Quais são as principais correntes filosóficas?
Perguntado por: Diego Correia Reis | Última atualização: 8. April 2022Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)
- Idealismo. Para os filósofos idealistas, tudo o que existia no mundo exterior ao eu, isto é, no mundo material, era resultado do trabalho da mente e das ideias. ...
- Materialismo. ...
- Escolástica. ...
- Racionalismo. ...
- Empirismo. ...
- Pragmatismo. ...
- Fenomenologia. ...
- Existencialismo.
Quais foram as duas principais correntes filosóficas?
A fenomenologia, que se interessa pela consciência reflexiva ou o sujeito do conhecimento, e a filosofia analítica, que se interessa pelas formas e modos de funcionamento da linguagem.
Quais as principais correntes filosóficas e seus representantes?
Nesse conceito das correntes filosoficas, temos Heráclito, Nietzsche, Wittgeinstein, Thomas Kuhn, Michel Foucault e Jacques Derrida. Estes são os grandes (e talvez mais estudados) filósofos desta corrente.
Quais as principais correntes filosóficas da idade moderna?
Podemos elencar como duas grandes correntes epistemológicas da modernidade o racionalismo e o empirismo, além de destacar, como figura principal da teoria política moderna, o contratualismo, que influenciou fortemente o pensamento iluminista e teorias políticas posteriores, como o socialismo e o liberalismo.
Quais são as correntes filosóficas da teoria do conhecimento?
Saber o que é o conhecer e suas origens não basta para solucionar o problema da teoria do conhecimento. É preciso saber se realmente o homem é capaz de conhecer. Três correntes tentam solucionar essa questão: o Dogmatismo, o Ceticismo e o Criticismo.
Filosofia - Correntes Filosóficas Modernas
Quais são os tipos de conhecimento?
Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.
O que é conhecimento Teoria do Conhecimento?
A Teoria do Conhecimento (ou Epistemologia) é aquela disciplina filosófica que trata em geral do conhecimento (e também de conceitos adjacentes como justificação, dúvida, certeza, crença, etc.).
Quais são as principais questões da filosofia moderna?
- Antropocentrismo e Humanismo.
- Cientificismo.
- Valorização da natureza.
- Racionalismo (razão)
- Empirismo (experiências)
- Liberdade e idealismo.
- Renascimento e iluminismo.
- Filosofia laica (não religiosa)
Quais são as principais características da Idade Moderna?
Características. Podemos caracterizar a Idade Moderna a partir de algumas de suas características principais: Renascimento cultural: foi um movimento cultural que vigorou entre os séculos XIV e XVI, e influenciou diversos aspectos da sociedade europeia, se constituindo como grande precursor da Modernidade.
Como era a filosofia moderna?
A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.
Quais são os principais representantes do racionalismo?
Foi nesse período que surgiram filósofos como René Descartes (1596 – 1650), Espinoza (1632 – 1677) e Leibniz (1646 – 1717), os três principais pensadores racionalistas modernos.
Quais as duas principais correntes filosóficas existencialistas e em que acreditam seus principais pensadores?
O existencialismo sofreu influência da fenomenologia (fenômenos do mundo e da mente), cuja existência precede a essência, sendo dividido em duas vertentes: existencialismo ateu: negam a existência de uma natureza humana. existencialismo cristão: essência humana corresponde um atributo de Deus.
Quais foram as duas principais correntes filosóficas e religiosas surgidas na China antiga?
O Confucionismo e o Taoísmo são consideradas religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, do mesmo modo que seus sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação.
Quais as principais correntes filosóficas do período helenístico?
Na filosofia surgem três correntes filosóficas: Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo.
Quais foram as correntes filosóficas que ocorreram juntamente com o abstracionismo?
Origem do abstracionismo
Movimentos como o surrealismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e futurismo buscaram o rompimento com os antigos valores estéticos. A partir desse contexto, surge posteriormente o que foi intitulado "abstracionismo", sendo que o artista que iniciou esse movimento foi o russo Wassily Kandisnky.
Quais são as principais características da Idade Média?
As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
Qual a principal característica da sociedade moderna?
Principais características das sociedades modernas: Predominância: ➢Valores individualistas; ➢Perspectiva racional, científica, técnica e burocrática. ➢Sistema capitalista de produção.
Quais são as características da sociedade moderna?
As principais características da sociedade moderna seriam então: trabalho calculado em vista de uma eficácia progressivamente maior, linguagem da racionalidade científica, valores centrais do progresso e da utilidade (CANIVEZ, 1999, p. 146).
Que acontecimentos marcaram a filosofia moderna?
A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. ... Muitos autores, no entanto, consideram o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, no século XVII, e o fim é marcado pelos trabalhos de Ludwig Wittgenstein, no século XX.
Quais as três principais características da reflexão filosófica?
Dermeval Saviani, em seu livro Do senso comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui três características que se complementam. clareza, objetividade e sistemática.
Quais são as principais características da filosofia?
A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.
O que é conhecimento de acordo com a filosofia?
O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.
O que é a filosofia do conhecimento?
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
O que é a Teoria do Conhecimento para Platão?
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.
Como calcular a moda quando 2 números se repetem?
Quanto custa um Kangal no Brasil?