Quais são as qualificadoras da lesão corporal?

Perguntado por: Valentim Macedo Lima  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

O mencionado artigo prevê 4 formas de lesão corporal: lesão leve, grave, gravíssima e seguida de morte, conforme detalhado no carrossel.

Quais as qualificadoras da lesão corporal?

129, trouxe as seguintes figuras: lesão corporal simples, lesões corporais qualificadas (grave, “gravíssima” e lesão corporal seguida de morte) e lesão corporal culposa.

Quando será estabelecida a qualificadora por lesão corporal grave?

Quando será estabelecida a qualificadora por lesão corporal grave? a) quando apresentar a vítima, incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 20 dias.

Qual a diferença do art 129 9 e 13?

Isso porque no caso de lesões leves contra mulher em violência doméstica ou misoginia, será aplicável o novo § 13, do artigo 129, CP. A mulher, para ser sujeito passivo do § 9º. e não do § 13, teria de ser agredida fora do contexto de violência doméstica ou misoginia, o que implica a inaplicabilidade também do § 9º.

Quando uma lesão corporal é considerada gravíssima?

A primeira hipótese de lesão corporal gravíssima ocorre quando, dela, resulta incapacidade permanente para o trabalho. Para a doutrina majoritária, essa incapacidade é para qualquer trabalho, não apenas o que ela costumava exercer.

Lesão Corporal Leve, Grave e Gravíssima

43 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre a lesão grave e a gravíssima?

Outro exemplo seria no caso da perca de um dedo, nessa situação configura lesão grave, pois se trata da debilidade permanente de um membro, a não ser que seja o dedo polegar, sendo assim trata-se de uma lesão gravíssima (art.

Quais são as lesões corporais graves?

Já a lesão corporal de natureza grave, como o nome diz, é causada em um contexto onde a outra pessoa tem sequelas que perduram mais de 30 dias. Ou seja, quando há perda da sensibilidade de um membro, de algum sentido ou função do corpo ou quando há aceleração do parto.

O que é uma qualificadora?

Já as qualificadoras são elementos previstos em um crime específico, que o enquadra em um tipo penal mais grave. São analisadas na 1a fase do cálculo da pena e podem eventualmente sofrer incidência de agravantes, atenuantes ou até causas de aumento de pena.

Quais são os tipos de lesão corporal?

O mencionado artigo prevê 4 formas de lesão corporal: lesão leve, grave, gravíssima e seguida de morte, conforme detalhado no carrossel.

Qual a pena para o crime de lesão corporal?

Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Quanto tempo prescreve a lesão corporal?

129,§ 9º, do Código Penal. As infrações penais como vias de fato e ameaça, por exemplo, prescrevem em três anos, em razão da pena máxima que não ultrapassa os seis meses. Já a lesão corporal que tem pena máxima de três anos, e prescreve em oito anos.

Quando se aplica o art 129 13?

A Lei 14.188/21 inclui um § 13, no artigo 129, CP, criando uma nova qualificadora quando “a lesão for praticada contra mulher, por razões da condição do sexo feminino”, com pena cominada de “reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos”.

Quais qualificadoras são objetivas?

São objetivas o meio e o modo de execução (veneno, fogo, explosivo etc.) e a condição da vítima (criança, velho, enfermo e mulher grávida); são subjetivas as que dizem respeito aos motivos (fútil, torpe, dissimulação etc.)." (DOTTI, René Ariel. Curso de Direito Penal: Parte Geral.

Quais os tipos de qualificadoras?

No CP há cinco qualificadoras subjetivas:
  • Homicídio praticado mediante paga ou promessa de recompensa, ou outro motivo torpe;
  • Motivo fútil;
  • Feminicídio;
  • Homicídio cometido para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime;

Qual a ação penal na lesão corporal do art 129 par 9º?

129, § 9º, DO CÓDIGO PENAL) PRESENÇA DE MANIFESTAÇÃO DA OFENDIDA PELA NÃO REPRESENTAÇÃO DO ACUSADO AUSÊNCIA DE CONDIÇÃO DE PROCEDIBILIDADE RECONHECIMENTO DA NULIDADE A PARTIR DO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA E DECRETAÇÃO DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PELA DECADÊNCIA ANÁLISE DO MÉRITO RECURSAL PREJUDICADA.

Tem fiança para lesão corporal?

Atualmente, a lei permite que a fiança nos casos de lesão corporal em situação de violência doméstica seja concedida pelo delegado de polícia. Feito o pagamento, o autor é imediatamente posto em liberdade. Para o deputado, a regra precisa ser mudada.

O que acontece quando a pessoa é processada por lesão corporal?

Pena – detenção, de três meses a um ano.

“O núcleo do tipo é ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, incluindo, pois toda conduta que causar mal físico, fisiológico ou psíquico à vítima.

Quais são os três tipos de lesões?

Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.

Quais são os quatro tipos de lesões?

O trauma ortopédico de forma geral engloba estes quatro tipos de lesão, a contusão, a entorse, a luxação e a fratura. Elas podem ocorrer a depender do mecanismo e da energia do trauma. Além disso, vale mencionar que podem ocorrer de forma associada.

Quais são as qualificadoras do artigo 121?

Também são considerados homicídios qualificados aqueles cometidos contra menor de 14 anos ou por motivo fútil, traição ou emboscada ou com emprego de veneno, fogo, asfixia, tortura ou ainda mediante promessa de recompensa ou recurso que dificulte a defesa da vítima, entre outros. Art. 121.

Quantas qualificadoras podem ter um crime?

Súmula. Súmula 27 do TJDFT – “Presentes duas ou mais qualificadoras no delito, uma deve ser utilizada para fins de tipificação do crime qualificado e as demais na dosimetria da pena, seja na pena-base, seja como circunstância agravante, se prevista legalmente como tal, vedado o bis in idem.”

Quais são as qualificadoras subjetivas?

É preciso de antemão deixar claro que qualificadora subjetiva é aquela que diz respeito à motivação da conduta perpetrada pelo agente; a qualificadora objetiva já diz respeito ao modo e meios de execução; a mista seria aquela que contém ambos os conceitos.

O que pode ser considerado lesão corporal?

Como o texto legal define, só existe lesão corporal grave se há a consequência de incapacitar as ocupações comuns da vítima por mais de trinta dias, se há perigo de vida como resultado da lesão, se há redução permanente de alguma das capacidades da vítima ou se há aceleração do parto.

O que é lesão corporal exemplos?

Lesão corporal, no direito penal brasileiro, é resultado de atentado bem sucedido à integridade corporal ou à saúde do ser humano, excluído o próprio autor da lesão. O crime pode ser praticado por ação ou omissão.

Quando a lesão corporal e hediondo?

Estabelece como crimes hediondos a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte, quando praticadas contra mulher, criança ou maior de 60 anos.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre manteiga e margarina?
Artigo seguinte
Qual é o valor da premiação da Eurocopa?