Quais são as técnicas de RTM?

Perguntado por: Tomás Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

As técnicas consistem em manobras de tração cervical, torácica, lombar e global, realizadas de diversas formas, com o objetivo de tratar disfunções de ordem neurológica ou osteomioarticular.

Quais são as técnicas de mobilização articular?

Técnicas de Mobilização Articulares (por exemplo, Maitland, Mulligan, técnicas de Kaltenborn) Exercícios de mobilidade (por exemplo, exercícios McKenzie) Técnicas de Energia Mínima (técnicas de reposicionamento de articulação ativa baseadas em osteopáticos) Manipulação Conjunta.

O que é RTM na fisioterapia?

RTM (Recursos Terapêuticos Manuais)

Quais são as técnicas de terapia manual?

Entre as técnicas utilizadas podemos citar a Quiropraxia, Rolfing, Cyriax, Osteopatia, Maitland, McKenzie, Mulligan, Crochetagem, Mobilização Neural, Estabilização Segmentar Terapêutica, etc…

Quais são os recursos terapêuticos manuais?

Dentre o conjunto de técnicas manuais, destacam-se a massoterapia, a pompagem, a mobilização articular e tração, a mobilização neural e as técnicas de quiropraxia e osteopatia, baseando-se nos conhecimentos da anatomia palpatória, biomecânica e cinesiologia.

Prova prática de Recursos Terapêuticos Manuais (RTM)

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os recursos terapêuticos?

Recursos terapêuticos podem ser atividades, objetos, técnicas e métodos utilizados com o objetivo de auxiliar o cliente durante seu processo de reabilitação.

Quais são os princípios para uso do recurso terapêutico manual?

As técnicas de terapia manual são manipulações, mobilizações e exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, produzir elasticidade a fibras aderidas, estimular o líquido sinovial e promover a redução da dor. Suprimindo todos os seus bloqueios e pode o livrar das suas algias.

Quais as técnicas de fisioterapia?

Resumo das Técnicas
  • RPG. ...
  • MICROFISIOTERAPIA. ...
  • OSTEOPATIA. ...
  • - Osteopatia visceral. ...
  • - Osteopatia estrutural. ...
  • - Osteopatia craniana. ...
  • MANIPULAÇÃO DAS FASCIAS. ...
  • ESTABILIZAÇÃO VERTEBRAL.

Quem pode fazer terapia manual?

Quem pode fazer? O curso de Terapia Manual é direcionado à acadêmicos e profissionais que atuam com fisioterapia ou educação física, que tenham por objetivo compreender os princípios fisiológicos da terapia manual dentro das alterações da coluna vertebral.

Quais os benefícios da terapia manual?

6 benefícios da terapia manual para o corpo humano
  • Indicações.
  • 1- Cuidado integrativo.
  • 2- Diminuição das tensões.
  • 3- Redução de dores musculares e das articulares.
  • 4- Estimula a lubrificação intra-articular.
  • 5- Previne contra bloqueios intra-articulares.
  • 6- Mais flexibilidade e resistência para tecidos conectivos.
  • Conclusão.

O que é a técnica de Mulligan?

As técnicas do Conceito Mulligan foram desenvolvidas para reparar as “falhas posicionais”. É uma das técnicas de terapia manual mais seguras e confortáveis para o paciente, resultando em alivio imediato da dor.

O que é a mobilização articular?

A mobilização articular refere-se aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares3,4.

O que é Crochetagem miofascial?

A crochetagem é uma técnica criada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman nos anos 70. A ideia era poder realizar a liberação miofascial através de instrumentos específicos. Mas a criação dessas ferramentas têm uma razão bem particular. Os instrumentos da crochetagem apresentam uma curvatura em sua extremidade final.

Quais os tipos de mobilização?

Os movimentos fisiológicos são: extensão, flexão, rotação, adução, abdução, pronação, e supinação. Movimentos acessórios podem apenas ser executados pelo terapeuta. Os movimentos acessórios são: aproximação, separação, deslizamento, rolamento, e o girar.

Quais são as indicações para mobilização articular?

Indicações. A principal indicação para a mobilização articular é a disfunção articular do tipo hipomóvel, ou seja, com mobilidade reduzida. Uma vez que a mobilização conjunta mobiliza uma articulação, a mobilização articular é indicada para articulações que tenham perdido mobilidade (hipomóvel).

Quais os tipos de mobilização articular e seus graus?

Método Maitland
  • Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau III: mobilização de grande amplitude que chega à barreira restritiva;
  • Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega à barreira restritiva;

Quais as contraindicações da terapia manual?

Desta forma, a manipulação está contraindicada nos casos onde houver malignitude vertebral, infecção ou inflamação, síndrome da cauda equina, mielopatia ou espondilose, radiculopatias adjacentes múltiplas, doenças dos corpos vertebrais, instabilidade osteoarticular vertebral (ex., fraturas, luxações).

O que é terapia manual ortopédica?

Técnica desenvolvida pela canadense Diane Jacobs, aborda o sistema nervoso cutâneo e periférico através de estímulos nos receptores periféricos (pele e subcutâneo), que transmitem informação ao cérebro provocando uma série de mudanças nos tecidos e normalização do metabolismo do tecido neural em disfunção.

Como fazer fisioterapia para a coluna?

A execução de exercícios de fisioterapia para coluna tem por objetivo principal ativar a musculatura da região, evitando novos quadros de dor. Assim, são indicados exercícios de alongamento, utilizando faixas e elásticos, bem como exercícios de fortalecimento, utilizando bola Suíça.

O que pode substituir a fisioterapia?

Conheça três técnicas alternativas de fisioterapia
  • Método Busquet. Se as ondas de choque tratam as lesões isoladamente, o método Busquet observa o paciente de forma integral. ...
  • Leia Mais: 5 erros comuns em treinos na esteira. ...
  • Abordagem psicossomática.

O que é o método Busquet?

O método Busquet utiliza técnicas de terapia manual aliada a exercícios posturais, que visa a liberação e o relaxamento das cadeias musculares. A finalidade do método, portanto, é corrigir as cadeias e liberar o movimento.

Qual o principal objetivo da terapia manual?

O objetivo das técnicas de terapia manual aplicadas sobre os tecidos musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos, para obter de forma direta ou reflexa reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas.

Quais os tipos de recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia?

Recursos utilizados nos tratamentos fisioterapêuticos
  • Cinesioterapia.
  • Eletroterapia.
  • Termoterapia.
  • Fototerapia.
  • Mecanoterapia.
  • Massoterapia.

Quais os efeitos fisiológicos importantes da terapia manual?

Diversos mecanismos neurofisiológicos estão envolvidos com os efeitos das técnicas de terapia manual. Os principais efeitos da aplicação das técnicas são: hipoalgesia, inibição do espasmo muscular por influência na excitabilidade do motoneurônio, melhora do controle motor e repercussões no sistema nervoso autônomo.

O que é uma atividade terapêutica?

Proporcionam um contexto apropriado para a partilha e expressão de sentimentos, e uma oportunidade para que os indivíduos aprendam mais sobre si próprios e sobre a relação com os outros.

Artigo anterior
Qual dos países a seguir sediou mais edições dos Jogos Olímpicos de Inverno?
Artigo seguinte
Como saber se o piso absorve água?