Quais são as principais características do chumbo?

Perguntado por: Sofia Alexandra Oliveira  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

O chumbo é um elemento químico de número atômico 82, massa atômica 207,2 e pertencente ao grupo 14 da tabela periódica. Ele caracteriza-se por ser um metal pesado, tóxico e maleável. Em temperatura ambiente, é encontrado no estado sólido, com coloração branco-azulada e que em contato com ar torna-se acinzentado.

Quais as principais características do chumbo?

O chumbo é um metal pesado (densidade relativa de 11,4 a 16ºC), de coloração branca-azulada, tornando-se acinzentado quando exposto ao ar. Muito macio , altamente maleável, baixa condutividade elétrica e altamente resistente à corrosão.

Qual é o principal uso do chumbo?

O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições.

Qual os componentes do chumbo?

O mineral de chumbo mais comum é o sulfeto denominado de galena (com 86,6% deste metal). Outros minerais de importância comercial são o carbonato (cerusita) e o sulfato (anglesita), que são mais raros. Geralmente é encontrado com minerais de zinco, prata e, em maior abundância, de cobre.

Qual é a origem do chumbo?

Os alquimistas achavam que o chumbo era o mais velho dos metais e associavam este metal ao planeta Saturno. A partir de 700 d.C. os alemães iniciaram a exploração deste metal, juntamente com a da prata, nas minas existentes nas montanhas de Hartz, no vale do vale do Reno e na Boêmia a partir do século XIII.

Chumbo (Pb) - Elemento 82

28 questões relacionadas encontradas

Por que o chumbo é tóxico para o organismo?

O chumbo também pode causar toxicidade devido sua habilidade de substituir cátions como o Cálcio, Magnésio, Sódio e Ferro causando distúrbios em todo o metabolismo, causando morte celular, alterando funções biológicas e processos fisiológicos como liberação de neurotransmissores, regulação enzimática, transporte iônico ...

Como é produzido o chumbo?

Para a obtenção do chumbo separa-se, em primeiro lugar, o mineral de chumbo do resto das rochas por flutuação. Em seguida, calcina-se a galena ao ar até que parte do mineral, um sulfureto, se transforme em óxido e sulfato.

Como é extraído o chumbo?

A obtenção de chumbo é feita principalmente a partir do mineral Galena, por apresentar maior concentração do elemento, por volta de 87%. Na sua obtenção é utilizado o método de Ustulação.

Por que o chumbo é usado como barreira de proteção?

O efeito de proteção contra radiação é devido ao alto peso atômico do chumbo e aos correspondentes núcleos pesados ​​contidos nele. As folhas de chumbo de espessura variável são um escudo de radiação e um absorvedor de radiação.

Onde o chumbo está presente?

Em seu estado puro, o chumbo raramente é encontrado na natureza, pois existe uma quantidade pequena dele na crosta terrestre. Quando encontrado, geralmente está na forma de composto mineral. Ele também pode ser extraído do urânio e do tório, a partir da desintegração radioativa desses radioisótopos.

Para que o alumínio é utilizado?

Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros. Embalagens como papel de alumínio, latas e outras. Em janelas, portas, divisórias, grades e outros. Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

Quais são as características do ouro?

Quando puro é um metal de cor amarela, brilhante, denso, bastante maleável e dúctil que reage com cloro e bromo, entretanto não reage com os demais elementos. Para se ter uma ideia de sua maleabilidade, com 1g de ouro é possível obter em torno de 3 km de fio.

Onde encontrar chumbo no dia a dia?

O chumbo apresenta diversos tipos de utilidades, sendo encontrado em inúmeros produtos, tais como:
  • Diversos equipamentos e utensílios em indústrias e na construção civil;
  • Munições;
  • Cosméticos e pigmentos, especialmente batons e tinturas de cabelo. ...
  • Ligas metálicas;
  • Aditivo de combustíveis.

Porque o chumbo é um metal pesado?

De modo sucinto, “o adjetivo 'pesado' é literal, resultado de esses materiais serem mais densos - isto é, seus átomos ficam mais próximos uns dos outros. Para ter uma ideia, 1 centímetro cúbico de um metal considerado leve, como o magnésio, pesa 1,7 grama. ... Em concentrações altas, porém, os mesmos metais são tóxicos”2.

Qual é o material mais pesado do mundo?

Uma equipe internacional de pesquisadores publicou um documento confirmando a existência do elemento químico de número 117, o ununséptio. Este é o metal mais pesado já criado: cada átomo pesa 40% a mais que o chumbo.

Como a pessoa se contamina com chumbo?

As vias de contaminação podem ser a inalação de fumos e poeiras (mais importante do ponto de vista ocupacional) e a ingestão. Apenas as formas organificadas do metal podem ser absorvidas via cutânea. O chumbo é bem absorvido por inalação e até 16% do chumbo ingerido por adultos pode ser absorvido.

Qual é a doença causada pelo o chumbo?

A exposição excessiva e prolongada ao chumbo pode causar doença renal progressiva e irreversível. A nefropatia por chumbo é caracterizada por uma redução gradual da função renal e é freqüentemente acompanhada por hipertensão (1, 3).

Qual o perigo de derreter chumbo?

Em temperaturas superiores a 500°C, o chumbo evapora-se produzindo a contaminação do ar nos ambientes de trabalho, por meio do chamado fumo metálico, que é uma forma de poeira muito fina. Trata-se de um dos materiais mais perigosos utilizados na indústria.

Que tipo de metal e o titânio?

O titânio é um metal de transição considerado leve. Entre outras das suas características é possível salientar a sua resistência à corrosão e o seu amplo uso na indústria. Nesse caso, o titânio demonstra sua utilidade na produção de algumas ligas, entre elas estão a de vanádio, molibdênio, entre outros.

Como identificar titânio?

O titânio puro é um metal dúctil, ou seja, fácil de se manipular e, apesar de formar uma camada de óxidos quando exposto ao ar atmosférico, esses óxidos não degradam o metal. Possui também aspecto branco, metálico e lustroso.

Onde o chumbo foi descoberto?

O chumbo foi um dos primeiros metais a ser trabalhado pelo Homem, sendo conhecido desde 3500 a.C., de acordo com descobertas arqueológicas feitas no Egipto. A peça de chumbo mais antiga que se conhece está no Museu Britânico e data de 3800 a.C..

Artigo anterior
Como colocar as janelas lado a lado?
Artigo seguinte
Quanto mais próximo ficarem as placas de um capacitor?