Quais são as principais teorias da aprendizagem?

Perguntado por: Raquel Mónica Oliveira Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Quais são as principais teorias de aprendizagem?

Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e Ausubel, com a aprendizagem significativa.

Que são teorias da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Quais são as teorias pedagógicas?

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Libâneo (1985) apresentou a seguinte classificação: Pedagogias Liberais, sendo subdivididas em: Tradicional, Renovada Progressista, Renovada Não Diretiva e Tecnicista e Pedagogias Progressistas que se subdividem em: Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos.

Como surgiram as teorias da aprendizagem?

Esta teoria do desenvolvimento da inteligência foi desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), e consiste em parte numa combinação das teorias filosóficas existentes à época, o apriorismo e o empirismo.

PRINCIPAIS TEORIAS DE APRENDIZAGEM: um resumo das teorias que são utilizadas

35 questões relacionadas encontradas

Quando surgiu a primeira teoria da aprendizagem?

A Teoria de Aprendizagem Significativa foi desenvolvida por David Ausubel em 1963 e 1968 e reiterada em 2003. Nesse ínterim, a teoria teve diversas contribuições, destacando as de Joseph Novak e Helen Hanesian, coautores da publicação de 1981.

Quando surgiu a aprendizagem?

Histórico sobre Aprendizagem

O estudo e a sistematização da aprendizagem remonta aos povos da antiguidade oriental (Egito, China e Índia), cujo fim era transmitir as tradições e os costumes.

Qual a importância das teorias da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.

Para que servem as teorias da educação?

O estudo das teorias educacionais implica necessariamente na análise do processo educativo e sua dimensão humana.

Quais são os diferentes tipos de aprendizagem?

O conceito dos tipos de aprendizagem, também conhecido como teoria das inteligências múltiplas, indica que cada indivíduo tem um jeito próprio de aprender.
...
Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu
  1. Espacial. ...
  2. Físico-cinestésica. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Linguística. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Musical.

Quais as teorias da aprendizagem que identificam o aluno com um papel ativo?

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

Qual é a teoria da aprendizagem de Ausubel?

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

Como se dá a aprendizagem Segundo Vygotsky?

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Qual a importância da teoria?

Em geral, elas aparecem para explicar certos fenômenos ou dúvidas das mais variadas áreas do conhecimento. Com uma ou mais hipóteses, um pesquisador busca descobrir a explicação mais verídica para o assunto estudado.

Qual a importância de teorias na prática pedagógica?

A teoria é essencial para compreender a realidade que está inserida, mas essa compreensão se dará mediante a prática em sala de aula, quando o profissional irá confirmar de fato como acontecem as relações de ensino aprendizagem na escola.

Qual a importância de conhecer as teorias da aprendizagem para os profissionais ligados à educação?

Quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade.

Qual a importância de conhecer diferentes teorias?

Teorias que abrem novas perspectivas

Educar por meio de fundamentações é essencial para formarmos cidadãos esclarecidos e incutir neles a consciência de seu lugar no mundo.

Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar os educadores?

As teorias de aprendizagem auxiliam os educadores a compreender como o processo de ensino se relaciona com a aprendizagem. Isto é, as teorias de aprendizagem promovem sustentação ao método de ensino utilizado, permitindo a visualização do aprendizado a partir da aplicação de estratégias educacionais.

O que é aprendizagem para Piaget?

Segundo a Teoria da Aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança. Por isso, aprender é, em parte, saber se adaptar a estas novidades. Esta teoria explica a dinâmica de adaptação por meio dos processos de assimilação e acomodação.

Quem criou a aprendizagem significativa?

Aprendizagem significativa – um conceito cognitivista

A Teoria da Aprendizagem Significativa foi proposta por David Ausubel (1918-2008) em 1963, na obra The Psychology of Meaningful Verbal Learning.

Quando surgiu o Sociointeracionismo?

O ensino com a proposta sociointeracionista começou a ser mais aplicado na década de 1970. Na época foi iniciado um movimento com um ponto de vista diferente do que já existia nas escolas tradicionais, no qual o aluno era o ponto central do processo de aprendizagem.

Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?

É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, há maneiras diferentes de conceber este processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social.

Qual é para Vygotsky o elemento chave do desenvolvimento e da aprendizagem?

A linguagem é um signo mediador por excelência por isso Vygotsky a confere um papel de destaque no processo de pensamento. Sendo esta uma capacidade exclusiva da humanidade. Através da fala podemos organizar as atividades práticas e das funções psicológicas.

Quais são as três maneiras de se ver a relação desenvolvimento aprendizagem apontadas por Vigotsky e como ele vê essa relação?

Sua obra mais difundida e marcante é o livro “Psicologia pedagógica”. Para Lev Vygotsky, as três maneiras de se ver a relação de desenvolvimento aprendizado são elencadas como: a Zona de desenvolvimento proximal (ZDP), Nível de desenvolvimento real (NDR), Nível de desenvolvimento potencial (NDP).

O que Ausubel defende?

Ausubel defende que nosso conhecimento é formado por estruturas organizadas e hierarquizadas. Essa estrutura é continuamente expandida e modificada à medida que novos conceitos e ideias são assimilados.

Artigo anterior
O que é tag em um site?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para cicatrizar uma ferida profunda?