Quais são as purinas e as pirimidinas?

Perguntado por: Ema Freitas Vaz  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.

São purinas e pirimidinas?

Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente.

Quais são as pirimidinas?

Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U).

Quais são as bases nitrogenadas purinas e pirimidinas?

Citosina (C) e Timina (T), são as bases pirimidinas, ou seja, menores e com um anel a menos em relação as purinas. Os grupos funcionais das bases são os nitrogênios dos anéis, os grupos carbonilas e amino exocíclicos. Adenina (A) e Guanina (G), são as bases do grupo das purinas.

O que são as purinas?

O que são purinas? São compostos que quando metabolizados, formam o ácido úrico. Encontrados principalmente nos alimentos ricos em proteínas e quando consumidos em excesso, podem elevar os níveis de ácido úrico, podendo acarretar problemas como gota e litíase renal.

Metabolismo de Purinas e Pirimidinas - introdução

27 questões relacionadas encontradas

O quê ácido úrico pode causar?

O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.

Qual alimento apresenta alto teor de purina?

Não somente as carnes vermelhas são alimentos ricos em purinas, como também os frutos do mar podem conter altos níveis desse componente. Um estudo do New England Journal of Medicine avaliou que esses alimentos, quando consumidos em excesso, também estão associados a um risco aumentado de gota.

Quais são os 5 tipos de bases nitrogenadas?

Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
...
Bases Nitrogenadas
  • » Adenina (A)
  • » Guanina (G)
  • » Citosina (C)
  • » Timina (T)

O que são as bases nitrogenadas do DNA?

As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Quais as bases nitrogenadas do RNA?

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

Quem tem uracila?

Devido à uracila ser encontrada somente no RNA, ela é mostrada apenas ligada à D-ribose, mas nunca à 2-desoxi-D-ribose; Devido à timina ser encontrada só no DNA, ela se mostra apenas ligada à 2-desoxi-D-ribose, e nunca à D-ribose.

Qual o nome do açúcar presente no DNA?

O ADN é constituído por nucleótidos em que o açúcar presente é a desoxirribose. O nucleótido possui também um grupo (fosfato) e uma das quatro bases orgânicas seguintes: adenina, guanina, citosina e timina. As bases ligam-se a bases de outros nucleótidos, formando uma estrutura em hélice dupla.

Para que serve pirimidina?

É geralmente usado para tratar um tipo específico de câncer de pele chamado carcinoma superficial de células basais e outras doenças da pele, incluindo lesões escamosas ou com crostas causadas por muita exposição ao sol. O medicamento é geralmente vendido sob a forma de um creme. O que é a biossíntese de pirimidina?

São exemplos de ácidos nucleicos?

Os dois ácidos nucleicos existentes são o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). Eles são responsáveis por codificar e traduzir as informações que determinam a síntese das várias proteínas encontradas nos seres vivos.

Quais são os alimentos que não contém purina?

Alimentos como café, cacau, iogurtes naturais, frutas e queijos podem fazer parte da alimentação, pois têm baixo teor de purina. O ideal é que se consulte um nutricionista que pode prescrever uma dieta balanceada, baseando-se em seu histórico médico.

Qual é a função das bases nitrogenadas?

Ela é responsável por levar as informações genéticas de uma parte a outra e também faz parte dos componentes do DNA e RNA. ... As cinco principais bases nitrogenadas que encontramos no DNA e RNA são adenina, citosina, guanina, timina e uracila, esta última presente apenas no RNA.

Onde ficam as bases nitrogenadas?

Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.

Qual base nitrogenada diferencia o DNA do RNA?

O DNA e o RNA diferenciam-se pela pentose, que, no DNA, é desoxirribose e, no RNA, é a ribose, e nas suas bases nitrogenadas (timina - DNA e uracila - RNA).

Qual é a função da guanina?

Guanina também atua no RNA, e faz outros trabalhos ao redor da célula. Como Trifosfato de Guanosina (GTP), ele pode transportar energia. Se for ligado a receptores especiais, ele pode ajudar a transportar sinais de uma parte da célula para outra.

Quais são as bases nitrogenadas complementares?

Emparelhamento das bases nitrogenadas

Encontrando-se o ADN em dupla hélice, às bases, se estáveis, emparelham-se com as respectivas bases complementares: Adenina (A) com Timina (T), Citosina (C) com Guanina (G).

Quais são as bases nitrogenadas que podem formar um Nucleotideo DNA?

No DNA, as bases encontradas são a adenina, guanina, citosina e timina. Já no RNA ocorrem a adenina, guanina, citosina e uracila.

Qual carne tem mais Purina?

As carnes vermelhas tem maior teor de purinas,mas tem outros alimentos que possuem muita mais quantidade de purina, são eles, embutidos, enlatados,molho shoyo, temperos industrializados. O ideal é você consultar um nutricionista para adequar sua alimentação junto a suas patologias.

Como eliminar Purina do organismo?

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.

Quem tem ácido úrico não pode comer feijão?

Como medida preventiva, orientamos os paciente e evitarem alimentos ricos em proteínas animais, como, carne vermelha,peixes, frutos do mar e miúdos. Além de aumentarem a ingesta de leite e derivados. O feijão, é uma leguminosa, rica em carboidrato e pode ser consumido normalmente.

Onde ocorre a síntese de pirimidinas?

Síntese dos nucleotídios

As pirimidinas são sintetizadas como orotato, adicionadas à ribose fosfato e transformadas nos nucleotídios A, T e U.

Artigo anterior
Quantos ingressos sócio torcedor pode comprar Fluminense?
Artigo seguinte
Qual é a ordem de uma redação?