Quais são as principais legislações vigentes que tratam sobre os assuntos de biossegurança laboratorial?

Perguntado por: Duarte Gonçalo de Moreira  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

A principal norma vigente neste aspecto é a Lei nº 8.974/95 (Lei de Biossegurança), alterada pela Medida Provisória nº 2.191-9/2001, e seu decreto regulamentador (Decreto nº 1.752/95).

Quais as legislações envolvidas na biossegurança?

Legislação Pertinente sobre Biossegurança
  • Lei 11.105 de 24 de março de 2005.
  • Resolução Normativa Nº 14, de 04 de fevereiro de 2015. ...
  • Comunicado no. ...
  • Resolução Normativa Nº 2, de 27 de novembro de 2006. ...
  • Resolução Normativa nº 01, de 20 de junho de 2006. ...
  • Instrução Normativa nº 17, de 17 de novembro de 1998.

Qual é a Lei vigente no Brasil sobre biossegurança?

Lei de Biossegurança – 25 anos protegendo o meio ambiente e a saúde humana e animal. ... Dez anos depois foi publicada a primeira Lei de Biossegurança, a Lei n° 8.974, de 5 de janeiro de 1995, posteriormente revogada pela Lei n° 11.105, de 24 de março de 2005 e que está em vigor até hoje.

Qual norma regulamenta as condutas em biossegurança?

O principal documento que regulamenta as regras de biossegurança em consultórios e hospitais é a Norma Regulamentadora 32, que fala sobre a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.

Quais são as principais normas de biossegurança aplicadas no laboratório de microbiologia?

observar os princípios básicos de higiene, entre eles: manter as mãos limpas e unhas aparadas; sempre lavar as mãos antes e após vários procedimentos (manuseio de materiais biológicos viáveis; uso das luvas; antes de sair do laboratório; antes e após a ingestão dos alimentos e bebidas, etc.).

MICROBIOLOGIA - BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL - PROF. ALEXANDRE FUNCK

43 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da biossegurança em laboratórios de microbiologia?

A biossegurança é um aspecto fundamental no ambiente laboratorial, que visa proteger colaboradores, o meio ambiente e a comunidade da exposição aos agentes presentes nestes locais.

Como deve ser um laboratório de microbiologia?

O laboratório de microbiologia atua para isolar os microrganismos e é designado para análises, bem como para pesquisa e extensão. Por isso, esse laboratório deve conter equipamentos com tecnologia essencial, além do apoio de profissionais capacitados para o trabalho e materiais de qualidade.

O que é a norma NR 32?

A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

O que determina a Norma Regulamentadora nº 9?

Nessa nova versão, a NR-09 estabeleceu a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA, considerando a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, decorrentes dos agentes químicos, físicos e biológicos.

O que prevê a Norma NR 9 1994 no item 9.1 5?

9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

O que a Lei 11.105 15 brasileira diz sobre a biossegurança?

1º Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente ...

O que diz a Lei 11.105 2005?

A Lei nº 11.105/2005 veio regulamentar os incisos II, IV e V do parágrafo 1º do art. 225 da Constituição Federal, bem como estabelecer normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados e seus derivados.

O que é a Lei 8974 95?

1º Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado (OGM), visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das ...

Quais são os documentos que estão relacionados com a biossegurança?

Legislação: biossegurança
  • Classificação de Risco dos Agentes Biológicos. Ministério da Saúde.
  • Diretrizes Gerais para o Trabalho em Contenção com Agentes Biológicos. Ministério da Saúde.
  • Riscos Biológicos - Guia Técnico. Os riscos biológicos no âmbito da Norma Regulamentadora Nº.

Como foi criada a Lei de Biossegurança?

O Brasil conta com uma legislação de biossegurança desde 1995, com a entrada em vigor da Lei 8.974/95, que estabeleceu normas de biossegurança para regular a manipulação e o uso de organismos geneticamente modificados (OGM) no país.

Qual a importância da biossegurança na legislação brasileira?

No Brasil, a regulamentação sobre os temas de biossegurança está presente na legislação como uma maneira de destacar a importância de manter a vida e promover mais segurança em qualquer tipo de atividade, além de direcionar competências e normatizações, como disposto na Lei de Biossegurança 11.105 de 24 de Março de ...

Quais os benefícios de seguir a NR 09?

Quais são os benefícios de seguir a NR 9? De forma geral, o principal benefício é reduzir os índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Promovendo, desta forma, qualidade de vida aos colaboradores. E, ao mesmo tempo, trazendo conforto à sua jornada de trabalho.

O que estipula a NR 9 em relação ao mapa de riscos ambientais?

Para efeito da NR 9, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho. Que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

O que é NR32 e sua importância?

Aprovada em 2005, a NR-32 de Segurança de Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde, chegou para mudar este cenário. Ela tem como objetivo definir as normas essenciais para a inclusão de medidas de proteção à saúde e à segurança de trabalhadores de hospitais, clínicas e laboratórios.

Qual a importância da NR 32 para a Enfermagem?

Seu objetivo é prevenir os acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho nos profissionais da saúde, eliminando ou controlando as condições de risco presentes nos Serviços de Saúde. Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.

O que a NR 32 proíbe?

Como medida de segurança, a NR32 determina que o empregador deve vedar o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os trabalhadores do serviço. São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.

Quais os riscos em um laboratório de microbiologia?

Existem 5 principais grupos de riscos no laboratório de análise clínicas: acidentais, biológicos, ergonômicos, físicos e químicos.
  • Riscos acidentais. ...
  • Riscos biológicos. ...
  • Riscos ergonômicos. ...
  • Riscos físicos. ...
  • Riscos químicos.

O que faz um auxiliar de laboratório de microbiologia?

Preparar equipamentos e instrumentos básicos para análise, identificar soluções e meios de cultura, organizar a estocagem de materiais e reagentes, higienizar ambiente e vidrarias, esterilizar materiais de análise, dispor adequadamente os resíduos sólidos e líquidos, e elaborar relatórios, para auxiliar nas rotinas de ...

Como deve ser um laboratório de parasitologia?

Porém um laboratório de parasitologia deve estar apto a identificar parasitas variados em amostras fecais, sanguíneas, secreções e outros líquidos corpóreos.

Qual a importância das normas de biossegurança dentro dos laboratórios institucionais?

Importância da implantação das normas de biossegurança em laboratórios. ... As práticas de biossegurança adotadas em laboratórios se baseiam na necessidade de proteger os colaboradores, o meio ambiente e a comunidade da exposição a agentes presentes nestes locais e que representam possíveis riscos.

Artigo anterior
Como encontrar um antigo professor?
Artigo seguinte
Como as pessoas plantas e animais se relacionam?