Quais são as propriedades específicas da matéria?

Perguntado por: Renata Neves Andrade  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

As propriedades físicas são propriedades específicas de determinada matéria. São aquelas que podem ser observadas quando há ação mecânica ou do calor (energia térmica). As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.

Quais são os tipos de propriedades específicas da matéria?

→ Propriedades específicas

Como o próprio nome indica, são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Exemplos: densidade, pontos de fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.

Quais são as quatro propriedades específicas da matéria?

Dentre as propriedades específicas, podemos citar:
  • Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.
  • Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos. São elas: odor, sabor, cor, brilho, etc.
  • Propriedades químicas: reações químicas.

Quais são as propriedades gerais e específicas da matéria?

As propriedades físicas da matéria podem ser gerais (repetem-se para vários materiais, tais como massa e volume) ou específicas (são exclusivas, como a densidade).

São propriedades gerais?

As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição. São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.

Propriedades gerais e específicas da matéria - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

O que são propriedades gerais da matéria resposta?

A matéria tem 8 propriedades gerais: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.

O que são propriedades extensivas e intensivas?

As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material. As substâncias podem ser analisadas e identificadas de acordo com suas propriedades físicas e químicas.

Quais das propriedades não é uma propriedade geral da matéria?

Questão 1. Identifique quais das propriedades a seguir NÃO é uma propriedade geral da matéria. Alternativa correta: c) Combustibilidade.

O que é divisibilidade da matéria?

A divisibilidade da matéria permite que o objeto, mesmo ao ser fracionado em pequenas partes, mantenha as suas propriedades. Um pão pode ser dividido por um método físico, como usar uma faca. As fatias criadas têm as mesmas características do pão inteiro, mas são porções menores.

O que é divisibilidade dê exemplos?

Exemplos: O número 5634 é divisível por 2, pois o seu último algarismo é 4, mas 135 não é divisível por 2, pois é um número terminado com o algarismo 5 que não é par. Divisibilidade por 3: Um número é divisível por 3, se a soma de seus algarismos é divisível por 3.

Quais são as 8 propriedades da matéria?

Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.

O que é divisibilidade do ar?

Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão. O êmbolo está sendo empurrado para a saída de ar da seringa, mas essa saída é obstruida pelo dedo.

O que é a elasticidade do ar?

O ar tem elasticidade. Quando tapamos o orifício da seringa e depois soltamos o êmbolo, observamos que este êmbolo tende a voltar à posição inicial. Então, o ar volta ao seu volume inicial e assim está comprovada a elasticidade do ar.

Qual o conceito de elasticidade e divisibilidade?

Elasticidade: Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão. Divisibilidade: Propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequenas. Indestrutibilidade: A matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.

O que significa volume em ciências?

O volume de um objecto é a medida que quantifica o espaço por ele ocupado. O caso mais simples, consiste num cubo sólido, em que o seu volume é dado por l × l × l, onde l é o comprimento da aresta do cubo.

Quais são as propriedades químicas da matéria?

Propriedades Químicas: Referem-se àquelas que, quando são coletadas e analisadas, alteram a composição química da matéria, ou seja, referem-se a uma capacidade que uma substância tem de transformar-se em outra por meio de reações químicas.

Quais são os critérios de divisibilidade por 2 3 4 5 6 8 9 10?

Todo número cujo algarismo da unidade é par será divisível por 2, ou seja, os números terminados por 0, 2, 4, 6 e 8.

O que que é divisível?

1. Que pode ser dividido exactamente em partes iguais. 2. Susceptível de divisão.

Quais são os divisores de 24?

Os divisores de 24 são: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24. Os divisores de 36 são: 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18, 36. Os divisores de 100 são: 1, 2, 4, 5, 10, 20, 25, 50 e o 100.

Qual propriedade não é geral?

As propriedades físicas são classificadas em gerais (que toda matéria possui) e específicas (exclusivas e particulares para cada substância pura).

O que é uma propriedade intensiva?

As propriedades intensivas são aquelas que não dependem da massa da amostra. Por exemplo, como mostra a imagem mais acima, se temos uma solução e medimos a sua temperatura, independente da sua quantidade, a temperatura será a mesma. Desse modo, temos que a temperatura é uma propriedade intensiva da matéria.

São exemplos de propriedades extensivas?

Propriedades extensivas
  • Massa. A massa é uma grandeza física que representa a quantidade de matéria que um corpo contém.
  • Volume. O volume representa a quantidade de espaço ocupado por um corpo. ...
  • Energia. ...
  • Entropia. ...
  • Textura. ...
  • Calor. ...
  • Resistência elétrica.

O que são propriedades intensivas e extensivas Cite exemplos de ambas?

PROPRIEDADES CARACTERÍSTICAS INTENSIVAS São independentes da quantidade de substância que constitui o corpo. Ex.: temperatura, densidade relativa, … EXTENSIVAS São dependentes da quantidade de substância que constitui o corpo. Ex.: massa, volume, …

Artigo anterior
Qual o valor do prisma novo automático?
Artigo seguinte
Quando utilizar o CFOP 6352?