Quais são as quatro matrizes filosóficas do Serviço Social?
Perguntado por: Adriana Andrade Amaral | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (65 avaliações)
São eles: o dogmatismo, o ceticismo, o objetivismo, o subjetivismo, o relativismo, o pragmatismo e o criticismo.
Quais são as correntes filosóficas do Serviço Social?
Neste texto, vamos falar de algumas dessas correntes: o neotomismo, o positivismo, a fenomenologia e o materialismo histórico dialético, que estão presentes nos diferentes momentos da história do Serviço Social e suas influências na formação e na prática dos Assistentes Sociais.
O que é a fenomenologia no Serviço Social?
Ou seja, a fenomenologia, visa descrever os fenômenos tais como são vividos. Dessa forma, a fenomenologia é relativa, refletindo sobre o homem (o que importa é o sujeito social que vive a ação) e a compreensão e análise da consciência, no campo das ciências humanas.
Qual foi a influência da fenomenologia no Serviço Social?
Retomar a fenomenologia é tentar reatualizar, resgatar ferramentas, instrumentos de metodologia e teorias lá do conservadorismo para aplicar no Serviço Social. A fenomenologia procura desvendar aquilo que é visível. O diálogo é importante, porém não é suficiente para transformar a sociedade.
Como o positivismo influenciou a atuação do assistente social?
Ao refutar diversos questionamentos fora do curso causa/efeito, o positivismo não contribuía para o desenvolvimento da sociedade, pois tornava as populações reféns do serviço, impossibilitando-as de caminhar com as próprias pernas. ...
Palestra com a Professora Marilda Villela Iamamoto
Quais as principais características da fenomenologia?
O conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. Isto tende a reconhecer o princípio que não existe objeto sem sujeito.
O que se refere a fenomenologia?
Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
O que significa o termo fenomenologia?
O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, daquilo que é dado, buscando explorá- lo.
O que é o funcionalismo no Serviço Social?
O funcionalismo (do Latim fungere, 'desempenhar') é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções. Para ele, cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.
Qual a corrente que influenciou o Serviço Social e que faz referência a divisão social do trabalho?
3). As correntes teóricas que influenciaram o Serviço Social Qual a corrente que influenciou o serviço social e que faz referência à divisão social do trabalho? a) Positivismo.
O que é uma corrente filosófica?
É a corrente de ideias que prega que a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático. Esse conceito das correntes filosoficas é especialmente aplicado ao movimento filosófico norte-americano. Ele está baseado em ideias de Charles Sanders Peirce 1839-1914e William James 1842-1910.
Qual a importância da filosofia e sua relação com o Serviço Social?
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para o individuo através de seu esforço alcance um estado pleno de satisfação que ocasionara um momento de felicidade, pois o conhecimento a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido.
O que é o funcionalismo?
O que é o Funcionalismo:
Funcionalismo é um paradigma científico que busca entender uma sociedade a partir das suas regras de funcionamento e das diferentes funções nela desempenhadas.
O que é o método funcionalista?
O método funcionalista é um método de procedimento que consiste em analisar os diversos elementos que compõe uma sociedade como fossem integrantes de um corpo vivo.
Como funciona o funcionalismo?
Funcionalismo é uma teoria adaptada para diferentes campos de conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a antropologia. Seu principal objetivo é explicar a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou seja, de funções.
Quem criou o termo fenomenologia?
A fenomenologia surgiu no início do século, na Alemanha, por Edmundo Husserl, que recebeu influências do pensamento de Platão, Descartes e Brentano.
O que é fenomenologia exemplos?
Fenomenologia é uma tendência filosófica que leva o senso intuitivo da experiência consciente – o “sobre-ness” de algo – e tenta extrair ou descrever a sua essência fundamental. Quando eu quero ou odiar alguma coisa, qual é a relação exata entre mim e ele, independente de fatores externos?
Qual é o objeto de estudo da fenomenologia?
A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. A redução fenomenológica (ou "epoche" no jargão fenomenológico), é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo.
Qual o princípio básico da fenomenologia?
E - O postulado básico da fenomenologia é a metafísica fenomenológica, isto é, voltada para o reconhecimento do ser em si dos fenômenos, portanto, vinculada a uma noção de ser abstrata e a uma consciência transcendental.
Quais são os três tipos de fenomenologia?
Temos, basicamente, três tipos de Fenomenologia: * 1) Fenomenologia Transcendental de Husserl; * 2) Fenomenologia Existencial de Jean Paul Sartre (1905-1980), e Maurice Merleau Ponty (1908-1961); * 3) Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger (1889-1976), Hans Georg Gadamer (n.
O que é fenomenologia como método?
O QUE É O MÉTODO FENOMENOLÓGICO? A fenomenologia estuda a essência e a manifestação das coisas. Ou seja: tudo aquilo que se pode perceber do objeto ou do fenômeno através dos sentidos. O método fenomenológico foi proposto pelo filósofo alemão Edmund Husserl, como uma crítica ao método indutivo e ao método dedutivo.
Quais as características da fenomenologia de Husserl?
Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p. 18).
Quais as abordagens da fenomenologia?
A fenomenologia baseia-se na filosofia tradicional. Tem como preocupação central a descrição da realidade, é uma filosofia da vivência. O interesse para a Fenomenologia é o modo como o conhecimento do mundo se dá e se realiza para cada pessoa. Já segundo o existencialismo o homem tem primeiro uma existência metafísica.
O quê Husserl defendia?
Husserl procura resolver o problema de como justificar filosoficamente a existência de um mundo objetivo e comum. E faz a ligação entre a consciência e o mundo objetivo por meie da ideia de intersubjetividade.
Qual é o objetivo da teoria funcionalista?
A corrente funcionalista tem como objetivo compreender e explicar as ações sociais coletivas ou individuais e, consequentemente, explicar as sociedades a partir de funções e de causas.
Como Sara Lance volta à vida?
O que é fazer pré-shampoo?