5. Valorização das emoções.
  6. Individualismo, egocentrismo.
  7. Pessimismo.
  8. Escapismo.

Quanto tempo durou o Romantismo?

No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, dividido em 3 gerações.

Artigo anterior
Qual a classificação dos pássaros?
Artigo seguinte
Qual é a melhor gasolina comum ou aditivada?