Quais são as principais Matérias-primas empregadas na fabricação do cimento?

Perguntado por: Frederico Jesus Sousa  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

A fabricação de cimento não é simples e requer muita energia e diferentes mecanismos. Utilizado como agente aglomerante, as principais matérias-primas presentes em sua composição são o calcário e a argila.

Qual é a matéria do cimento?

“O cimento possui vários produtos em sua composição, destacando o calcário”, “a principal matéria-prima”, a qual tem o mineral calcita ou carbonato de cálcio, CaCO3, em sua composição, e outros materiais tais como argilas, sílica e ferro, em proporções variadas.

Quais são as Matérias-primas utilizadas para a fabricação de um cimento Portland?

É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.

O que era usado antes do cimento?

“Durante quatro mil anos a humanidade só conheceu madeira, argila, rocha e concreto simples. Esse material, que usava cimento simples, à base de cal e pozolana, foi criado na Roma Antiga e sua obra mais emblemática é o Panteão de Roma”, descreve.

Quais são os quatro componentes principais do cimento?

Composição química do cimento

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Aula 10 - Matérias primas para produção do cimento

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Quais são os principais constituintes do cimento e após a dosagem?

São as principais matérias-primas:- cal, sílica, alumínio e ferro, participando o cal com 63-67% , a sílica com 20-24%, a alumina e o óxido de ferro com 7-11%.

Como eram as construções antes do cimento?

No princípio, os materiais mais empregados na construção civil eram aqueles encontrados de forma bruta na natureza, mas modelados e adaptados de acordo com as necessidades. Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado.

Como era feita a argamassa antigamente?

A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo.

Como eram feitas as construções antigas?

Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. ... Geralmente, os elementos construtivos mais importantes eram as vigas de madeira, envoltas por colunas de pedra. Os engenheiros da época não utilizavam argamassa para firmar as peças, apenas braçadeiras e buchas.

Como é feito o cimento Portland?

Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.

Como é feita a produção de cimento?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru. ... Efetua-se nova moagem até obter um pó bem fino, o cimento”.

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)

Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.

Qual é a matéria-prima do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

O que é o cimento?

3 – Definição

Cimento é o nome dado a materiais pulverulentos que, ao serem misturados com água formam uma pasta que pode ser facilmente moldada, endurecendo gradativamente até produzir uma massa compacta e de grande dureza.

O que é o cimento Pozolanico utilizado pelos antigos romanos?

O ingrediente ativo que reagia com a cal para formar a variante hidráulica foi a pozolana - ou cinza vulcânica - e fez o que nós hoje chamamos de concreto pozolânico. ... O concreto Romano, à base do cimento pozolânico também permitiu a construção dos magníficos e duráveis aquedutos que conduziam água fresca para Roma.

Quando o concreto começou a ser usado?

O concreto foi usado na construção dos muros de uma cidade romana no século IV a.C. situada a 64km de Roma e no século II a.C. este novo material começou a ser usado em edificações em Roma.

Qual o concreto mais resistente do mundo?

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete [concreto livre de porosidade]) chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

Qual foi a primeira construção do mundo?

Arquitetura mais antiga do mundo conta uma nova história do surgimento da civilização. Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.

Como era a engenharia civil antigamente?

Na parte de construção civil, houve as primeiras utilizações do cimento e do concreto rudimentar, que foram utilizadas na criação de anfiteatros, como o Coliseu, e de aquedutos romanos. ... Por fim na área de transportes, houve a vasta construção das estradas, como também sua pavimentação.

Qual a origem do concreto?

A história do concreto moderno

A origem do concreto como conhecemos hoje começou no ano de 1756, quando John Smeaton o desenvolve através da mistura de agregado graúdo e cimento. ... Todo o processo foi feito em um forno até que o dióxido de carbono evaporasse, trazendo como resultado um cimento mais resistente.

Qual o nome do composto base para a fabricação do cimento?

Assim é produzido o clínquer, material básico necessário para a fabricação do cimento. Depois desse processo, o material obtido (clínquer) é misturado com gesso (gipsita) e outras adições (como calcário, pozolana ou escória) dando origem aos diversos tipos de cimento.

Quais são as propriedades do cimento?

Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.

Quais os principais cuidados que devem ser tomados na armazenagem de sacos de cimentos em obra?

A forma correta de armazenar o cimento é em local seco, fechado, sem umidade e de preferência coberto por lonas. Os sacos não devem ser empilhados diretamente no chão. O uso de paletes ou de alguma estrutura de madeira a no mínimo 10 cm do chão e a 30 das paredes é o recomendado.

Quais os compostos Anidros do clínquer?

O clínquer é constituído basicamente por 67% CaO, 22% SiO2, 5% Al2O3, 3% Fe2O3 e 3% de outros componentes.

Artigo anterior
O que são os bens de uso?
Artigo seguinte
Qual a diferença do 1620 para o 2324?