Quais são as principais características das ligações covalentes Cite dois exemplos?
Perguntado por: Gonçalo Flávio Sá Araújo | Última atualização: 27. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)
Na ligação covalente, os dois átomos compartilham igualmente os elétrons, não havendo processo de doação ou recebimento de elétrons entre eles. Molécula de hidrogênio (H2) é formada pelo compartilhamento de um par de elétrons entre os dois átomos.
O que é ligação covalente exemplo?
Ligação covalente simples
Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.
Qual a principal característica das ligações covalentes?
A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.
O que caracteriza as ligações covalentes?
Ligação Covalente
Também conhecida por ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.
Quais são as principais características dos compostos covalentes?
Os compostos covalentes, por sua vez, são maus condutores elétricos quando puros, e podem conduzir corrente elétrica em solução aquosa desde que se ionizem em água. Apresentam geralmente pontos de fusão e ebulição menores do que os compostos tipicamente iônicos.
Ligação Covalente - Brasil Escola
São exemplos de compostos covalentes?
Um exemplo de composto covalente é a amônia. A fórmula química da amônia é NH , e nos indica que em uma única molécula de amônia, existe um átomo de nitrogênio, e três de hidrogênio.
Quais as características das ligações químicas iônicas e covalentes?
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.
Quais os 4 tipos de ligações químicas?
- a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas;
- a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência;
- a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.
Quem faz ligação covalente?
A ligação covalente é um tipo de ligação química. As ligações covalentes são formadas pelo compartilhamento de elétrons de valência entre dois átomos. Cada átomo atinge a estabilidade quando preenche a sua camada de valência com oito elétrons. Átomos não metálicos e o hidrogênio participam das ligações covalentes.
O que e uma ligação covalente Brainly?
Resposta:A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.
Onde encontrar ligação covalente?
Um exemplo de ligação covalente é a que ocorre na molécula de água, onde ocorre a reação entre um átomo de oxigênio (O) com dois átomos de hidrogênio (H) formando uma molécula de H2O.
Como fazer ligação covalente com 3 elementos?
O número de pares de elétrons compartilhados entre dois átomos determina o tipo de ligação covalente formada entre eles. O átomo de nitrogênio pode atingir a configuração do octeto ao compartilhar três elétrons com outro átomo de nitrogênio, formando uma ligação tripla (três pares de elétrons compartilhados).
Qual e mais forte ligação iônica ou covalente?
Sabe-se que, de forma geral, as ligações covalentes são mais fortes do que as ligações iônicas. Entretanto, os compostos iônicos geralmente apresentam elevadas temperaturas de fusão, enquanto que a maioria dos compostos covalentes simples tem baixas temperaturas de fusão.
O que e uma ligação não covalente?
Uma interação não covalente difere de uma ligação covalente na medida em que não envolve o compartilhamento de elétrons, mas envolve variações mais dispersas de interações eletromagnéticas entre moléculas ou dentro de uma molécula.
Qual a ligação mais fácil de ser quebrada?
As ligações de hidrogênio são comuns, e as moléculas de água formam muitas delas. As ligações de hidrogênio individuais são fracas e facilmente quebradas, mas muitas ligações de hidrogênio juntas podem ser muito fortes.
Quais são as características das ligações iônicas covalentes e metálicas?
As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".
Quais são os três principais tipos de ligações químicas?
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
Como acontece a ligação covalente para formar uma molécula de água?
A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados.
Quando é ligação covalente?
Ligação covalente é a interação interatômica entre átomos de natureza não metálica por meio do compartilhamento de elétrons. Ligação covalente é um tipo de interação entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, ou seja, elevada tendência de receber elétrons.
Que são substâncias moleculares?
As substâncias moleculares são aquelas que se formam quando átomos se ligam por meio de ligações covalentes, originando moléculas de número determinado. Entretanto, a ligação covalente pode originar também compostos em uma estrutura de rede com um número muito grande e indeterminado de átomos, que são macromoléculas.
Como e possível prever as configurações de íons a partir da distribuição eletrônica dos átomos?
Resposta: A previsão das configurações de íons a partir da distribuição eletrônica dos átomos baseia-se nas regras de formação de íons, que envolvem a perda, ganho ou compartilhamento de elétrons para alcançar a estabilidade.
O que são substâncias moleculares Brainly?
Substâncias moleculares são aquelas que consistem em moléculas formadas por ligações covalentes, onde os átomos compartilham elétrons. Essas substâncias são caracterizadas por ligações covalentes entre seus elementos constituintes.
Qual a cor da jararaca do brejo?
Quais são as palavras ofensivas?