Quais são as principais fontes escritas sobre a história do continente africano?
Perguntado por: Íris Raquel Tavares Guerreiro | Última atualização: 12. Juni 2025Pontuação: 4.7/5 (31 avaliações)
Há três tipos de fontes que se destacam na feitura da História da África: a escrita, tradição oral e os vestígios arqueológicos.
Quais foram as escritas inventadas pelos povos africanos?
São bastante conhecidos entre os historiadores: os hieróglifos da antiga Núbia (atual Sudão) ainda não totalmente traduzidos (ZABKAR, APEDEMAK, 1975); os hierógrafos do antigo Egito (BAINES, MALEK, 1996), já totalmente decifrado; e a escrita Ge'ez, da Etiópia (AYELE, 1994).
Qual é a história do continente africano?
Berço da civilização, o continente africano surgiu há 300 milhões de anos a partir da divisão da Pangéia (supercontinente) em dois grandes blocos: a Laurásia; formada pelas áreas que hoje é América do Norte e Eurásia; e Gondwna composta pelas áreas da América do Sul, África, Índia, Austrália e as ilhas do Pacífico Sul.
Como citar história Geral da África?
(Ed.) História Geral da África. Brasília: UNESCO, Secad/ MEC, UFSCar, 2010.
Qual o nome da Sociedade localizada na África que também não utiliza a escrita?
Sabemos pouco sobre como os núbios se organizavam ou o que pensavam sobre eles mesmos, já que não desenvolveram a escrita. Mas os egípcios deixaram muitos documentos que demonstram a importância da Núbia. Os núbios praticavam a agricultura e o pastoreio às margens do Nilo, e desenvolveram uma sofisticada cerâmica.
A História de África e os Motivos do Atraso no Desenvolvimento em Africano
Qual o nome da escrita africana?
Os Adinkras são, também, um conhecimento e uma tecnologia ancestral africana, que trabalha no campo da linguagem. Nesse sentido, são ideogramas que expressam valores tradicionais, ideias filosóficas, códigos de conduta e normas sociais.
Qual foi o primeiro Estado africano a fazer o uso da escrita?
Mas há também instâncias em que povos africanos adotaram sistemas de escrita estrangeiros e desenvolveram longas tradições literárias neles. O exemplo mais antigo talvez seja o da Etiópia.
Qual a relação entre a história da África e a história do Brasil?
Africanos no Brasil: breve contextualização histórica. No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar, na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros de suas colônias na África para utilizar como mão de obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste.
Qual é a importância do estudo da história da África?
Como a história de todos os povos, a da África tem passado, presente e continuidade. Mais do que isso: sendo a África o berço da humanidade, é a partir dela que a história da humanidade começa e nela se desenvolveram as grandes civilizações que marcaram a história da humanidade, como a civilização egípcia.
Qual a importância do estudo da história da África?
“Estudar a história da África é um dos sustentáculos para discutir a temática racial no Brasil e começar a mostrar a essas crianças, adolescentes, jovens e adultos a importância desse continente para a humanidade.
Qual é o povo original da África?
Os povos africanos denominados de berberes e bantu foram um dos primeiros grupos humanos a habitarem o continente africano. Ouça o texto abaixo! Desvendar os mistérios que cercaram o passado humano através de pesquisas sobre a origem dos primeiros povos da Terra é um desafio que instiga diversos pesquisadores.
Quem foi que descobriu o continente africano?
Os portugueses foram os primeiros europeus a chegarem à África – e os últimos a saírem. Entenda o que aconteceu nesse período de mais de 500 anos. Dizer que a presença de Portugal na África foi duradoura é um eufemismo.
Como era a escrita dos africanos?
Os Hieróglifos egípcios são o mais famoso sistema de escrita do continente Africano. Essa escrita se desenvolvida em formas como o Demotico e o Hierático. Mais tarde, esse sistema para a escrita meroítica no vale do alto rio Nilo.
Em que ano surgiu a literatura africana?
Assim, a primeira obra africana em língua portuguesa a ser impressa, em 1849, foi Espontaneidades da minha alma, de José da Silva Maia Ferreira, autor angolano; porém a narrativa manuscrita Tratado breve dos reinos (ou rios) da Guiné, do cabo-verdiano André Álvares de Amada, data de 1594.
Qual é a origem da literatura africana?
A literatura africana tem origem na tradição oral e é marcada pela valorização da cultura. O autor mais famoso da atual literatura africana em língua portuguesa é Mia Couto. A cultura da África está representada na literatura africana. Literatura africana é aquela produzida em países africanos.
Qual a importância do estudo da história africana para os brasileiros?
Estudar a história e cultura africana e afro-brasileira é fundamental não só para o processo de inclusão social da imensa maioria mestiça da sociedade brasileira, mas acima de tudo, pensar como nos tornamos este povo multifacetado, com variados matizes e culturas, formado por europeus, ameríndios e africanos, todos com ...
Por que valorizar a história e a cultura da África é importante no Brasil?
Então, a ideia agora é valorizar e perceber que a história dos africanos no Brasil não deve ter relações somente com a escravidão, mas, além disso, lembrar sempre de como ocorreu este processo, toda a resistência que existiu e existe, e que todos são produtores de cultura, a qual é muito relevante na construção da ...
Qual a importância do ensino da história da África nas escolas brasileiras?
O estudo sobre a história e cultura Afro-Brasileira e Africana também insere um processo de luta pela superação do racismo e desigualdade, assim as ações pedagógicas diante da lei nº 10.639/03 podem ser vistas como uma medida para impulsionar grandes mudanças na escola e na sociedade, fazendo com que as crianças ...
O que os africanos trouxeram para a cultura brasileira?
A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico.
Quais foram os povos africanos que vieram para o Brasil?
Os negros trazidos para o Brasil pertenciam, principalmente, a dois grandes grupos étnicos: os sudaneses, originários da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim, e os bantos, capturados no Congo, Angola e Moçambique.
Quais palavras brasileiras têm origem africana?
Quer exemplos? "Bagunça", "curinga", "moleque", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "macaco", "quitanda"... Outras palavras do português falado no Brasil também têm raízes africanas. Muitas delas vêm de diferentes povos do continente, como os jejes e os nagôs (que falavam línguas como o fon e o ioruba).
Qual foi a primeira língua falada na África?
Em 1.º lugar: Swahili
O Swahili, que é uma língua Bantu, é falado por aproximadamente 150 milhões de pessoas, na África central e do sul, na região dos Grandes Lagos. A origem da palavra „Swahili“ vem do Árabe e significa „Costa“ ou „Litoral“.
Qual é a língua oficial da África?
Além das antigas línguas coloniais do Inglês, Francês, Português, e Espanhol, apenas algumas línguas são oficiais a nível nacional. Estas são: Árabe, na Argélia, Comores, Chade, Djibouti, Egito, Eritreia, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Somália, Sudão, e Tunísia. Suaíli na Tanzânia, Quénia, Uganda, Burundi, e Ruanda.
Qual é a religião do povo africano?
A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Em 2002, os cristãos eram 45% da população africana, e os muçulmanos 40,6%.
O que é sonhar com crocodilo?
Qual é a superdosagem de sertralina?