Quais são as principais causas da transição demográfica indicada pela mudança na pirâmide etária brasileira?

Perguntado por: Eva Fabiana Campos Torres Ramos  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)

Fatores como o avanço da urbanização, melhorias na saúde, maior oferta de métodos contraceptivos e a presença cada vez maior da mulher no mercado de trabalho estão relacionados ao menor número de nascimentos nessa terceira etapa.

Quais as principais causas da transição demográfica?

Aceleração ou explosão demográfica

Ao contrário de outras teorias, a transição demonstra que esse processo não acontece pelo aumento das taxas de natalidade, mas sim pela diminuição da mortalidade. Isso se dá, principalmente, por meio das melhorias sociais nos campos da saúde, saneamento e outros.

Como a transição demográfica afeta a pirâmide etária de uma população?

O processo de transição demográfica tem afetado diretamente a pirâmide etária brasileira. Há alguns anos atrás, ela apresentava base larga e o topo estreito, indicando uma presença maior de jovens e crianças na população. Hoje em dia, a pirâmide apresenta um equilíbrio.

Que fatores explicam as mudanças na estrutura etária da população brasileira?

Nas últimas décadas, houve uma mudança na estrutura etária brasileira decorrente de fatores como queda das taxas de mortalidade e de natalidade, bem como elevação de expectativa de vida, provocando automaticamente um acréscimo no crescimento natural/vegetativo.

Por que o Brasil está passando por um período de transição?

O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.

Transição Demográfica - Geobrasil

22 questões relacionadas encontradas

O que é a transição demográfica brasileira?

A transição demográfica trata-se de uma mudança no comportamento da mortalidade e fecundidade de um país, o que provoca alguns efeitos principalmente na estrutura etária, gerando o envelhecimento populacional.

O que é a transição demográfica e quais são suas principais causas e consequências?

A transição demográfica é um processo caracterizado pela mudança nos padrões de crescimento de uma população e influenciado especialmente pela natalidade e pela mortalidade. A transição demográfica é uma teoria que explica o desenvolvimento de uma população.

Que mudanças podemos apontar pela mudança nas pirâmides etárias brasileiras?

A evolução da pirâmide etária do Brasil indica a redução na natalidade a partir da década de 1960, gerando redução no número de crianças e jovens. Percebe-se, também, aumento no número de idosos no país, entrando no processo de envelhecimento populacional, em função da elevação da expectativa de vida.

Quais foram as principais mudanças na pirâmide etária brasileira de 2000 para 2010?

Com 80% da população brasileira já recenseada, os dados preliminares do Censo 2010 indicam que a pirâmide etária brasileira se alterou na última década. Em 2000, as crianças de até 4 anos de idade representavam 9,64% da população brasileira, hoje são 7,17%. As de 5 a 9 eram 9,74%, percentual que caiu para 7,79%.

Quando a transição demográfica altera a estrutura etária?

Além de alterar as taxas de crescimento da população a transição demográfica acarreta uma alteração da estrutura etária, quando diminui a proporção de crianças ao mesmo tempo em que há uma elevação no percentual de idosos da população.

Como funciona a pirâmide etária?

A estrutura comum de uma pirâmide etária é composta por barras que saem de um eixo central. As barras inferiores, que estão próximas da base da pirâmide, representam a população mais jovem. Quanto mais alto no gráfico, maior a faixa etária. A variação etária registrada costuma ser dos 0 aos 80 anos.

Quais características de uma população podem ser observadas em uma pirâmide etária?

O gráfico das pirâmides etárias é formado por duas variáveis: gênero e idade. As barras horizontais desse gráfico mostram a quantidade de população absoluta por meio do gênero. Essas barras são cortadas por uma faixa vertical, que indica a idade desses grupos populacionais, respeitando justamente a divisão por gênero.

Quais são as consequências da transição demográfica?

O envelhecimento populacional é uma das consequências da transição demográfica. No Brasil, esse processo começou entre as décadas de 1940 e 1950. Atualmente se observa um declínio da taxa de crescimento populacional no país, caracterizando-se, assim, a terceira fase da transição demográfica.

O que é transição demográfica e suas consequências?

A transição demográfica é, portanto, uma transformação gigantesca na qual populações passam de regimes de baixo crescimento associado a altos níveis de natalidade e mortalidade, para baixo crescimento com baixos níveis de natalidade e mortalidade, passando por um período de rápido crescimento, quando a mortalidade cai ...

O que é transição demográfica de exemplo?

Nas gerações seguintes, as taxas de crescimento populacional caíram consideravelmente. Esse é um exemplo de transição demográfica em que houve um período de explosão do número de nascimentos, seguido por um período de estabilização demográfica.

Quantos anos tem o Brasil hoje?

Hoje se comemora os 520 anos do descobrimento do Brasil. Numa tarde de 22 de abril de 1.500, Pedro Álvares Cabral avistava o Monte Pascoal e os portugueses desembarcavam por aqui, dando início a colonização brasileira.

Como se apresenta a pirâmide etária da população brasileira?

Essas faixas se subdividem em três, a jovem com idade de 0 a 19 anos, adulta dos 20 aos 59 anos e idosa acima dos 60 anos. A pirâmide etária do Brasil é uma pirâmide transitória, chamada de pirâmide adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.

Quais são as 3 faixas Etarias?

A divisão populacional de um determinado local conforme a faixa etária, ocorre da seguinte forma: Jovens – do nascimento até aos 19 anos de idade; Adultos – corresponde à população que possui entre 20 a 59 anos de idade; Idosos ou melhor idade – pessoas que apresentam 60 anos de idade ou mais.

Qual é o fator mais importante para explicar uma considerável mudança na pirâmide etária nacional onde se reduz consideravelmente o número de jovens?

“Ao longo do tempo a base da pirâmide etária foi se estreitando devido à redução da fecundidade e dos nascimentos que ocorrem no Brasil. Essa mudança no formato da pirâmide etária passa a ser visível a partir dos anos 1990 e a pirâmide etária do Brasil perde, claramente, seu formato piramidal a partir de 2000.

O que pode ser observado nas pirâmides Etarias brasileiras ao longo do tempo?

Ao observarmos as duas pirâmides etárias, podemos fazer uma análise a respeito da evolução da população brasileira em um recorte espacial entre o ano de 2010 e uma projeção para o ano de 2060. A pirâmide de 2010 indica uma alta taxa de natalidade, visto que sua base é larga.

O que as pirâmides etárias revelam sobre a dinâmica da população brasileira?

a pirâmide I revela a realidade populacional brasileira de 1970, que se expressa por meio de baixas taxas de natalidade, bem como de fecundidade, associadas à elevação da expectativa de vida dos brasileiros.

Quais as principais causas da transição demográfica?

Aceleração ou explosão demográfica

Ao contrário de outras teorias, a transição demonstra que esse processo não acontece pelo aumento das taxas de natalidade, mas sim pela diminuição da mortalidade. Isso se dá, principalmente, por meio das melhorias sociais nos campos da saúde, saneamento e outros.

Quais as causas da transição demográfica?

Segundo este postulado, a transição demográfica se inicia com a redução da mortalidade, em função de conquistas associadas ao progresso técnico, tais como melhoria dos sistemas de saneamento (especialmente nas cidades) e o combate a doenças transmissíveis.

Qual a relação da transição demográfica com a saúde da população?

A rápida transição demográfica observada no Brasil, com o aumento da idade mediana da população, apresenta impactos importantes na saúde da população e traz, em decorrência do aumento da carga das doenças crônicas não transmissíveis, forte repercussão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Artigo anterior
Qual é o defeito do signo Touro?
Artigo seguinte
Quais são as principais exigências do eSocial?