Quais são as principais complicações cirúrgicas?

Perguntado por: Yasmin Brito de Leal  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

A complicação geral é aquela que pode acontecer com qualquer paciente independentemente do tipo de procedimento cirúrgico, sendo as mais comuns as hemorragias, a atelectasia pulmonar, doença tromboembólica e insuficiência renal aguda.

O que é complicações operatórias?

As complicações pós-operatórias podem também ser gerais, especiais ou específicas. A complicação geral é aquela que pode acontecer com qualquer paciente, independentemente do tipo de procedimento cirúrgico como hemorragia, atelectasia pulmonar, insuficiência renal aguda e doença tromboembólica.

Quais são as principais complicações do Pós-operatório imediato?

COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS
  • Efeitos da Circulação extracorporéa. ...
  • Alterações de fluidos e balanço eletrolítico. ...
  • Diminuição do Débito cardíaco. ...
  • Alteração da Pressão Sangüínea. ...
  • Sangramento Pós-Operatório. ...
  • Tamponamento Cardíaco.

Quais as complicações mais pertinentes em POI?

As complicações, riscos e intervenções foram identificadas e assim categorizadas: hipotermia, hipoxemia, apneia; edema agudo de pul- mão, tremores, náuseas e vômitos; retenção urinária, grau de dependência de cuidados; disritmias cardíacas, complicações gerais; complicações com idosos e posicionamento cirúrgico.

Quais são as principais complicações nos pacientes em SRPA?

Complicações e Intervenções em SRPA – foram consideradas aquelas complicações mais frequentes, citadas neste período em literatura específica, isto é, dor, hipotermia, hipoxemia, náusea e vômitos, agitação/ansiedade, sangramentos, hipertensão, hipotensão, tremores e calafrios(11-12), o período de ocorrência das mesmas ...

Complicações Pós Operatórias

39 questões relacionadas encontradas

Quais as complicações de ferida operatória e explique cada uma delas?

As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.

Quais os cuidados no Pós-operatório imediato?

Manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções são boas dicas. Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

Quais são os cuidados de enfermagem no Pós-operatório imediato?

Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...

O que é o Pós-operatório imediato?

INTRODUÇÃO: O período do pós-operatório imediato, compreende as primeiras 24 horas após o término da cirurgia.

Quais são os fatores físicos que aumentam o risco operatório?

Os fatores físicos que aumentam o risco operatório são: tabagismo, desnutrição, obesidade, faixa etária elevada, hipertensão arterial e outras doenças concomitantes.

O que não pode fazer operada?

Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.

Quais os tipos de posições cirúrgicas?

  • Fowler modificada ou posição Sentada.
  • Posição de decúbito dorsal ou supina.
  • Posições laterais.
  • Posição de decúbito ventral.
  • Posição de Canivete(Kraske).
  • Posição Litotômica.
  • Posição de Trendelemburg.
  • Posição de Trendelemburg reversa.

Quais são as fases Pós-operatório?

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. . Pós-operatório imediato - Compreende as primeiras 12 ou 24 horas após o término da cirurgia. Sua real duração depende do porte ou gravidade da cirurgia e do estado em que se encontra o paciente ao seu término.

Qual a diferença entre pré-operatório mediato é imediato?

O pré-operatório divide-se em mediato e imediato, sendo o pré-operatório mediato desde o momento que se decide pela cirurgia, até um dia antes do procedimento2. O pré-operatório imediato acontece nas 24 horas anteriores ao ato anestésico-cirúrgico, momento de preparação, física e emocional do paciente e família2.

Qual a importância do cuidado no Pós-operatório imediato?

Um pós-operatório cuidadoso evitará infecções ou complicações e por isso a figura do enfermeiro é fundamental ao lado do paciente. Além disso, a presença dele tranquilizará o paciente e os familiares, deixando-os mais calmos em um momento delicado de uma cirurgia.

Quais os cuidados de enfermagem pré e Pós-operatórios?

Em casos de cirurgias grande os cuidados são mais especiais:
  1. Não ingira comida em excesso até estar eliminando flatus e/ou fezes.
  2. Sente com o auxílio de acompanhante ou da enfermeira por 20 a 30 minutos no primeiro dia após a cirurgia antes de se levantar.
  3. Caminhe devagar e com auxílio no primeiro dia até sentir segura.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais os cuidados Pré-operatórios?

Os cuidados com a alimentação devem se intensificar no período pré-operatório, afinal, o corpo vai precisar estar bem nutrido para ter uma cicatrização adequada e agilizar o processo de recuperação. Por isso, foque em uma dieta balanceada e evite o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e gordura.

Quais são os tipos de ferida operatória?

São classificadas em: Limpa: ferida cirúrgica consequente de uma cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetrado no trato digestivo, respiratório, genito-urinário e nem na cavidade orofaríngea.

Quais são os tipos de feridas cirúrgicas?

1. Causa
  • Cirúrgica: são feridas provocadas intencionalmente, mediante:
  • Incisão: quando não há perda tecidual e as bordas são geralmente fechadas por suturas.
  • Excisão: quando dá remoção de uma área da pele.
  • Punção: quando resultam de procedimentos terapêuticos diagnósticos.

Quais são as feridas operatórias?

Feridas cirúrgicas. Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.

Como funciona o Pós-operatório?

O pós-operatório é o momento após uma cirurgia e que precisa de cuidados especiais até a total reabilitação do paciente. É um momento delicado, no qual o paciente precisa muito da ajuda da equipe de enfermagem. Por isso, é fundamental que a equipe esteja pronta e atenta para as necessidades de cada paciente.

Quais as posições que o paciente pode ser posicionado?

1- POSIÇÃO SUPINA OU DECÚBITO DORSAL

O paciente fica deitado sobre o dorso, com os braços em posição e as pernas levemente afastadas, o corpo deve estar bem alinhado, e os pés não cruzados. É a posição mais anatômica para o paciente e que permite melhores condições de trabalho para o anestesista.

O que quer dizer Fowler?

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°. Nesse posicionamento, o corpo fica alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados, mais baixos que a cabeceira.

Para quais cirurgias é indicado a posição prona?

A posição prona é especificamente recomendada para pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos na parte posterior do seu corpo, ou seja, na região das costas.

Artigo anterior
Qual a função do Ministério do Desenvolvimento?
Artigo seguinte
O que causa a disbiose intestinal?