Quais são as principais fontes de contaminação cruzada de medicamentos?

Perguntado por: Sandro Amaral Carvalho  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (10 avaliações)

A contaminação cruzada é aquela que resulta do transporte de microrganismos de um medicamento para outro, não contaminado. A contaminação cruzada pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação de medicamentos, mas também através dos manipuladores (mãos e vestuários de proteção).

O que é contaminação cruzada de medicamentos?

A contaminação cruzada ocorre quando medicamentos de diferentes princípios ativos entram em contato, transmitindo microrganismos para o medicamento. Dessa forma é possível que haja contaminação e proliferação de bactérias e microrganismos.

O que é contaminação cruzada exemplos?

O que é contaminação cruzada? Práticas corriqueiras, como cortar uma carne crua e utilizar a mesma faca para preparar a salada, por exemplo, parecem inofensivas, mas podem causar sérios riscos para a saúde humana.

Quais são os principais tipos de contaminantes de medicamentos?

Pensando nisto, falaremos um pouco sobre contaminação e mistura de produtos, fatores que influenciam, diretamente no resultado final do produto entregue ao consumidor.
  • Contaminação no processo produtivo farmacêutico: ...
  • Contaminação por partículas: ...
  • Contaminação Microbiológica: ...
  • Contaminação Por Produto:

Quais as principais fontes de contaminação de produtos farmacêuticos?

As fontes de contaminação microbiana podem ser agrupadas em fontes diretas, tais como matérias-primas, água, materiais de embalagem; e indiretas, como os equipamentos, ambiente e operadores. A qualidade microbiana do produto final pode depender amplamente da qualidade das matérias-primas (fármacos e excipientes).

28 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de contaminação podem ocorrer durante a validação de um farmaco?

Vários tipos de contaminação possíveis são analisados − microbiana, cruzada, por resíduos de agentes de limpeza ou sanitização, exposição a temperaturas e umidade prejudiciais à estabilidade do produto e problemas nas etapas de fabricação, dos excipientes, passando pelos princípios ativos, até a embalagem.

Qual a diferença entre contaminação direta ou indireta dos produtos farmacêuticos?

No que diz respeito à qualidade microbiológica, devem ser identificadas as fontes de contaminação direta, tais como matérias-primas, água, materiais de embalagem; e indireta, como os equipamentos, ambiente e operadores (Denyer & Baird, 2007).

Qual a relação entre fármacos e a poluição da água?

As águas contaminadas pelos resíduos de medicamentos podem ser utilizadas para produção de água potável. Nas estações de tratamento de água (ETAs), a mesma situação pode acontecer, ou seja, devido a tecnologias ineficientes, os resíduos de fármacos podem ser encontrados na água potável.

Como a produção de medicamentos afeta o meio ambiente?

Por sua vez, esse aumento de consumo aumenta a geração de resíduos. ... Os seres humanos ficam expostos aos resíduos de fármacos por meio da água potável e via alimentação, como os peixes. Nesse sentido, os resíduos de medicamentos também podem poluir águas superficiais e subterrâneas, solos e ar.

Como podemos impedir que os medicamentos afetam o meio ambiente?

Além disso, o meio ambiente também é afetado, uma vez que essas medicações vão se diluir e serem absorvidas pelo solo, contaminando o lençol freático. Para evitar que isso ocorra, o ideal é descartar esse material em Unidades Básicas de Saúde ou em farmácias que tenham postos de coleta.

Quais são os 5m da contaminação cruzada?

A contaminação cruzada é um dos principais.
...
Agora que você já conhece o problema, vamos dar 5 dicas para evitar a contaminação cruzada na sua cozinha.
  1. Não misture carne crua com alimentos prontos. ...
  2. Deixe cada alimento com seu utensílio. ...
  3. Lave os alimentos. ...
  4. Lave as mãos. ...
  5. Cuide da temperatura dos alimentos.

O que é infecção cruzada cite as mais comuns?

Colocar alimentos crus ou cozidos em equipamentos sujos. Armazenar alimentos de origens diferentes no mesmo vasilhame, ou até mesmo no mesmo refrigerador sem as devidas separações. ... Manipular lixo e sem higienizar as mãos manipular alimentos. Manipular dinheiro e sem higienizar as mãos manipular alimentos.

O que é uma infecção cruzada?

Na verdade, trata-se da transferência de microrganismos de uma pessoa, superfície ou objeto para outra pessoa, resultando na transmissão de algum vírus ou bactéria.

O que é contaminação cruzada Anvisa?

O que é a contaminação cruzada? Segundo a ANVISA, contaminação cruzada pode acontecer por meio da transferência de microrganismos patogênicos entre alimentos, superfícies, utensílios, equipamentos ou pela própria pessoa que manipula o alimento.

O que é contaminação cruzada laboratório?

Contaminação Cruzada - contaminação de determinada matéria prima, produto intermediário ou produto acabado, com outra matéria prima ou produto, durante processo de manipulação.

Como evitar a contaminação cruzada na indústria farmacêutica?

Usar jalecos por cima das roupas que usamos no dia a dia para evitar levar microrganismos ao ambiente de fabricação, usar pás somente uma vez na fabricação dos remédios, as embalagens devem ser imediatamente descartadas após o uso independentemente da situação e sempre esterilizar as esteiras e bancadas que os remédios ...

Porque os fármacos representam um grande problema ambiental?

Os fármacos são considerados potenciais contaminantes ambientais pois, sendo compostos biologicamente ativos, uma vez disseminados no solo e/ou fontes de água superficiais e/ou do subsolo são capazes de induzir os mais diversos efeitos sobre os organismos (Jorgensen et al., 2000).

Quais são os problemas causados pelo descarte inadequado de medicamentos?

As consequências do descarte incorreto de medicamentos não são poucas e podem ser percebidas não somente na contaminação de solos, lençóis freáticos, águas de rios e oceanos, mas na alteração de algumas formas de vida. De acordo com a professora, “há diversas espécies que estão passando por um processo de seleção.

Quais os impactos ambientais e sociais de descartar medicamentos em lixo comum?

Quando jogados em locais inadequados, como lixo ou sistema de esgoto, os medicamentos contaminam a água e o solo, podendo afetar peixes e outros organismos vivos, além de pessoas que bebem dessa água e consomem ou se alimentam desses animais.

Por que a presença de fármacos na água é problemática?

Inclusive algumas dessas substâncias possuem potencial carcinogênico (podem causar câncer) e de desregulação endócrina. ... Entretanto, muitas vezes, os sistemas de tratamento não conseguem remover algumas substâncias. Dessa forma, elas podem permanecer na água por longo tempo e consequentemente atingir as residências.

Qual é a origem dos resíduos de fármacos nas águas?

A principal porta de entrada de fármacos na água é através do efluente vindos das estações de tratamento de esgotos, pois as tecnologias convencionais de tratamento apresentam limitações na remoção de uma variedade de fármacos (CARVALHO et al., 2009).

Em que pode interferir a presença de água nas drogas para os processos e produtos farmacêuticos?

Uma das possíveis consequências da presença de resíduos de fármacos em lagos e rios é a diminuição de algumas espécies de sapos e outros anfíbios que naturalmente são controladores de pragas.

São sinais de contaminação microbiana em um produto farmacêutico ou cosmético?

Além da patogenicidade e da possibilidade de trazer riscos para a saúde do consumidor, ela pode também causar mudanças no aspecto físico, na cor e odor do produto, tais como quebra na emulsão, separação dos cremes e pomadas, fermentação com formação de gases, turbidez ou depósito e diversas outras, consequentemente, os ...

Quais são as etapas de produção dos remédios?

O primeiro estágio envolve a identificação botânica, o estudo fitoquímico, os ensaios pré-clínicos e clínicos da espécie vegetal estudada e o desenvolvimento da formulação farmacêutica. O segundo estágio envolve a obtenção da matéria-prima e/ou insumos dos medicamentos.

Qual a diferença entre Garantia da qualidade e Boas Práticas de Fabricação de medicamentos?

Boas Práticas de Fabricação é a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro.

Artigo anterior
Qual a diferença entre ministro e presidente?
Artigo seguinte
Quais são os meses coloridos?