Quais são as principais características da flexibilização da produção?

Perguntado por: Emanuel Carlos de Simões  |  Última atualização: 7. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

É caracterizado pela flexibilização da produção, com adoção do sistema just-in-time, que produz conforme a demanda. Além disso, nota-se a ausência de estoques. Há também o emprego de tecnologia intensiva, da terceirização produtiva e de mão de obra multifuncional.

Quais são as características da produção flexível?

Quais são as principais características da flexibilização da produção? Os sistemas flexíveis de produção se destacam por uma forma de produção com elevados níveis de automação, com potencial para se ajustar a situações diferentes, conforme as mudanças nos processos industriais.

Quais as características principais da flexibilização do trabalho?

No trabalho flexível, as faltas e atrasos no trabalho são menos frequentes, já que não existem os problemas de deslocamento e cumprimento de horários, por exemplo. Além disso, é possível diminuir os gastos com transporte e alimentação para o trabalhador, assim como a diminuição de custos para as empresas.

O que é flexibilidade na produção?

A flexibilidade na linha de produção pode ser definida como um sistema de produção flexível, no qual as máquinas e equipamentos são ajustados, para atender a demandas diferentes. Em outras palavras, é um sistema de produção que não possui etapas fixas.

O que foi a flexibilização da produção?

O que é a flexibilidade na linha de produção? A flexibilidade na linha de produção está diretamente relacionada a demanda do consumidor. O que exige que as máquinas e equipamentos sejam ajustados de acordo com cada necessidade – conseguindo assim atender a diversas demandas e pedidos dos consumidores.

O que é Flexibilidade (Eng Produção)

19 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo da produção flexível?

O objetivo da produção flexível é ajustar rapidamente o volume e o mix de produtos fabricados à demanda do mercado.

Como ocorre a flexibilização dos processos de trabalho?

Como funciona a flexibilidade no trabalho

Há opções como: Carga horária flexível: o trabalhador escolhe entre um horário variável ou turno, desde que cumpra a jornada diária ou semanal. Variável: o colaborador escolhe o melhor horário de entrada e saída. Fixo variável: o colaborador opta pelo melhor turno de trabalho.

Qual é o conceito de flexibilidade?

Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.

Quais as características da administração flexível?

Dentre as características da administração flexível, destacam-se a maior autonomia do trabalhador e as relações de RH não negociadas.

Qual a importância da flexibilidade no trabalho?

A importância da flexibilidade no trabalho

A flexibilidade na rotina e condições de trabalho permite ao colaborador mais autonomia para organizar as atividades. Além do aspecto profissional, nota-se uma melhora na saúde mental e bem-estar nas pessoas que levam a vida no trabalho de forma leve.

O que é a flexibilização das relações de trabalho?

A flexibilização no direito do trabalho consiste numa ampliação na capacidade e no poder das partes envolvidas no contrato de trabalho, tanto o empregador como o empregado, em estabelecerem e definirem os parâmetros e limites que regerão as suas relações de trabalho.

Quais são as consequências da flexibilização no mundo do trabalho?

A flexibilidade no trabalho promove o respeito e a confiança entre a empresa e os colaboradores. Ao conceder certa liberdade ao time, a organização espera que todos cumpram as suas funções com responsabilidade.

Quais são os 5 tipos de sistema de produção?

  • Classificações.
  • Produção em massa.
  • Produção contínua ininterrupta.
  • Produção intermitente.
  • Produção de grandes projetos.
  • Produção Cruzada (de Schroeder)
  • Produção Enxuta.
  • Serviços profissionais.

Quais são as três formas de produção?

Tradicionalmente, classificam-se os sistemas de produção de acordo com três categorias: sistema de produção contínua, sistema de produção intermitente, e sistema de produção para grandes projetos.

Quais as vantagens e desvantagens da flexibilidade no trabalho?

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens da flexibilidade no trabalho e entenda por que tantas empresas têm adotado essa modalidade.
  • Aumento da produtividade. ...
  • Retenção de talentos. ...
  • Aumento do moral da equipe. ...
  • Falta de foco no home office. ...
  • Dificuldade para controlar horários. ...
  • Problemas de comunicação.

Quais são os três tipos de flexibilidade?

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

O que as empresas devem fazer para trazer flexibilidade na estrutura de trabalho?

5 dicas para adotar a flexibilidade no trabalho
  1. Escolha medidas que se encaixem no seu negócio. ...
  2. Conheça os seus funcionários. ...
  3. Invista em controle de ponto remoto. ...
  4. Disponibilize plataformas de gestão de atividades. ...
  5. Dedique-se à mudança da cultura organizacional.

O que é trabalho flexível exemplos?

O que é trabalho flexível

Afinal, eles têm permitido que profissionais possam trabalhar de qualquer lugar — basta ter uma boa internet e um notebook, por exemplo. Além disso, vale ressaltar que a flexibilidade no trabalho possibilita que os funcionários trabalhem na hora em que quiserem.

O que é flexibilidade e qual a sua importância?

A flexibilidade é um dos componentes relacionados à saúde e bem estar das pessoas, pois favorece maior mobilidade nas atividades diárias, reduz o risco de lesões, melhora a qualidade dos movimentos realizados e a postura.

O que é flexibilidade resposta?

A flexibilidade pode ser definida como a amplitude articular máxima em uma ou mais articulações(1) ou pela relação existente entre o comprimento e a tensão de um músculo alongado(2). O treinamento da flexibilidade propicia o aumento do comprimento da unidade músculo-tendão.

Qual é a diferença de flexibilidade?

A flexibilidade geral é observada em todos os movimentos da pessoa englobando todas as articulações, enquanto que a flexibilidade específica é referente a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações7.

Quais são os tipos de flexibilidade?

Tipos de Flexibilidade:

Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

Quais são os dois processos de flexibilização do trabalho?

Atualmente, discutem-se três propostas de flexibilização das condições de trabalho no país; a ampliação das possibilidades de negociação entre empregados e empregadores; tornar permanente o Programa de Proteção ao Emprego - PPE; e a ampliação das hipóteses de terceirização.

Quais são as vantagens do trabalho flexível?

A seguir, veja quais são esses benefícios:
  • Satisfação dos trabalhadores. Uma das maiores vantagens da escala de trabalho flexível é a satisfação dos colaboradores. ...
  • Atração e retenção de talentos. ...
  • Maior produtividade. ...
  • Reduz faltas e atrasos. ...
  • Conciliar a vida pessoal com a profissional.

Artigo anterior
Qual foi um dos principais defensores da escola integral no Brasil?
Artigo seguinte
É melhor fazer yoga em jejum?