Quais são as principais diferenças apontadas por Freud entre luto e melancolia?

Perguntado por: Nelson Lopes  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

Para Freud, a melancolia pode, como o luto, ser uma reação à perda de um objeto amado, porém ele a coloca como uma perda de natureza mais ideal. A melancolia estaria relacionada a uma perda do objeto retirada da consciência, enquanto o luto, a perda não teria características inconscientes.

Qual a diferença entre o luto e melancolia?

No luto há a perda de um objeto (ainda que seja um sujeito, uma pessoa), enquanto que na melancolia tem-se, segundo Freud, a perda do próprio eu do sujeito.

O que Freud fala sobre o luto?

Considerações acerca do Luto em Freud

Ao explicar o conceito em Luto e Melancolia, Freud (1915) o entende como uma reação à perda, não necessariamente de um ente querido, mas também, algo que tome as mesmas proporções, portanto um fenômeno mental natural e constante durante o desenvolvimento humano.

Como citar Luto e Melancolia Freud?

Luto e Melancolia. Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1917 [1915]/1974.

Como a psicanálise percebe o luto?

No luto, de acordo com Freud, há uma ausência de libido que antes era voltado ao objeto ou pessoa amada. ... Na melancolia, por outro lado, há uma perda inconsciente do objeto amado, o que, na avaliação dele, leva a um estado de pobreza do libido.

‘Luto e Melancolia', de Freud | Resumo do texto

15 questões relacionadas encontradas

O que a psicologia fala sobre o luto?

O luto é o processo emocional de vivenciar a ausência e o vazio causados por uma perda. Geralmente, é associado à angústia da perda de algum ente ou pessoa que morreu, mas também vivenciamos o luto em outros tipos de perda.

Quando a gente perde uma pessoa Freud?

Em seus estudos, Freud criou a conexão entre a perda, incluindo a perda familiar, com a morte. Segundo ele, a morte gera sentimentos ambíguos no ser humano, moldando a forma do luto que este viria a sentir. Cada morte teria efeitos diferentes nesse ente a depender de quem partiu.

Qual volume está Luto e melancolia?

Sigmund Freud Obras Completas. Vol. 12. Tradução de Paulo César de Souza.

O que é a melancolia segundo Freud?

Para Freud (1917[1915]/2006) a melancolia é uma psiconeurose narcísica. Freud (1895/1996c), afirma que o afeto que corresponde à melancolia é o luto, o desejo de recuperar algo que foi perdido. Trata-se de uma perda pulsional, da perda da libido.

Quais são os 5 estágios do luto?

Os cinco estágios do luto descritos por ela:
  • Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro estágio: barganha. ...
  • Quarto estágio: depressão. ...
  • Quinto estágio: aceitação.

Como definir o luto?

Luto, do latim “lucto”, é um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém. O luto é caracterizado por um período de consternação e saudade pela perda de um ente querido. ... Entre os cristãos, o roxo também é uma cor que representa o luto.

Quando o luto se torna patológico?

O luto é um estágio normal de quando perdemos alguém ou algo importante em nossas vidas, mas pode ser preocupante quando se prende à pessoa, vira algo sem fim e a impede de viver como antes. Esse estado é chamado de luto patológico.

Quanto tempo dura o luto pelo fim de um relacionamento?

Se você perceber que está muito difícil procure ajuda para que a fase do luto na separação seja mais tranquila e tolerável. O tempo que essas fases podem durar é muito relativo e depende de diversos fatores. Mas em média cada fase pode durar em torno de 6 meses.

O que significa melancolia resumo?

Na melancolia há uma apatia generalizada, ausência de ânimo, inércia e tédio. A pessoa não só deixa de se interessar por atividades de que antes gostava, como parece demonstrar uma tristeza intensa sem motivo —um quadro que pode, sim, migrar para a depressão.

O que é melancolia no romantismo?

No Romantismo, a melancolia era um estado emocional apreciado, pois representava uma experiência que enriquecia a alma. No âmbito da caracterologia, o tipo melancólico é um dos quatro tipos de personalidade, marcado por um temperamento pouco espontâneo, com muitas emoções negativas.

Como é uma pessoa melancólica?

A pessoa com temperamento melancólico é sensível e analítica. Um pensador profundo voltado para si, sendo muito exigente consigo mesmo e vivendo em constante autoanálise. Outras características marcantes são o perfeccionismo, altruísmo, criatividade e a cautela.

Onde está o texto Luto e melancolia?

"Luto e melancolia" é, sem dúvida, um texto privilegiado para o desdobramento dessa sofisticada proposta. Trata-se do último dos textos metapsicológicos escritos por Freud em 1914-1915, dos quais a metade foi destruída pelo autor. ... As palavras de Freud: o vocabulário freudiano e suas versões. São Paulo: Ática, 1999, p.

Em que consiste o trabalho de luto e a lamentação pelo que perdemos?

Enquanto o trabalho do luto culmina em uma renúncia ao objeto perdido, na melancolia este trabalho não pode ser realizado porque há uma impossibilidade de renunciar ao objeto que é possuidor de um aspecto idealizado do próprio eu. ... A melancolia pode ser entendida a partir do processo de identificação.

O que é narcisismo para a psicanálise?

Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo.

Quais são as diferenças entre perdas e luto?

"Qualquer que seja o objeto que se ame, a perda dele provoca o mesmo tipo de reação. Seja por luto, seja por separação desse objeto. Luto é perda por morte, para outros, perda ou separação do objeto amado", define.

Como lidar com a perda psicologia?

O que fazer para amenizar a dor da perda?
  1. Aceite seus sentimentos. Enfrentar a perda não é negá-la. ...
  2. Busque dialogar com boas influências. Guardar tudo para si pode provocar muita angústia e sofrimento. ...
  3. Pratique atividades prazerosas. ...
  4. Coloque razão na emoção. ...
  5. Busque o autoconhecimento.

Quanto tempo dura o luto de uma perda?

Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.

Quem morre sente saudades de quem ficou?

Nós cometemos sempre o erro de pensar que existe morte e que só nós é que sentimos saudade e tristeza. Nós nos esquecemos que eles continuam vivos e que também estão a sentir a mesma saudade, a mesma tristeza e a mesma dor que nós sentimos com a sua partida, porque muitos partem sem ter vontade de partir.

Quais as fases do término de um relacionamento?

As Fases do Luto Após o Fim do Namoro
  • 1 – Negação. Ao ver o namoro se acabar, é natural que custe a acreditar que aquilo está realmente acontecendo. ...
  • 2 – Raiva. ...
  • 3 – Negociação. ...
  • 4 – Depressão. ...
  • 5 – Aceitação.

Quem sofre mais quem termina ou quem é deixado?

Então, em resumo, podemos dizer que a mulher sofre muito com o fim do relacionamento, mas por pouco tempo; já o homem sofre de maneira mais branda, mas por muito mais tempo. Além dessas informações, Morris nos chama a atenção para o fato de que as mulheres têm mais a perder quando estão com o parceiro errado.

Artigo anterior
O que os homens acham de esmalte vermelho?
Artigo seguinte
O que é homologação parcial de concurso público?