Quais são as principais propriedades físicas de um cimento Portland?

Perguntado por: Joel Tomé Andrade de Lima  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.

Quais são as propriedades do cimento?

Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.

Quais são as propriedades mecânicas mais importantes do concreto de cimento Portland?

Sua principal propriedade é sua elevada resistência à compressão, a qual é utilizada como balizamento da sua qualidade. A resistência à compressão pode ser verificada submetendo corpos de prova, moldados no ato da concretagem à ensaio de compressão axial.

Quais são os principais componentes do cimento Portland?

Composição. O cimento é, principalmente, composto por uma mistura de argila, calcário e componentes químicos (conhecida como clínquer). Além disso, pode receber a adição de outros componentes, como a escória, que aprimora a durabilidade em ambientes com sulfato, ou gesso, que eleva o tempo de pega.

Quais os constituintes fundamentais do cimento Portland?

Os constituintes fundamentais do cimento Portland são a cal (CaO), a sílica (SiO2), e alumina (Al2O3), o óxido de ferro (Fe2O3), certa proporção de magnésia (MgO) (BAUER, 1979). Cal, sílica, alumina e óxido de ferro são os componentes essenciais do cimento Portland e constituem, geralmente, 95 a 96% do total de óxidos.

O melhor cimento para sua construção, como escolher?

35 questões relacionadas encontradas

Qual a principal propriedade do concreto?

A principal propriedade do concreto é a sua grande resistência à compressão. Já a resistência à tração do concreto é bem menor que a de compressão, correspondendo, geralmente, a cerca de 10% dessa resistência.

Quais são as propriedades e características de um cimento Portland pozolânico?

O Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos tem baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos, como por exemplo ataque por sulfatos.

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

O cimento é uma mistura formada por calcário, cálcio, silício, ferro, alumínio e outros artefatos, que foi patenteada por um construtor inglês chamado Joseph Aspdin, com o nome de cimento Portland e é hoje um dos materiais mais utilizados pelo homem em todo o mundo, só perdendo para a água.

O que é o clínquer do cimento Portland e quais seus principais componentes?

O clínquer de cimento Portland é o material sinterizado e peletizado, resultante da calcinação de uma mistura adequada de calcário e argila e, eventualmente, de componentes corretivos.

Porque o cimento recebe o nome de Portland?

O construtor a patenteou no mesmo ano como cimento Portland, nome escolhido por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.

Quais são as propriedades físicas do concreto?

As principais propriedades mecânicas do concreto são: resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. Essas propriedades são determinadas a partir de ensaios, executados em condições específicas. Geralmente, os ensaios são realizados para controle da qualidade e atendimento às especificações.

Qual é o pH do concreto?

O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5. Ao se carbonatar, estes números reduzem para valores próximos de 8,5. A carbonatação inicia-se na superfície da estrutura e forma a “frente de carbonatação”, composta por duas zonas com pH distintas (uma básica e outra neutra).

Quem foi que inventou o cimento?

Foi John Smeaton, engenheiro inglês comumente chamado de “o pai da engenharia civil” que, em 1756, criou um produto altamente resistente através da calcinação de calcários moles e argilosos. É seguro dizer que este foi o primeiro passo na criação do cimento moderno.

Quais são os principais componentes do cimento?

O cimento é formado pela reação térmica da mistura de dois componentes básicos: calcário (carbonato de cálcio) e argila (silicatos de alumínio e ferro). É a partir destas matérias-primas que são extraídos os óxidos necessários para sua hidratação.

Qual é o principal componente do cimento?

Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.

Quais são os componentes do cimento?

O cimento é composto principalmente do clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode diminuir a ...

Qual a matéria-prima do cimento Portland?

Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila. Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de pré- homogeneização.

Qual a diferença entre clínquer e cimento?

Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.

Qual a função do clínquer?

Assim é produzido o clínquer, material básico necessário para a fabricação do cimento. Depois disso, ele é misturado com gesso (gipsita) e outras adições (como calcário, pozolana ou escória), dando origem aos diversos tipos de cimento.

Qual é o cimento mais forte?

Cimento Portland de Alto Forno (CP III)

Esse tipo de cimento é produzido com maior porcentagem de escória. Dessa forma, se torna mais resistente à expansão e tem maior durabilidade.

Quais os 5 tipos de cimento?

Os principais tipos de cimento
  1. Cimento CP I. Este cimento foi o primeiro lançado no Brasil. ...
  2. Cimento CP II-E. O CP II-E é ideal para obras com estruturas que apresentam desprendimento de calor moderado, ou que possam ser atingidas por sulfatos. ...
  3. Cimento CP II-F. ...
  4. Cimento CP III. ...
  5. Cimento CP IV.

Qual o tempo de pega do cimento portland?

- Pega rápida: menor do que 30 minutos; - Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; - Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.

Qual a diferença entre o cimento cp2 e cp3?

Cimento CP III

É um cimento de alto forno e contém mais escória do que o Cimento CP II-E, ou seja, possui menor liberação de calor ao reagir com a água e alta resistência a ambientes mais agressivos.

Quais as 3 fases do concreto?

As fases da produção do concreto são:
  • Mistura dos componentes.
  • Transporte.
  • Lançamento.
  • Adensamento.
  • Cura.

Qual o estado físico do concreto?

A NBR 12655 (ABNT, 2015) estabelece que concreto endurecido é o que se encontra no estado sólido e que desenvolveu resistência mecânica. As alterações volumétricas do concreto podem acontecer quando está fresco, ou após o seu endurecimento.

Artigo anterior
Como caracterizar ameaça?
Artigo seguinte
Como se lê uma potência?