Quais são as principais características clínicas do cisto radicular?

Perguntado por: Isaac Amaral Moura  |  Última atualização: 12. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

Características clínicas Clinicamente, o cisto radicular é geralmente assintomático e está relacionado a um dente desvitalizado. Ele é mais frequente em adultos, mas também pode se desenvolver na dentição decídua, usualmente associada aos molares inferiores.

O que é um cisto radicular?

Cistos radiculares são cistos inflamatórios localizados na região perirradicular de um dente despolpado, caracterizada pela formação de uma cavidade patológica, circundada por epitélio e uma cápsula constituída por tecido conjuntivo, encerrando em seu interior um material fluido ou semissólido 13,17.

Qual o principal diagnóstico diferencial do cisto radicular lateral?

O cisto radicular inflamatório lateral pode ser diferenciado através do teste de sensibilidade pulpar, que acusa vitalidade nos dentes associados ao cisto paradentário, visto que este último não está associado a necrose pulpar.

Quais os sintomas de cisto no dente?

O cisto dentígero normalmente é pequeno, assintomático e só é diagnosticado em exames radiográficos de rotina. No entanto, se houver aumento do tamanho pode causar sintomas como: dor, sendo indicativo de processo infeccioso; inchaço local; dormência ou formigamento; deslocamento de dentes e deformidade no rosto.

Como diagnosticar um cisto periapical?

As lesões periapicais assemelham-se na radiografia, e embora os exames de imagem sejam importantes na detecção de patologias periapicais, apresentam apenas uma hipótese de diagnóstico, juntamente com o exame clínico. Portanto, a análise histopatológica é um exame necessário para o diagnóstico de cistos radiculares.

Alívio da Dor de Dente com Drenagem Via Canal

20 questões relacionadas encontradas

Como se forma o cisto radicular?

O cisto radicular se desenvolve enquanto o quadro inflamatório crônico persiste. Na medida em que ocorre a proliferação epitelial, as células epiteliais centrais sofrem necrose por falta de nutrientes, formando uma cavidade com conteúdo fluido em seu interior.

Como diagnosticar um cisto?

Em situações em que o cisto exibe crescimento anormal e maior rigidez, existe a possibilidade de que ele evolua para um potencial tumor. A identificação dessa transformação pode ser realizada por meio de exames laboratoriais como ultrassonografia e, em determinadas situações, por meio de biópsia.

O que é um cisto periapical?

Resumo. Introdução: O cisto periapical é um cisto de natureza inflamatória que está relacionado ao ápice de um dente com necrose pulpar e corresponde à frequência de 7% a 54% das imagens periapicais. Objetivo: Relatar um caso clínico de um paciente com cisto periapical em região anterior da maxila.

Qual o tratamento para cisto periapical?

A terapêutica do cisto periapical inicia-se sempre pelo tratamento endodôntico do dente envolvido. Segue-se pelo tratamento cirúrgico de curetagem direta. A remoção parcial do epitélio cístico pode ori- ginar recidiva meses ou anos depois (BORDINI e GROSSO, 2013).

Como identificar um cisto na gengiva?

Como identificar

Na maioria dos casos, o paciente não apresenta nenhum sinal visível de alteração na estrutura dental, os cistos só apresentam sintomas quando já estão em quadros avançados, necessitando de atenção e cuidados redobrados. Em casos graves, os sintomas podem ser: Dor local. Inchaço das gengivas.

Qual a característica de imagem do cisto periodontal lateral?

Na maior parte dos casos, o cisto periodontal lateral é diagnosticado como um achado ocasional em exames radiográficos, se apresentando como uma lesão radiolúcida, bem delimitada, arredondada e unilocular.

Qual o aspecto de imagem do cisto periodontal lateral?

Seu aspecto radiográfico é o de uma rarefação óssea circunscrita, de limites definidos e corticalizados, unilocular, em contato com a região perirradicular, como nas imagens a seguir – imagem radiolúcida (radiografia panorâmica)/hipodensa (cortes tomográficos) circunscrita, unilocular, de limites definidos, ...

O que é um cisto periodontal lateral?

Introdução: O cisto periodontal lateral é um tipo de cisto odontogênico, de etiologia desconhecida, cuja prevalência na população não é frequente. Essa lesão ocorre geralmente na região de pré-molares inferiores, é assintomática e, em alguns casos, ocasiona expansão da cortical óssea.

O que causa cisto na raiz do dente?

Isso pode acontecer durante a formação dos dentes, quando os resíduos não são absorvidos pelo corpo. Contudo, o mais comum é que seja uma resposta do corpo à necrose pulpar de um dente não tratado. Sendo assim, o cisto na boca geralmente está associado a alguma inflamação ou trauma na região.

O que fazer com cisto no dente?

O especialista mais comum que devemos procurar nesse caso é o cirurgião-dentista, uma vez que esse profissional frequentemente identifica muitos tipos de cistos ao extrair os dentes do siso. Nos casos mais complicados, o tratamento começa com a redução do tamanho e a drenagem do cisto.

Quais as causas de um cisto periapical?

Os cistos periapicais são causados pela necrose da polpa dentária. Isso significa que o tecido mole sob a camada mais dura e resistente do dente perde sua vitalidade, reduzindo o suprimento de sangue, oxigênio e nutrientes. Essa condição pode levar a um cisto no ápice da raiz, a extremidade do dente dentro da gengiva.

O que é um cisto na odontologia?

O cisto no dente é um problema silencioso que pode levar à perda de dentes ou ocasionar um problema sistêmico na região bucal. Quando se localiza em um dente, o cisto é conhecido por ser uma cavidade revestida de tecido epitelial, em que há o acúmulo de um líquido com bactérias e células mortas.

Como saber se o cisto é benigno ou maligno?

A melhor maneira para fazer isso é com a biópsia, que consiste na retirada cirúrgica de uma amostra do tecido, que será submetido a um estudo em laboratório para definir se é ou não um cisto benigno.

Quando o cisto é preocupante?

Já os cistos malignos são mais frequentes após a menopausa. Os sintomas, quando ocorrem, são inespecíficos, como dor abdominal, sensação de estômago cheio mesmo que com a ingestão de pequenas quantidades de alimentos, sangramento vaginal e necessidade urgente de urinar.

O que gera um cisto?

Cisto é uma pequena bolsa, uma formação anormal de alguma região do corpo, preenchido com alguma substância líquida ou gasosa. As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário.

Qual a diferença entre cisto periapical e granuloma periapical?

Radiograficamente o granuloma é uma rarefação apical circunscrita com forma oval ou circular. O cisto apical classifica-se entre os cistos de origem dental. Quanto à localização eles podem ser apical, lateral, inter-radicular e residual. A maneira exata de formação do cisto apical é ainda desconhecida.

Quais são os cistos odontogênicos inflamatórios?

Resumo. Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.

O que é cisto gengival?

3 Cisto Gengival do Adulto - é uma lesão incomum, que provavelmente também se origina da lâmina dentária. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum após os 40 anos. Acomete principalmente região dos caninos e prémolares da mandíbula, sendo que se localiza dentro do tecido gengival e não invade o osso.

Como é feita a cirurgia de cisto na gengiva?

O procedimento é feito por meio de anestesia local, com remoção total ou parcial do cisto, dependendo do caso. Pode ser necessária sessões extra de limpeza da região do cisto, para um melhor resultado.

O que é cisto Botrioide?

O cisto odontogênico botrióide é uma lesão rara caracterizada pelo aspecto multilocular típico semelhante a um cacho de uvas. A possibilidade de essa lesão representar uma variante clínica do cisto periodontal lateral é fonte de discussão e indefinição entre diversos autores.

Artigo anterior
Porque o Fisk é forte?
Artigo seguinte
Pode congelar em embalagem de alumínio?