Quais são as principais características do conhecimento?

Perguntado por: Teresa Tavares  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

O conhecimento intuitivo tem como principais características em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.

Quais são os principais características do conhecimento?

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

Quais são as principais características do conhecimento discursivo e do conhecimento intuitivo?

1) Quais são as principais características do conhecimento intuitivo? ... É voce ter o conhecimento, tecnico, geral, social, ambiental etc sobre um determinado assunto. Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos.

Quais são as principais características do conhecimento indutivo?

O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

Quais são os tipos de conhecimento?

Tipos de Conhecimento
  • Conhecimento científico. Engloba todas as informações e fatos que foram comprovados com base em um método composto por análises e testes científicos. ...
  • Conhecimento teológico (religioso) ...
  • Conhecimento empírico. ...
  • Conhecimento filosófico. ...
  • Conhecimento tácito.

SSA 2 Conhecimento filosófico - 2020 e 2019

43 questões relacionadas encontradas

O que é conhecimento e quais os tipos de conhecimento?

O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

O que é um conhecimento intuitivo?

Significado de Intuitivo

Que se obtém por intuição: conhecimento intuitivo. ... [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos. Etimologia (origem da palavra intuitivo).

Quais são as principais características do conhecimento filosófico?

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. ... Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

Qual é a diferença entre conhecimento dedutivo e conhecimento indutivo?

O raciocínio dedutivo trabalha com ([especulação]) e a indução trabalha com fatos, com a experiência. Neste a aspecto Hume se considera cético – não é possívelinferir dedutivamente, validamente, um pensamento sobre fatos, com toda certeza, porque os eventos variam ummomento a outro.

Quais são as principais características do conhecimento intuitivo?

O conhecimento intuitivo tem como principais características em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.

Qual a diferença entre intuição e o conhecimento discursivo?

Portanto, o conhecimento discursivo, ao contrário da intuição, precisa da palavra, da linguagem. Por ser mediado pelo conceito, o conhecimento discursivo é abstrato. Abstrair significa "isolar", "separar de".

O que é conhecimento intuitivo e demonstrativo?

O intuitivo tem uma evidência, não precisa demonstrar que tais ideias são verdadeiras. A própria mente percebe o acordo ou o desacordo de ideias. É um conhecimento, um pensamento mais imediato. Enquanto o conhecimento demonstrativo precisa de uma mediação, é uma relação de ideias que não é evidente, é mediado.

Quais os três elementos que supõe o conhecimento?

a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, ideia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece. Palavras-chave: Tipos de conhecimento.

Quais são as principais características do senso comum?

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.

O que caracteriza o conhecimento científico?

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

São características do conhecimento filosófico exceto?

Conhecimento filosófico. ... São características do conhecimento mítico, exceto: Sua função é resolver, num plano imaginativo, tensões, conflitos e antagonismos sociais que não tem como ser resolvidos no plano da realidade.

O que é conhecimento intuitivo filosofia?

O conhecimento intuitivo é o fundamento de todo conhecimento abstrato. Em síntese, a razão só pode produzir os conceitos abstratos a partir das intuições empíricas fornecidas pelo entendimento.

Qual a importância do conhecimento intuitivo?

A Partir da intuição a mente tem o primeiro contato com a realidade, mas a percepção, a representação, da coisa intuída só se dá pelo entendimento. O conhecimento intuitivo é apreendido pelo entendimento, onde se encontra as categorias de espaço e tempo [2].

O que é a intuição de um exemplo pessoal de um conhecimento intuitivo?

Dê um exemplo pessoal de um conhecimento intuitivo. ... A intuição é uma compreensão global e completa de uma verdade, de um objeto, de um fato. O exemplo clássico é o de Isaac Newton, que diz ter compreendido a existência da lei da gravidade ao ver uma maçã cair de uma árvore.

O que é o conhecimento para filosofia?

Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.

Quais são os dois tipos de conhecimento?

TIPOS DE CONHECIMENTOS
  • Conhecimento científico. A palavra ciência vem do latim e significa conhecimento. ...
  • Conhecimento filosófico. O conhecimento filosófico nasce a partir de reflexões que pessoas fazem sobre questões subjetivas. ...
  • Conhecimento religioso. ...
  • Conhecimento empírico.

Quais são as duas formas básicas de conhecimento segundo a filosofia?

Na "Crítica da razão pura", o filósofo alemão Immanuel Kant vê duas formas básicas do ato de conhecer. ... Em sua obra mais importante, intitulada Crítica da razão pura, ele distingue duas formas básicas do ato de conhecer: o conhecimento empírico (a posteriori) [...] e o conhecimento puro (a priori)" (livro-base, p. 67).

Qual é o conceito de conhecimento?

De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.

Qual é a importância do conhecimento?

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

Artigo anterior
O que é propaganda Cite exemplos?
Artigo seguinte
O que pode comer quando está com labirintite?