Quais são as principais intercorrências relacionadas aos dispositivos para alimentação?
Perguntado por: Liliana Nunes | Última atualização: 22. März 2022Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)
As principais complicações são divididas em algumas categorias, separadas entre metabólicas, gastrointestinais, mecânicas, infecciosas e operacionais. As metabólicas estão relacionadas à desidratação e hiperidratação, quando há oferta inadequada de água, sendo a mais frequente durante o uso da NE.
Quais as intercorrências e complicações mais frequentes relacionadas a nutrição enteral?
Entre as complicações gastrointestinais mais frequentes no uso da Nutrição Enteral estão diarreia, vômitos, náuseas e constipação. Ainda pode ocorrer a gastroparesia, uma dificuldade no esvaziamento gástrico, tornando-o mais lento.
Qual o maior risco do paciente fazendo uso de sondas para alimentação?
Resumindo, as principais complicações encontradas na literatura e também baseadas na experiência clínica são: deslocamento da sonda internamente ou externamente e obstrução da via jejunal destinada à administração da nutrição enteral devido ao menor calibre da sonda.
Quais os riscos assistenciais que podem ocorrer durante a infusão da alimentação?
Complicações associadas à alimentação por sonda: obstrução da sonda; estase gástrica; distensão abdominal; deslocamento da sonda; aspiração traqueobrônquica; vômito; diarreia; e pneumonia aspirativa.
Quais são as possíveis complicações que podem ocorrer em pacientes submetidos a nutrição enteral em diferentes vias de acesso?
As complicações da terapia nutricional enteral (TNE) variam de acordo com o serviço hospitalar, mas as mais frequentes relacionadas na literatura científica podem ser divididas em quatro grupos: digestivas (como por exemplo diarreia, vômitos etc.), mecânicas (como a perda da sonda enteral), infecciosas (por ...
Alimentação por sonda enteral | Sua Saúde na Rede
Quais as principais complicações da nutrição enteral?
Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da NE, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.
Quais são as possíveis complicações da nutrição enteral?
As complicações mecânicas e operacionais estão relacionadas ao aparato técnico e operacional da Terapia Nutricional Enteral. Entre elas estão a obstrução da sonda, deslocamento da sonda, erosões e necrose nasal. A administração inadequada durante o manuseio da dieta enteral também pode ser outra causa.
Quais são os riscos de se passar a sonda nasogástrica?
A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.
Quais são os cuidados durante a administração de uma nutrição enteral?
- Lavagem das mãos antes e após o procedimento;
- Limpeza com álcool e gaze nas junções da sonda e equipo antes de instalar a dieta;
- Manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico;
- Não tracionar a sonda enteral;
Quais são as complicações mecânicas relacionadas a sonda enteral?
Quando se fala em complicações mecânicas: posicionamento incorreto da sonda, sinusite, ulcerações e entupimento da sonda. Com relação às complicações metabólicas: Hiperglicemia, hipoglicemia, dislipidemias, disfunções eletrolíticas, disfunção hepática entre outras.
Quais são as complicações mais comuns decorrente da sondagem gástrica?
O erro pode resultar em complicações como pneumonia, pneumotórax e até morte do paciente. É possível ainda que ocorra a tunelização da sonda pela mucosa esofágica e consequentemente a perfuração, além de estenose do esôfago, facilitando o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.
Quanto tempo uma pessoa vive se alimentando por sonda?
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.
Quais os fatores de risco relacionados à obstrução da sonda SNE?
Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras.
Qual a complicação mais grave da terapia nutricional enteral?
A principal complicação é a gastroenterocolite por contaminação microbiológica. Portanto, é importante que todas as recomendações de higiene sejam rigorosamente seguidas, tanto no preparo como administração da fórmula nutricional. Você pode verificar sobre esses cuidados no artigo sobre os acessórios da dieta enteral.
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral?
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral: estase gástrica.
Quais os Cuidados de Enfermagem na Terapia de Nutrição Enteral?
- Avaliar os indicadores de risco. ...
- Realizar uma avaliação em nutrição. ...
- Controlar a aceitação do método. ...
- Observar e prevenir complicações. ...
- Manter a funcionalidade do cateter.
Quais os cuidados sonda nasoenteral?
- 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
- 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
- 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.
Quais os cuidados de enfermagem com a nutrição?
- Cuidados que precedem a instalação da TN;
- Cuidados na instalação da TN;
- Cuidados durante a infusão da TN;
- Cuidados na finalização da TN.
Como saber se a sonda está no estômago?
- Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com estetoscópio, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos.
- Ver fluxo de suco gástrico aspirando com a seringa de 20ml.
- Colocar a ponta da sonda no copo com água, se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada.
Quem tem sonda pode comer pela boca?
Depois de colocar a sonda ,pode se alimentar pela boca normalmente? Depende do caso. Paciente que necessitou de gastrostomia durante tratamento de câncer ou internação prolongada em UTI pode recuperar a alimentação via oral e retirar a sonda. Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral.
Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?
Murphy et al. (2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37).
Como evitar obstrução da sonda nasoenteral?
Como evitar a saída da sonda nasoenteral? A sonda deve ser fixada à pele com uma fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo, para evitar que seja retirada acidentalmente ou que se desloque para fora do estômago ou intestino.
O que é sonda obstruida?
A obstrução de sonda de alimentação enteral com a oclusão do lúmen é uma complicação mecânica, decorrente de vários fatores como a viscosidade da dieta, tipos de medicamentos administrados por essa via e, principalmente, a não realização de lavagem preventiva e rigorosa do dispositivo.
O que é perda de SNE?
INTRODUÇÃO: A incidência de perda de sonda nasoenteral é considerada indicador de qualidade do serviço de enfermagem. A retirada não planejada da SNE está entre os eventos adversos mais frequentes no ambiente hospitalar.
Qual é a região mais populosa e a menos populosa?
O que é relação inquilinismo?