Quais são as principais características do método socrático?

Perguntado por: Patrícia Lara Anjos  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Quais as características do método dialético socrático?

O método filosófico socrático pode ser considerado dialético por apresentar as contradições lançadas por seus interlocutores e, com base nisso, conseguir formular um conhecimento novo, uma formação de um conceito sobre determinado assunto.

Qual é o método socrático?

O modo de vida socrático era baseado na dialética. Ou seja, Sócrates buscava, por meio do diálogo, produzir uma transformação nos seus interlocutores. Mas, antes de passarmos ao método socrático, falemos um pouco da retórica dos sofistas, à qual esse método se opunha.

É uma característica do diálogo socrático?

Num Diálogo Socrático cultivam-se virtudes como o respeito, o saber ouvir, aceitar críticas às nossas posições, a aceitar o erro como natural a qualquer empreendimento humano, a aprendizagem com os outros e com as experiências do outros. Numa palavra, num verdadeiro Diálogo Socrático cultivamos a nossa humanidade.

Como funciona o diálogo socrático?

O diálogo socrático é uma técnica que se origina a partir da prática do filósofo grego Sócrates. Ele se dá por meio da realização de perguntas que visam elucidar as idéias e respostas proferidas pelo indivíduo questionado.

Método Socrático - Brasil Escola

35 questões relacionadas encontradas

O que é o método socrático?

1. Relativo a Sócrates ou à sua doutrina. 2. Diz-se do método pedagógico de perguntas e respostas e que leva o discípulo ao conhecimento do próprio erro, para a seguir o conduzir ao descobrimento da verdade.

O que é ironia e maiêutica?

Ironia e Maiêutica

A ironia no método, portanto, é o momento em que o interlocutor era interrogado. ... A maiêutica é o final do processo, quando o interlocutor, após questionar suas ideias e concepções, reconstrói seu entendimento com ideias mais complexas. Isto é, quando ele dá à luz ao novo conhecimento.

Qual a base da filosofia socrática?

O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase "Conhece-te a ti mesmo", um oráculo universal dado pelo deus Apolo na mitologia grega. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem precisa se auto analisar e reconhecer sua própria ignorância.

Qual era o método utilizado pela filosofia?

O Método que Sócrates empregava para alcançar a verdade era a chamada Maiêutica. Segundo ele, a Maiêutica era um diálogo focado em aflorar o conhecimento nas pessoas de maneira paulatina. Isto é, aos poucos ir se aproximando da verdade por meio de um diálogo lento e gradual.

O que é dialética de Sócrates?

Dialética de Sócrates

Sócrates criou um método dialético dividido em duas partes: ironia e maiêutica. Sócrates dizia que seu método dialético era como um parto, que dialética era “parir” ideias, auxiliar ao surgimento de novos conhecimentos.

O que é o método dialético?

A Metodologia Dialética baseia-se em outra concepção de homem e de conhecimento. Entende o homem como um ser ativo e de relações. De acordo com Vasconcelos (1992), a teoria dialética do conhecimento nos aponta que o conhecimento se dá basicamente em três grandes momentos: a Síncrese, a Análise e a Síntese.

Quais são os princípios do pensamento dialético?

RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.

Quais são as características do método filosófico?

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

Qual era o método utilizado pelo filósofo grego Sócrates para a busca da verdade e consequentemente da felicidade?

A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.

Qual o principal objeto de estudo de Sócrates?

Ao contrário dos pré-socráticos, que discutiam questões relacionadas à natureza, Sócrates e os socráticos apreciavam analisar questões humanas, seus valores, verdades e fundamentos.

O que é ironia e exemplos?

Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

O que é ironia na filosofia?

Ironia significa simulação. É a capacidade que permite a simulação subtil de dizer uma coisa pensando em outra. Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio.

Para que serve a ironia?

Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa.

O que é o método socrático quais são as suas etapas?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Qual a importância do método socrático?

Por que o Método Socrático é importante? Este método é importante porque nos ajuda a pensar de modo sistemático, crítico bem como desenvolve nosso raciocínio lógico, de modo que possamos usar nossa inteligência para resolver os problemas mais complexos possíveis.

O que é o período socrático?

Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.

O que é filosofia e quais são suas principais características?

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. ... Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.

Quais são as principais características de um filósofo?

O que se evidencia é que, hoje, os verdadeiros filósofos são aqueles que, fundamentados, são capazes de avaliar e dizer o contrário, de pensar diferente. Nenhum filósofo é deficiente mental, mas, quase sempre, em virtude dessa capacidade de transcender, ele é também quase sempre, pelo senso comum, chamado de louco.

Quais as três principais características da reflexão filosófica?

Dermeval Saviani, em seu livro Do senso comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui três características que se complementam. clareza, objetividade e sistemática.

Quais são as três etapas da dialética hegeliana?

Os três momentos da dialética hegeliana são: Tese, antítese e síntese. C) Tese: afirmação de um conteúdo; antíte- se: negação da tese; síntese: negação da negação ou uma nova afirmação.

Artigo anterior
Quando a dor emocional se torna dor física?
Artigo seguinte
Qual é a definição de função logarítmica?