Quais são as principais citocinas?

Perguntado por: Alice Liliana Azevedo Cruz Amorim  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

As principais citocinas pró-inflamatórias são IL-1, IL-2, IL-12, IL-18, IFN-γ e TNF-α. Uma peculiaridade das citocinas é que elas podem ter ações variáveis no organismo.

Quais são as principais citocinas da inflamação?

Existem citocinas que podem ser consideradas como “inflamatórias”, pois aumentam as diferen-tes etapas da resposta imunológica: IL-1 IL-2, IL-6, IL-9, IL-12, IL-14, IL-15, IL-16, IL-17, IL-18, IL-20 TNF e IFNa.

Quais são as principais citocinas da resposta imune inata?

As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6.

São exemplos de citocinas?

Outros exemplos de citocinas são: interferons (IFN), fatores estimuladores de colônia (CSF), fatores de necrose tumoral (TNF), fatores de crescimento e quimiocinas (1-3). Os IFNs, por exemplo, agem na limitação da propagação de determinadas infecções virais.

O que são as citocinas e quais são suas propriedades gerais?

As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por células específicas do sistema imunológico. As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese. ... E quimiocinas são citocinas com atividades quimiotáticas.

Aula: Imunologia - Citocinas (1/3) - Visão Geral | Imunologia #9

42 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 características das citocinas?

Características funcionais das citocinas

Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I. Deteção de vírus pelas células NK.

Quais as características da citocinas?

As citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas extracelulares, hidrossolúveis, variando entre 8 e 30 kDa, produzidas geralmente em resposta ao estímulo antigênico e que funcionam como um mensageiro químico para regulação do sistema imune adaptativo e inato.

O que são citocinas Cite exemplos e suas ações efetoras?

As citocinas secretadas pelas células Th1 desviam a resposta imune em direção à ativação dos macrófagos, que conduz a inflamação e à resposta imune mediada por células. Isso significa uma resposta dominada por células T citotóxicas CD8 e/ou células Th1 CD4, macrófagos e outras células efetoras do sistema imune.

Quais células produzem citocinas?

As células que mais comumente produzem citocinas são: monócitos, macrófagos, mastócitos, fibroblastos, células B e T, células endoteliais, ceratinócitos, células musculares lisas, células do parênquima gastrointestinal e do estroma endometrial, além de células de neoplasias 1,2.

O que são citocinas comente como elas atuam no sistema imune?

Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

Quais citocinas atuam na resposta imune inata de forma específica contra vírus?

Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).

Quais são os receptores da imunidade inata?

Esses receptores estão presentes principalmente em macrófagos, neutrófilos e células dendríticas (DCs).

Quais as funções e como são classificadas as citocinas na resposta imune?

Citocinas podem ser classificadas de diversas maneiras: pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, de acordo com sua atividade, em qual tipo de resposta imunológica (inata ou adquirida) está envolvida ou atividade celular (interleucinas e quimiocinas) A classificação das citocinas segundo sua atividade, seria: ...

O que são citocinas Pró-inflamatórias e Anti-inflamatórias?

As citocinas anti-inflamatórias são uma série de moléculas imunorreguladoras que controlam as respostas da citocina pró-inflamatória. O papel fisiológico dessas moléculas, na inflamação, e o seu papel patológico, em estados inflamatórios sistêmicos, têm sido gradualmente reconhecidos.

Qual a relação das citocinas com o processo inflamatório?

Ou seja, em uma linguagem simples, as citocinas são moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel particularmente importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório para lidar com infecções e também para iniciar o processo de cicatrização.

O que são células Th1 e Th2?

Citocinas produzidas pelas células Th1 ativam macrófagos e participam na geração de células Tc, resultando em uma resposta imune mediada por células. Contrariamente, citocinas produzidas pelas células Th2 ajudam a ativar células B, resultando na produção de anticorpos.

O que são células apresentadoras de antígenos?

As células apresentadoras de antígenos profissionais (APCs do inglês Antigen Presenting Cells) são células do sistema imunológico que são especializadas em apresentar um antígeno para uma célula T. Os tipos principais das APCs profissionais são células dendríticas (DC), macrófagos e células B.

Quem produz TNF alfa?

TNF-α (fator de necrose tumoral): É produzido principalmente pelos macrófagos. Além de inibir e matar células tumorais, pode estimular a resposta inflamatória e outras citocinas que causam febre e combatem infecções.

Quem produz interleucina 12?

A Interleucina 12 é uma citocina secretada pelos linfócitos B, neutrófilos, células dendríticas e macrófagos após a ativação por células apresentadoras de antígenos (APC).

Quais são as principais ações das citocinas e quimiocinas?

As citocinas e quimiocinas são proteínas que se ligam a outras células que possuem receptores específicos para essas proteínas, sendo então uma forma de comunicação entre as células do sistema imune.

Qual a função das células efetoras?

As funções das células T CD4+ efetoras são recrutar e ativar os fagócitos (macrófagos e neutrófilos) e outros leucócitos que destroem os microrganismos intracelulares e alguns extracelulares, e ajudar os linfócitos B a produzir anticorpos.

Quais são as fases da resposta imune humoral?

A Resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos, que são proteínas gamaglobulinas formadas por plasmócitos (linfócitos B). ... Anticorpos são produzidos com a função principal de neutralizar e eliminar o antígeno que estimulou a sua produção.

O que diferencia o Th1 do Th2 e do Th17?

Desenvolvimento dos subtipos Th1, Th2 e Th17 As células diferenciadas se desenvolvem a partir de linfócitos T CD4+ virgens, principalmente em resposta às citocinas presentes no início das respostas imunes; a diferenciação envolve a ativação transcripcional e a modificação epigeneticas dos genes da citocina.

Quais são os 4 PAMPs?

Receptores de PAMPs
  • monócitos/macrófagos.
  • certas células dendríticas.
  • linfócitos B.

São componentes da resposta imunológica inata?

Os principais componentes da imunidade inata são:
  • Barreiras físicas e mecânicas;
  • Barreiras fisiológicas;
  • Barreiras celulares;
  • Barreira inflamatória.

Artigo anterior
Como podemos definir mão de obra direta?
Artigo seguinte
Qual é a função do corante?