Quais são as principais etapas para a gestão de resíduos?

Perguntado por: André Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

Você conhece as etapas da gestão dos resíduos de serviços de saúde?
  • Segregação, acondicionamento e identificação. ...
  • Coleta e transporte interno. ...
  • Armazenamento interno, temporário e externo. ...
  • Coleta e transporte externos. ...
  • Destinação.

Quais as etapas do gerenciamento de resíduos?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
  1. 1 – Segregação. ...
  2. 2 – Acondicionamento. ...
  3. 3 – Identificação. ...
  4. 4 - Transporte Interno. ...
  5. 5 - Armazenamento Temporário. ...
  6. 6 – Tratamento. ...
  7. 7 - Armazenamento Externo. ...
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.

Quais são as 5 etapas do gerenciamento de resíduos sólidos?

Esses procedimentos contemplam etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos.

São etapas do sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos?

O ciclo da gestão de resíduos consiste em um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente correta, objetivando a minimização da geração de resíduos, à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Qual a sequência correta no manejo de resíduos?

Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Resíduos Sólidos - O que são e como gerenciar? | PNRS - Lei Federal 12.305/2010

19 questões relacionadas encontradas

O que é a ordem de prioridade?

Tomando um exemplo concreto, o do atendimento ao público numa repartição, no caso de haver «ordem de prioridade», são as pessoas que vão ser organizadas de acordo com um único critério — a prioridade — que poderá ser a hora de chegada.

Qual a ordem correta de atuação para o gerenciamento de resíduos é a mais favorável ao meio ambiente segunda a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

8a Questão (Ref.: 201301340465) Pontos:0,8 / 0,8 A ordem correta de atuação para o gerenciamento de resíduos e a mais favorável ao meio ambiente, segunda a Política Nacional de Resíduos Sólidos é: dispor, tratar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Quais são as etapas do manejo dos serviços de RSS?

Etapas do Manejo dos Resíduos de Serviço de Saúde no PGRSS
  1. 1 - Segregação dos RSS. ...
  2. 2 - Acondicionamento dos RSS. ...
  3. 3 - Identificação dos RSS. ...
  4. 4 - Transporte interno dos RSS. ...
  5. 5 - Armazenamento temporário dos RSS. ...
  6. 6 - Tratamento dos RSS. ...
  7. 7 - Armazenamento externo dos RSS. ...
  8. 8 - Coleta e transporte externos dos RSS.

Quais as principais etapas de tratamento dos resíduos sólidos urbanos RSU no aterro sanitário?

De acordo com a Lei dos resíduos sólidos, as prioridades da gestão e gerenciamento dos resíduos tem a seguinte ordem de prioridade:
  • não geração;
  • redução;
  • reutilização;
  • tratamento;
  • disposição final.

Como funciona a gestão de resíduos sólidos urbanos?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos. A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados e, que devem ser segregados na fonte geradora.

O que é Pgrss e quais suas etapas?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos.

Quais são as principais etapas que compõem uma destinação adequada dos resíduos sólidos industriais?

“na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: Não geração; Redução; Reutilização; Reciclagem; Tratamento dos resíduos sólidos; Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.”

O que é o gerenciamento de resíduos?

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e ...

Quais são as etapas de um sistema de limpeza urbana?

limpeza urbana as etapas de geração, acondicionamento, coleta, transporte, transferência, tratamento e disposição final dos resíduoslogradouros públicos.

Quais são os tipos de tratamento dos resíduos no serviço de saúde?

Quais são os tipos de tratamento de resíduos de serviços de saúde?
  • Incineração de lixo hospitalar.
  • 1.1 Incineradores de Grelha Fixa.
  • 1.2 Incineradores de Leito Móvel.
  • Pirólise.
  • Autoclave hospitalar.
  • Microondas de resíduos de serviços de saúde.
  • Radiação Ionizante de lixo hospitalar.

Como funciona o tratamento de resíduos em um aterro sanitário?

O seu funcionamento é basicamente assim:
  1. A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
  2. A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo.

Como ocorre o tratamento dos resíduos sólidos?

Como o nome sugere o tratamento é feito usando processos físicos em usinas de triagem para separar ou reduzir o tamanho dos resíduos. Podem ser usadas técnicas de quebra, trituração ou aglomeração para posterior classificação, separação ou compactação.

Como funciona o tratamento de resíduos sólidos?

O tratamento é feito utilizando processos em usinas de triagem para reduzir o tamanho dos resíduos, podendo passar por quebra, trituração ou compactação. Além disso, os resíduos podem passar por evaporação ou até mesmo sublimação.

Como é o manejo tratamento e destino final do RSS?

Os RSS que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico podem ser encaminhados para reciclagem, recuperação, reutilização, compostagem, aproveitamento energético ou logística reversa. Sempre que não houver indicação específica, o tratamento do RSS pode ser realizado dentro ou fora da unidade geradora.

Como podemos classificar os RSS?

Os RSS são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. De acordo com a RDC ANVISA 306 de 2004 e Resolução CONAMA 358 de 2005, os RSS são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E.

Quais os procedimentos de manejo dos resíduos do grupo B?

Os resíduos do grupo B devem ser sempre acondicionados em embalagens rígidas, com tampa rosqueada ou na própria embalagem de origem, devidamente identificadas com o símbolo de substância química e a identificação da substância nelas contidas.

Quais as etapas de um gerenciamento de resíduos químicos qual a ordem desta hierarquia no gerenciamento de resíduos químicos perigosos?

Em termos gerais, a ordem de prioridade segue a seguinte seqüência:
  • Otimização dos processos visando à redução do quantitativo de resíduos gerados e desperdícios.
  • Redução ou eliminação da geração de resíduos perigosos.
  • Reuso, reciclagem ou aproveitamento do resíduo gerado.

Qual a ordem de prioridade para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos presentes na PNRS Art 9º da Lei 12.305 2010?

9º da Lei 12.305 que dispõe sobre a PNRS: "Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada aos rejeitos".

Quanto à ordem de prioridade a ser observada?

A ordem de prioridade se inicia com a tentativa de não geração e segue com a redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. A ordem de prioridade é reciclar, reutilizar e, se for possível, não gerar.

Qual é o significado de prioridade?

Prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, preferencial ou emergencial. Normalmente a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem.

Artigo anterior
O que é a sepse grave?
Artigo seguinte
O que traz a lua crescente?