Quais são as teorias do desenvolvimento infantil?
Perguntado por: Tatiana Letícia Reis de Nascimento | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)
Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.
Quais são as teorias do desenvolvimento?
São eles: Hereditariedade: consiste em genes repassados pelos pais, que determinam o desenvolvimento de cada um. Dependendo das experiências e do ambiente, eles podem, ou não, se manifestar. Crescimento orgânico: a maturidade física dá ao adolescente/adulto possibilidades que ele não tinha quando criança.
Quem são os teóricos mais importantes do desenvolvimento infantil?
- Teoria de Piaget do Desenvolvimento Cognitivo.
- Teoria do Apego de Bowlby.
- Teoria do Aprendizado Social de Bandura.
- Teoria Sociocultural de Vygotsky.
- Uma palavra de Verywell.
Quais são os desenvolvimento infantil?
- Desenvolvimento infantil físico.
- Desenvolvimento cognitivo.
- Desenvolvimento social infantil.
- Desenvolvimento afetivo.
- Marcos importantes até os 12 meses.
- Marcos do desenvolvimento dos 18 meses aos 6 anos.
- Sensório-motor: de 0 a 2 anos.
- Pré-operatório: de 2 a 7 anos.
Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?
- Fase 1 – Sensório-motor. ...
- Fase 2 – Pré-operatório. ...
- Fase 3 – Operatório concreto. ...
- Fase 4 – Operatório formal. ...
- Desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional. ...
- Bebês – zero a 1 ano e 6 meses.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO - PIAGET, VYGOTSKY E WALLON | Aulão de Vitória
O que Jean Piaget fala sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?
O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.
Quais são os estágios de desenvolvimento?
- Fase sensório-motora: nascimento até cerca de 2 anos. ...
- Fase pré-operacional: de 2 a 7 anos. ...
- Estágio operacional concreto: 7 a 11 anos. ...
- Estágio operacional formal: 11 anos ou mais.
O quê Vygotsky fala sobre o desenvolvimento infantil?
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
Quais os principais teóricos da psicologia do desenvolvimento?
Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.
Quais as principais diferenças entre Piaget Vygotsky e Wallon?
Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.
Quais são as teorias de desenvolvimento e aprendizagem?
Dentre essas teorias da aprendizagem podemos destacar três delas que considero a psicogênese do desenvolvimento infantil, e o interesse natural do indivíduo em cada fase de desenvolvimento numa perspectiva integracionista são elas as teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.
Quais são as principais teorias da psicologia?
- Terapia Cognitivo Comportamental. ...
- Psicanálise. ...
- Behaviorismo. ...
- Psicologia Humanista. ...
- Análise Junguiana ou Psicologia Analítica. ...
- Levando seus tratamentos para um próximo patamar.
O que são teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Quais são os principais objetivos da Psicologia do Desenvolvimento?
A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento psíquico e da personalidade, as leis internas desse processo, bem como as causas que dão origem às principais tendências e características psicológicas, nas suas diferentes etapas.
Que filósofo foi o precursor da Psicologia do Desenvolvimento?
Jean-Jacques Rousseau e John B. Watson são tipicamente citados como os fundadores da moderna psicologia do desenvolvimento.
Quais são as cinco perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano?
Serão apresentadas cinco teorias ou modelos no âmbito do desenvolvimento humano. Essas teorias ou modelos são (1) a teoria biológica do desenvolvimento; (2) a teoria cognitiva do desenvolvimento; (3) a teoria emocional do desenvolvimento e (4) a teoria social do desenvolvimento.
Como o meio na Perspectiva de Vygotsky pode influenciar no desenvolvimento infantil?
Vigotski lembra que, com o crescimento físico e psicológico, o meio dela se expande, ou seja, novos elementos e aspectos desse crescimento ocupam a cena produzindo novos efeitos. Mas isso ocorre porque a criança passa a ter outras necessidades que as condições anteriores do meio não satisfazem.
Qual a contribuição de Vygotsky para a educação infantil?
Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.
Qual é a teoria que Vygotsky defende?
Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
O que diz a teoria de Jean Piaget?
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
O que é desenvolvimento e aprendizagem?
Desenvolvimento e aprendizagem são forças complementares dentro da esfera organizacional. A aprendizagem dota o colaborador da capacidade de executar, enquanto o desenvolvimento o dota da habilidade de fazer suas tarefas com desenvoltura e qualidade.
Qual a importância das teorias da aprendizagem?
As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.
O que é o desenvolvimento da aprendizagem?
A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Normalmente uma criança deve aprender a andar e a falar; depois a ler e escrever, aprendizagens básicas para atingir a cidadania e a participação ativa na sociedade.
O que é uma teoria psicológica?
2) Teorias Psicológicas - são aquelas que analisam os determinantes internos de escolha dos indivíduos. Sob esta perspectiva, o indivíduo teria papel ativo ou parcial e as condições sócio-econômica-culturais teriam uma função secundária no processo.
Quais são as teorias do behaviorismo?
O que é Behaviorismo
Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.
O que é arquivo de Silhouette?
O que é movimento Laban?