Quais são as taxas?

Perguntado por: Verónica Rebeca Sousa de Faria  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

As taxas são tributos cujo fato gerador é configurado por uma atuação estatal específica, referível ao contribuinte, que pode consistir: no exercício regular do poder de polícia; ou na prestação ao contribuinte, ou colocação à disposição deste, de serviço público específico e divisível (art.

Quais são os tipos de taxas que existem?

Segundo o artigo 5º do CTN, os tributos são definidos em impostos, taxas e contribuições de melhoria.
...
Veja, agora, cada uma dessas modalidades.
  1. Impostos. O imposto é um tipo de tributo não vinculado. ...
  2. Taxas. ...
  3. Contribuições de melhoria. ...
  4. Contribuições. ...
  5. Empréstimos Compulsórios.

O que são as taxas?

A taxa é uma espécie tributária cuja cobrança é vinculada a uma atuação estatal. Prevista no art. 145, II, da Constituição Federal de 1988, o tributo em estudo caracteriza-se por sua natureza vinculada e pela referibilidade que a atuação estatal deve guardar com o contribuinte.

O que são taxas e exemplos?

Alguns exemplos de taxas são: Taxa de Emissão de Documentos: quando pedimos para emitir RG, CPF, Passaporte, carteira de motorista e outros; Taxa de Licenciamento Anual do Veículo; Taxa de Registro do Comércio.

Quais são os impostos e taxas?

Quais são os principais impostos e taxas no setor de transportes?
  • IPVA: todo veículo precisa pagar o IPVA, independentemente de ser de carga ou não.
  • ISS.
  • ICMS: imposto estadual, é cobrado com base no Conhecimento de Transporte (CT-e)
  • IRPJ: imposto de renda para pessoas jurídicas, cobrado para empresas.
  • PIS/Pasep.

Impostos, taxas, contribuições e tributos - o que são e para que servem

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 tributos?

Mas, além disso, o que contribui para toda essa complexidade é a quantidade de tipos de tributos que existem no país. Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

O que é o imposto?

Como o próprio nome já indica, é algo que é obrigado. O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado.

Qual é a diferença entre taxa e imposto?

Diferenças entre taxa e imposto

A taxa é destinada para fins específicos, financiando o mesmo serviço em razão do qual ela foi recolhida. O imposto pode ser usado para uma série de finalidades, e você não tem como saber exatamente quais atividades foram financiadas com o valor que recolheu.

Quais são os elementos da taxa?

São, portanto, elementos das taxas:
  • Serviço Público Prestado ou Disponibilizado.
  • Serviço público específico e divisível.

Quais são os objetivos das taxas?

Já as taxas, também segundo o CTN, é um tributo que “têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição”.

O que são taxas tributárias?

As taxas são tributos cujo fato gerador é configurado por uma atuação estatal específica, referível ao contribuinte, que pode consistir: no exercício regular do poder de polícia; ou na prestação ao contribuinte, ou colocação à disposição deste, de serviço público específico e divisível (art.

Qual a diferença entre taxa nominal real e efetiva?

A taxa nominal é aquela em que o período de formação e incorporação dos juros ao capital não coincide com aquele a que a taxa está referida. Exemplos: a) Uma taxa de 12% ao ano com capitalização mensal. ... A taxa real é aquela que expurga o efeito da inflação no período.

Como se institui uma taxa?

Em regra, as Taxas são instituídas por Lei Ordinária. Sabemos que as taxas podem ser criadas por Lei Complementar, mas não é exigível tal ato, como demonstra decisão do TRF mediante Apelação, vide ementa a seguir: TRIBUTÁRIO. ADICIONAL DE TARIFA PORTUÁRIA.

Quem institui taxas?

A instituição de taxas é de competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Para que a taxa possa ser cobrada é fundamental e imprescindível que o serviço exista e esteja em funcionamento, de forma que a sua não utilização decorra unicamente do fato do contribuinte não querer usá-lo.

Como as taxas devem ser calculadas?

As taxas não podem ter bases de cálculos próprias de impostos. A base de cálculo da taxa deve se guiar pelo critério da mensuração da atividade estatal. Então o poder público não pode exigir uma taxa com alíquota mais pesada, por exemplo daquele que por ventura ostentar maior riqueza.

Qual a diferença entre impostos e taxas Cite exemplos?

Qual a diferença entre imposto e taxa? No caso dos impostos, os valores são calculados a partir de uma porcentagem. Então, eles variam, dependendo de quem é o pagador. Já nas taxas a situação é diferente: elas costumam ser fixas, independentemente da renda do contribuinte.

Porque é preciso pagar imposto?

Os tributos servem para custear tanto a máquina estatal quanto os serviços públicos, como saúde, educação e segurança. De forma geral, eles incidem sobre três bases: o consumo, a renda e o patrimônio dos cidadãos e das empresas. Em todos os três pilares, existem distorções que beneficiam os ricos e penalizam os pobres.

O que é imposto a pagar?

O imposto devido é quanto a pessoa tem de pagar conforme o seu rendimento anual. O contribuinte já pode ter pago mais do que isso durante o ano (nos descontos de seu holerite, por exemplo). Nesse caso, terá imposto a restituir, vai receber de volta da Receita. Se pagou a menos, o resultado será imposto a pagar.

Como é o imposto no Brasil?

Em território brasileiro, os impostos que incidem sobre o produto final variam de 70% a 90%, a depender do ICMS cobrado pelo Estado, de acordo com pesquisa Ibope Inteligência/ Ipec, divulgada pelo Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), em 2021.

Quais as 3 espécies de tributos?

Todavia, de acordo com o artigo 145 da Constituição Federal, em consonância com o que preleciona o artigo 5º, do Código Tributário Nacional, existem no ordenamento jurídico brasileiro 3 (três) espécies de tributos, quais sejam os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria, senão veja-se: Art. 145.

Quando uma taxa é inconstitucional?

Em outras palavras, a taxa de mandato, instituída pelo inciso II do artigo 18, da lei 13.549/09, é inconstitucional desde sua criação, sendo possível, em tese, aos contribuintes que a recolheram, pleitearem seu ressarcimento, tão logo o acórdão do julgamento em questão seja publicado.

Quais os requisitos para a cobrança da taxa de serviço?

OS SERVIÇOS DEVEM SER ESPECÍFICOS E DIVISÍVEIS

Para que o tributo possa ser cobrado em razão da prestação de um serviço, é necessário que este seja específico e divisível. Isso significa que os serviços que ensejam a cobrança da taxa, devem ser divisíveis.

O que diz o artigo 150 da Constituição Federal?

Prescreve o artigo 150, VI, "d" da Constituição Federal de 1988, verbis: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI - instituir impostos sobre: (...) d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão."

Qual a diferença entre taxa de juros nominal é real?

A taxa de juros nominal é aquela que a pessoa tem conhecimento ao emprestar o seu dinheiro. Por outro lado, a taxa de juros real é aquela que realmente aumenta o capital de quem emprestou o dinheiro. Ou seja, é a taxa real que demonstra qual o ganho real do investidor, pois ela reflete o ganho obtido acima da inflação.

O que é uma taxa efetiva?

Por definição, a taxa efetiva de juros é aquela expressa em um período igual ao da formação e incorporação de juros ao capital. Ou seja: é a taxa que iguala o prazo à capitalização, representando o “verdadeiro” custo do empréstimo ou rendimento do investimento.

Artigo anterior
Quando o latim foi extinto?
Artigo seguinte
Como funciona a cerimônia de casamento no cartório?